AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DE OYA (OIÃ) A POIO

Do OYA ao POIO
A propósito de oia e de oio veio-me a mente que oio aparece muitas vezes. O “sufixo?” oio é interessante e não faz parte de um grande grupo de palavras segundo o Dicionário da Mordebe, mas o texto seguinte diz tudo; é preciso compreendê-lo.
Ao som do aboio o oio do moio para chegar pelo arroio ao coio com o apoio do saloio, ou também se diga maloio ou tamoio, não foi longe por causa do joio e do marroio.
O oio por causa do xoio perdeu o comboio, mas quem sabe se foi por ser zanoio, eu sei lá… um zarolho.
Oio, oió, óio, poio. Oia, ai-lá-ri-lo-lela...Cóiro, Coiros, coisos, coisas. Oia deve ter a ver com oiça, opia, opio, pia, ia, opa, piano, Omã, guardiã, guardai, guarida, orago, orado, trago, ui, iança (hebraico), árvore frondosa, oiro, ouro, ohio, oito, móis, mo-ia, mia, mói, sabia, nona, nora, noiva, no-ia, alhado, oleado, olhado, afiado, foliado, caifira, friá, fiá, boiá, cantora, canto-ar, cantor, cantar, obvio, oiadê, ieu, erô, segundo oyá uma deusa do rio Níger, o maior rio africano (in que tem um delta com 9 braços), eró, oiré, boa, boar, e mais esta expressão indígena brasileira “oia preu sôooo...”
Existe ainda o Poio, poha, poiar, poioca, poioares, poiares!...
O coio foi das primeiras terminologias a significar casa, pode-se falar deste sufixo português oio, como apoio, saloio, joio, moio o que simplesmente pode significar fraqueza com necessidade de apoio (ajuda de alguérm), de saloio como daquele que não era da urbe, mas do arrabalde, subúrbio, fora de muros (extra-muros), o rude, inculto, o habitante do campo, grosseiro; zaroilho, só com um olho ou só vê de um; moio, uma medida superior a um carrro de pão que, quando era criança, correspondia cada carro a 40 rasas de milho; o joio é uma planta silvestre e sem valor que degrada as boas plantas.
Assim como o ditongo oi, e o ou, há uma troca popular de i por u e de u por i. Aqui houve em muitas palavras de origem árabe por ao passarem para português o “r” transformou-se em “i”.
Também oi apareceu noutros tempos como apelido em três países: Portugal, Itália e Alemanha.
Oi, oi, oh, oih até parece com o fim de linha. Acabou quem puder diga mais...ou explique melhor.
A capital da região Oio na da Guiné-Bissau é Farim.
Oya era a divindade das tempestades e dos ventos, o deus do rio Niger, rio Oya.
Este deus Oya, o mesmo que oxalá na fé, o amor como o oxum ou olorum igual a deus, crenças africanas e levadas para o Brasil. Oya quer dizer força, “saúde”.
Oi com ohmômetro hoje como um aparelho para medir a resistência eléctrica chamado também ohmímetro.
Oiá o mesmo que oiacá, oiamalita, oiampuim, oiara.
Ois da Ribeira é préromânico, em Espanha, aparece: oix e oiz.
Oia deu euê-ô, lii-a, esti-an-il; é uma etimologia incerta e muito antiga como topónimo a significar saúde. Em Cuba existem cerca de 40 topónimos oya.
O poio é um monte, um oio pode ser um esconderijo de um vagabundo um criminoso; o poio popularmente é um monte de excrementos, o coió é um peixe cilíndrico, oió ou oi-oh. Há região oio na Guiné antiga colónia portuguesa, uma região montanhosa e com um rio. Coró é sinónimo de coio e coio também significa casa. Goa antiga colónia portuguesa com topónimos coios e coios. Oga daria Goa e oga não significa casa?
Depois há outras palavras formadas por este ditongo: saloio, apoio, ap+oio= subir, ajudar a levantar, dar a mão ou servir de ajuda a alguém e saloio sal+oio = pouco polido, sujo, com uma configuração de poio no sentido popular. No Brasil houve uma reacção oio; zóio ligados a música, dança e artes “rascas” oipô significa que a humanidade muitas vezes é doentia, é burra, emburrece.
O poio é topónimo e apelido.
Queda do rio Póio, em Cerva. Trata-se de um rio com muitas cascatas, a mais alta é de 400 metros e de difícil escalada. Há uma Associação Adripóio com sede na Cerva, em Ribeira da Pena. Tem havido alguns acidentes para os mais arrojados ou distraídos É uma zona horrivelmente bela de tentação para jovens e não só...
O poio é uma palavra que significa monte, mas popularmente ela quer dizer dejectos de animais e humanos.A poia é uma espécie de maquia de pão,bolo,farinha,azeite; mas também como vem de poio tem do mesmo modo um sentido popular...
A povoação de Poio que conheço e que fica mais próximo de nós está a cerca de 30Km de Ourense, onde se pode visitar um grande mosteiro cisterciense com uma Igreja muito harmoniosa, e singular em alguns aspectos da sua arquitectura.
No entanto topónimos Poios há-os por imensas povoações portuguesas, como lugares, silios, regiões, como, do mesmo modo acontece na Europa.
Há também este topónimo na América, na Asia e Africa.
Ora quando o poio é tomado no sentido popular às vezes, há quem brinque com esta história: poio grande poio pequeno, poio de mulher ou poio de homem, será poio ou poia.
Conta-se que um dia numa discussão para advinhar se o Poio será de homem ou de mulher, alguém respondeu este, este…é de mulher, então tu não sabes que mijado sobre c... é de mulher e não de homem.
"Qual nasceu primeiro Vale do Poio ou Poio Velho?"
Também há roio, sem roer as unhas, mas roio é também topónimo, este em espanhol que vem de um antropónimo, talvez de origem judaica. P.C.

Sem comentários: