AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 31 de maio de 2016

Padre José Pereira Pinto, de Mazarefes

Padre José Perteira Pinto, de Mazarefes. Paroquiou Vila Fria. Era da família dos Pintos e Galhofas



IMAGENS DA MEMÓRIA DO CORAÇÃO








Padre António Quiesado


Padre António Quiesado, natural de Perre. Foi pároco de Vila Franca e foi ele que me baptizou em 12 de Janeiro de 1947, em Mazarefes. Era um bom sacerdote e disso dão testemunho todos os de Vila Franca. Era um grande especialistaVinhos e confecção de pratos. num sínodo de Bipos numa semana, de segunda a sexta-feira serviu 37 pratos diferentes.





Pai do Dr. Paula Santos da Casa de Saúde de Viana

Pai do Dr. Paula Santos que fundou a Casa de Saúde, conhcida pela "Casa de Saúde Paula Santos" a primeira privada com cirurgia que conheça...

Santo Aginha ou Sant´ Oginha

SANTÓ(A)GINHA- Correcção
Santo Aginha ou Sant´ Oginha
Popularmente estão os dois bem, mas, de facto, é Santo Aginha, isto é, “santo feito à pressa” para alguns autores. Este seria o seu nome de baptismo, ou foi-lhe posto depois?
Qual a razão? Era um ladrão, salteador na montanha nos caminhos de Santiago e ligação de P. Lima para Caminha. Este Aginha, um dia, quis roubar um frade beneditino e o frade converteu-o. Ele confessou—se ao frade e recebeu como penitência: dar a mão, na serra, a alguém que precisasse. Logo de seguida num caminho onde hoje é o centro de Arga de S. João, naquele tempo, junto à freg. de Santa Maria de Felgueiras onde existe restos duma igreja de que eu fiz levantamento e que deixou de existir e se integrar na de Arga de S. João, apareceu um carreteiro com uma pipa de vinho e os bois não puxaram na calçada e o Aginha logo correu a meter o ombro à trazeira do carro. Fez isso por penitência e o homem do carro que já o conhecia julgando que o ia assaltar matou-o. De facto o povo o aclamou depressa como santo.
O nome dele era Aginha e o povo simpilifica e diz Santó(a)ginha.
No missal bracarense tinha o seu dia litúrgico em 14 de Fevereiro. Constou,pois, do santoral do rito bracarense e o pvo dizia ser o padroeiro dos ladrôes.
A sua canonização foi apenas popular e a sua imagem é venerada na Igreja Paroquial de Arga de S. João.