AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 30 de novembro de 2019

José Gonçalves Barreto VS Adelina de Carvalho de Matos

José Gonçalves Barreto VS Adelina de Carvalho de Matos
O José Gonçalves Barreto, filho de António Gonçalves Barreto, ferreiro no lugar da Regadia, freguesia de Mazarefes, e de Maria Vieira Lopes, também da Regadia, lavador de Carros, numa Oficina da Rua de Aveiro, onde é agora o Pingo Doce casou com Adelina de Carvalho de Matos, filha de Francisco Moreira de Matos, da Casa dos Cirurgiões e de Adelaide Alves de Carvalho, da família dos Carvalhos da Banda do Carvalho de Mazarefes, do Rio do Ribeiro, lavadeira, jornaleira e mãe de 10 filhos: Laurinda, casada em França com Jacques, sem filhos; José de Carvalho Barreto, soldador, casado com a Rosa Ferreira Costa Barreto e pai de três filhos e avô de 5 netos; Manuel, casado com Rosa da Conceição Carvalho de Torre Barreto, pai de 3 filhos e avô de 2 netos; Jorge, já falecido no Canadá e casado com Conceição de Freitas Lima, deixou uma filha casada com um italiano e 3 netos; Irene, casada com Adriano de Sá Gonçalves, mãe de 3 filhos e avó de 6 netos; Laura, casada com Constantino de Sousa Carvalho, primo, neto do Mestre da Banda de Mazarefes e sem filhos; Arminda, casada com Manuel de Jesus Dias e com dois filhos; Maria, casada com José Rodrigues Portela, com 2 filhos e 4 netos; Teresa, solteira e sem geração; Maria Cecília, casada com José Manuel Barreto Castelo, mãe de filhos. Sendo avô de 17 netos e 20 bisnetos, mas esperam-se mais bisnetos.
Estes pais, do pouco que tinham, ( ainda conseguiam partilhar) com os pobres. Vi eu, muitas vezes, a tia “Adelina troca”, (alcunha do marido) a dar aos pobres que andavam de saco às costas a abrir o seu lencinho e do canto do lenço tirar das moedas que tinha para partilhar com o outro. Esta senhora sempre foi para mim uma referência pela sua dedicação aos outros, sempre a trabalhar… Um dia encontrei-a, nos restos da vida dela, a trabalhar numa leira junto à casa do carpinteiro Simplício, juntos aos Calistos, já com idade quase nonagenária. O marido sempre o reconheci como uma pessoa de trabalho. Fora da hora de trabalho ajudava o ferreiro Pinto numa oficina que hoje só tem o espaço, (destinado a uma rotunda?), no entroncamento da estrada de Viana a Barroselas com a ligação com a estrada de Darque a Ponte de Lima, conhecida pela estrada das Boas Novas (por passar pela Capela de Nª Sª das Boas Novas) e centro da freguesia, muito sofredor das vias respiratórias devido às humidades, mas também o cigarrinho não o ajudava nada, talvez, por isso, tenha falecido cedo aos 58 anos, em 1968, pois tinha nascido em 1910. Deixou a Adelina Carvalho, mãe de seus filhos ainda com muitos encargos para educar tantos filhos, o que fez com eficácia, à custa de muito trabalho e bom exemplo e com a ajuda dos filhos mais velhos.
Apesar de tudo educaram 10 filhos para a sociedade, dando-lhes tudo o que podiam para que fossem, na vida, pessoas dignas de honra como o foram e procuram transmitir isso aos netos e bisnetos.
A “ Tia Adelina”, viúva, trabalhou até ao fim entregando a sua alma a Deus em 2012, quase a um mês de fazer noventa anos, nascida em 1912, depois de 44 anos do seu marido. Agora, no Céu, ambos gozam o sono dos justos, na eternidade de Deus Pai.

Sem comentários: