AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fragmentos4

OS SINOS VÃO TOCAR
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima prepara-se para viver uma das
datas mais festivas da sua vida comunitária: a celebração das Bodas de Prata
Sacerdotais do seu pároco, P.e Artur Rodrigues Coutinho. Vai acontecer em Julho.
Um programa diversificado de acções, que irão certamente concitar a atenção de
paroquianos e amigos do pároco e das suas obras, está a receber os últimos
retoques, esperando-se para breve a sua publicação.
As comemorações concentram-se na semana de 5 a 12 de Julho. Abrirão
com uma conferência centrada na temática da pastoral social da Igreja para os
tempos de hoje. No dia 7, segunda-feira, terá lugar a inauguração de uma exposição
retrospectiva dos vinte e cinco anos de vida sacerdotal do senhor Padre Artur
Coutinho, decorrendo também no mesmo dia o lançamento do último livro da sua
autoria, “Mosaicos da Serra d’Arga”, onde se registam, sistematizam e desenvolvem
diversos materiais recolhidos ao longo de anos de contacto do autor com as
riquezas e os mistérios da Serra d’Arga.
O dia 9, aniversário da ordenação sacerdotal, será assinalado com uma
Eucaristia de acção de graças na Igreja Paroquial, ao fim da tarde. Uma sessão
solene com a presença das autoridades civis e religiosas preencherá o serão do dia
11, contando com a presença do célebre cantor de temas religiosos, Frei Hermano
da Câmara, que desta vez vem a Viana não propriamente para cantar, mas para um
testemunho sobre “A Vocação para a Santidade no Limiar do Terceiro Milénio”.
As comemorações conhecerão o seu ponto culminante na tarde do dia 12,
sábado, com uma Eucaristia Solene presidida pelo senhor Bispo da Diocese,
seguida de um jantar-convívio no refeitório dos Estaleiros Navais de Viana do
Castelo. A animação está a cargo dos utentes das obras da Paróquia, contando-se
ainda com a participação de agrupamentos de Viana que dessa forma manifestarão,
ao homenageado, o seu apreço e reconhecimento pela acção desenvolvida em favor
da cidade.
In “Paróquia Nova”, Maio de 1997
BODAS DE PRATA SACERDOTAIS
P.e Artur Rodrigues Coutinho
A comissão Fabriqueira da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima saúda
calorosamente o seu Presidente, Senhor Padre Artur Rodrigues Coutinho, pela
celebração das suas Bodas de Prata Sacerdotais.
Une-se, em espírito, a toda a Comunidade Paroquial em atitude de acção de
graças pela dádiva do seu Pároco, de cuja dedicação e zelo apostólico tem
beneficiado ao longo dos 19 anos da sua presença nesta Comunidade, e eleVa a
Jesus Cristo, Sumo Sacerdote, as suas preces para que Ele continue a ser fonte de
Vida, de Fortaleza e de Inspiração.
Manifesta-lhe toda a sua solidariedade e determinação para colaborar na
superação dos futuros combates que o desenvolvimento espiritual, humano e social
venham a exigir da Comunidade.
Viana do Castelo, 9 de Julho de 1997
A Comissão Fabriqueira
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA
Como representante da comunidade concelhia e como cidadão Vianense,
tenho de exprimir o meu desgosto por não poder estar presente nesta cerimónia de
justa homenagem ao Senhor Padre Artur Coutinho, cuja notável obra apostólica,
assistencial e cultural merece o respeito, a admiração e a gratidão de todos os
vianenses.
Uma inadiável missão de representação de Viana do Castelo junto de
cidades brasileiras, fundadas por ilustres Vianenses, impede-me de cumprir a grata
e honrosa obrigação de participar nesta homenagem a um Vianense que a cidade
tanto estima e admira.
Substituo, por isso, a minha presença física por esta mensagem onde deixo
expressa a minha admiração pela personalidade e pela obra do ilustre pároco de
Nossa Senhora de Fátima.
A simplicidade e singeleza de carácter dotam o Senhor P.e Coutinho de um
trato fácil e afável, que tem o condão de atrair as pessoas às suas causas e
objectivos que sempre visam a solidariedade com os mais pobres e carenciados,
com os marginalizados, com todos aqueles que, por qualquer motivo, necessitam de
apoio, conforto ou de uma mão amiga que os ajude a sair de situações de angústia
ou de precaridade.
Os breçários, os infantários, os jardins de infância, as salas de ocupação dos
tempos livres, as salas de leitura, as bibliotecas, as cantinas para estudantes e
idosos, o lar para a terceira idade, as obras de apoio às vítimas da droga e do
alcoolismo, os acampamentos para a juventude, as viagens ao estrangeiro com
pensionistas e reformados, formam um conjunto de iniciativas que põem em relevo o
espírito solidário e humanista do actual responsável espiritual da paróquia urbana de
Nossa Senhora de Fátima.
E, apesar desta intensa actividade humanitária e altruísta, além da
apostólica, o Senhor Pe. Coutinho ainda encontra tempo para se dedicar a estudos e
recolhas de carácter etnográfico, arqueológico e histórico das paróquias onde tem
trabalhado.
É, por isso, muito justa esta homenagem a que a Câmara Municipal se quis
oficialmente associar, atribuindo-lhe, por unanimidade, o título de «Cidadão de
Mérito» de Viana do Castelo, distinção que a sua brilhante e abundante folha de
serviços à comunidade justifica plenamente.
É também, por isso que, embora já o tenha informado pessoalmente, quero
dar aqui notícia pública que a Câmara Municipal já negociou o terreno para o Centro
Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, um projecto que lhe é tão querido e pelo
qual tanto tem lutado.
Senhor P.e Coutinho, receba as minhas felicitações institucionais e um
abraço pessoal, expressão da minha consideração e amizade que me fazem
desejar-lhe êxitos ainda maiores para as suas iniciativas e projectos futuros.
O Presidente da Câmara
Defensor Oliveira Moura
ORAÇÃO DOS 25 ANOS DE SACERDÓCIO
Obrigado Senhor,
Pelos pais, irmãos, familiares, amigos,
e conterrâneos que me deste...
onde pude nascer e crescer...
Obrigado pela Escola,
Seminários, professores,
sacerdotes, e colegas
que puseste no meu caminho...
onde aprendi a correr para Ti...
Obrigado pela Legião de Maria
que no Seminário me proporcionou
o contacto com o mundo
e a pastoral da juventude...
e me ajudou a decidir mais depressa...
Obrigado pelo Abade de Balazar
e pela gente da sua comunidade
onde saboreei a visita aos doentes
e abri os olhos para realidades pastorais...
Obrigado pelos jovens da Casa dos Rapazes
onde me habituei a compreender
que há comunidades diferentes...
e tem de haver um lugar para todos...
Obrigado pelas gentes de Argas e Dem
onde experimentei os primeiros voos
pastorais, como pároco...
onde saboreei o que é ser pároco
em terras onde os paroquianos são bons
e generosos em partilha de amor e de misericórdia...
Obrigado por todos os que habitam a Paróquia de N.ª Sr.ª de Fátima,
motivo dos meus anseios, preocupações...
por quem, neste momento, me entrego noite e dia
com aqueles que, sem olhar aos seus próprios interesses,
me dão a mão na busca duma comunidade viva, comprometida...
onde reine a partilha, o perdão e a festa!
Obrigado pelos velhinhos que amo como se meus avós fossem;
Pelos que não têm olhos para ver o que eu vejo;
pernas para andar o que eu ando,
cabeça para pensar com a mesma força que eu penso;
Pelos abandonados e/ou maltratados
para que no meu coração haja sempre lugar para mais um;
Pelas crianças, pelos adolescentes e os jovens
para que seja sempre para eles a luz do teu sacerdócio...
Pelos casais jovens e por todos os que se encontram ao meu lado
nas obras e movimentos, a lutar pelo crescimento desta família.
Por todos os que trabalham comigo
para que não registem as minhas fraquezas...
Senhor, sabes que não esqueço o meu Pai
e o que me consola é acreditar que está contigo.
Recordo a vida que vivia com muita coragem, entusiasmo e animação
e as avé-marias do rosário que balbuciava quando à noite o ia ver à cama...
Com ele estão os meus avós, os bisavós que conheci,
a Maria que me estimava como minha mãe,
os meus amigos e paroquianos que assisti na doença e na morte...
Todos continuam vivos no meu coração
e, por eles, Te peço Senhor,
mais coragem para viver...
mais entusiasmo para me entregar...
mais amor para dar...
OS SINOS TOCARAM
BODAS DE PRATA DO P.E ARTUR COUTINHO
A comunidade paroquial acaba de viver um dos seus momentos altos com a
celebração das Bodas de Prata da Ordenação Sacerdotal do seu Pároco Artur
Coutinho.
Como este jornal tinha vindo a anunciar, os sinos tocaram festivamente, na
torre da igreja e por dentro de cada um. A demonstrá-lo esteve a elevada e digna
participação de amplos sectores desta comunidade nos diferentes actos do
programa, que se traduziram na justa homenagem de reconhecimento e
congratulação pela obra realizada pelo Padre Coutinho.
A presença de pessoas provenientes de outras freguesias da cidade, da Serra
d’Arga, Mazarefes e outros locais do país foram suficientemente elucidativos de
quanto a figura e a obra do pároco de Nossa Senhora de Fátima são conhecidas e
apreciadas.
A associação das autoridades, representadas ao mais alto nível, significou
também o reconhecimento da sociedade civil pela acção desenvolvida sob a
iniciativa e o impulso do homenageado, no campo da solidariedade social e da
promoção e dignificação do Homem. Daí a atribuição justa e oportuna da Câmara
Municipal, ao cidadão que muito honra a sua terra, da Medalha de Cidadão de
Mérito de Viana do Castelo.
Serviram ainda estas festividades para a concretização de um velho sonho da
Paróquia e do seu pároco: o anúncio pela representante do Presidente da Câmara,
da concessão do terreno para a construção do Centro Social e Paroquial de Nossa
Senhora de Fátima, na Abelheira. Esperemos que nos termos em que tal anúncio foi
feito, não haja mais lugar à hesitação e ao recuo. Que para trás fiquem de vez
afastadas as indefinições e os retrocessos. A salva de palmas com que a assistência
acolheu aquela notícia, foi reveladora da sua satisfação pelas diligências
desenvolvidas pelo actual executivo municipal, que assim vem trazer um remate feliz
a quase duas décadas de esforços e perplexidades por parte do pároco e seus
colaboradores.
Com este presente de festa, um novo desafio se coloca agora à Paróquia de
Nossa Senhora de Fátima: pôr de pé a obra há tantos anos reclamada (o que só
será possível com o esforço e a colaboração de todos).
A dimensão e a qualidade pretendidas pelos actos comemorativos que agora
encerram, só foram possíveis pelo trabalho e generosa colaboração de muitos
paroquianos que integram a organização ou que de forma silenciosa, mas activa e
empenhada, se prestaram à execução das mais diversas tarefas, imprescindíveis ao
êxito das pequenas e das grandes obras. A todos o nosso reconhecimento e apreço.
Também aqui desejaríamos deixar o nosso agradecimentos pelos apoios
recebidos das mais diversas proveniências: Governo Civil, serviços da Câmara
Municipal, empresas e particulares. A sua colaboração ajudou a organização a
reunir os meios económicos e logísticos para a concretização das acções realizadas.
A Comissão Organizadora
In “Paróquia Nova”, Julho de 1997
NO RESCALDO DAS MINHAS BODAS DE PRATA
“Os sinos vão tocar” foi um mote, neste jornal, de vários meses e que dizia
alguma coisa onde se vislumbrava uma grande festa.
O programa concretizou pormenores e todos ficaram mais esclarecidos, pelo
menos eu.
Agora que “Os sinos tocaram” e houve festa, não posso deixar de me
pronunciar sobre ela para os nossos estimados leitores.
Nunca desejei uma festa desta envergadura. A Comissão Organizadora
quando me pediu a anuência para que aceitasse a festa, mesmo sabendo que meu
pai tinha falecido a menos de um ano e a minha empregada em Maio de 1996, não
me disse o que ia ser feito.
Festa e mais festa com muita gente a participar em todos os actos do
programa... Mensagens e mais mensagens de todo o país e do estrangeiro...
discursos e mais discursos a elogiar, sem motivos para isso, a minha pessoa...
Momentos de grande tensão, muita emoção a exigir grande capacidade para
resistir... Tudo parecia um sonho que desejei que acabasse o mais rápido possível.
Não trabalhei, nestes 25 anos, para me fazerem esta festa. No entanto,
reuniram-se vontades e ela foi feita mesmo sem grande mérito meu, pois se alguma
coisa fiz é porque o devia ter feito, e se alguma coisa fiz com mérito, ainda que
eivado de “ineditismo” e de “risco”, é porque uma causa impulsiona a minha vida – a
causa de Jesus Cristo. Por esta causa vale a pena trabalhar, até correr riscos e
ultrapassar, às vezes, as regras dos Homens e que só o amor é capaz de
compreender.
Vale a pena ser padre para melhor servir esta causa, a causa de Jesus Cristo,
fundamento e razão do nosso trabalho para os outros, para a comunidade...
Nesta perspectiva comunitária, de família que formamos a partir do ideal que
vivemos, eu, como sacerdote em exercício há 25 anos, aceitei a festa de Acção de
Graças a Deus pelos benefícios que, porventura através deste sacerdote, chegaram
à comunidade.
Agradeço aos amigos da Comissão Organizadora, a todos aqueles que se
associaram à iniciativa, desde os que anonimamente participaram nos diversos
actos, até aos que deram o nome e apoio económico, às autoridades civis, militares
e religiosas, à Câmara Municipal pelo título com que me distinguiu e pela
disponibilidade do terreno para a construção do Centro Paroquial (não é Centro
Social mas só Paroquial, pois aparece às vezes Social e não o é) com a nova igreja
integrada.
Muito obrigado.
A. Coutinho
In “Paróquia Nova », Agosto de 1997

Sem comentários: