AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Filantropia versos Caridade





Filantropia versos Caridade
A Caridade cristã não é simples filantropia “porque o cristão é sacerdote, profeta e rei. Como tal, ele vê os outros com os próprios olhos de Jesus”.
Por outro lado, procura ver Jesus no rosto dos pobres.
Filantropia é uma palavra composta de origem grega. Significa amigo do Homem, da humanidade.
A Caridade tem a ver com Amor, não um Amor qualquer, mas um Amor que vem de Deus. Tudo o que é feito de bem ao outro é motivado pela fé num Ser transcendente, Absoluto a quem aderimos pessoalmente.
Por isso, os não crentes chamam à caridade filantropia, mas a caridade fica e a filantropia passa. Vemos isso em muitas coisas que nasceram ao longo dos séculos por motivos filantrópicos e já não existem. A Caridade jamais será Stop, mas um caminho que se vai fazendo. “A caridade começa por casa”. Se em casa não existir um amor oblativo, muito menos existirá fora de casa. Jesus pediu que nos amássemos uns aos outros, como Ele nos amou. É este o mandato divino que não pode ficar pela filantropia. Foi um acto de Amor.
O exemplo de Cristo não foi um outro filantrópico, foi mais longe.
Há gente que faz muito bem aos outros e não é cristã. É muito bom, mas ~´e apenas um acto humanitário.
Nós temos de deixar a nossa marca própria. Quem faz hoje e sempre sem se cansar, e caminha no sentido do Bem, seguindo uma Luz, uma Estrela que ilumina, tudo realiza em nome de Deus Pai.
Isso pode partir de um coração cheio de misericórdia, de bondade, amando a todos depois de Amar a Deus sobre todas as coisas.
A Caridade é uma virtude teologal e Jesus Cristo dez dela o vínculo e fundamento dos que Amam a Deus.
S. Paulo disse que a maior das virtudes é o Amor, (a Caridade).
Diz o Papa Francisco: “a Caridade é sempre a via mestra do caminho da fé, da perfeição da fé. No entanto é necessário que as obras de solidariedade que fazemos não nos distraiam do contacto com o Senhor”, na oração pessoal e comunitária. Um Amor assim, só um crente o pode entender…






 

Sem comentários: