AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Os sinos da minha terra


Os sinos da minha terra
Não é para lembrar os “sinos da minha Aldeia” de Almeida Garrete e como ele escreveria hoje dos mesmos sinos da sua aldeia!...Bem como outros autores de nomeada da nossa literatura.

Havia os sinos da Igreja de S. Nicolau de Mazarefes, padroeiro da Paróquia de Mazarefes, minha terra natal, por isso eram esses que mandavam. Para além desses havia e ainda há os sinos da Capela da Senhora das Boas Novas.
Naquele tempo os sinos ouviam-se mais longe e tinham fins religiosos e civis.
Assim se um toque de um só sino com o badalo a bater desordenadamente e sem jeito e rápido, era sinal de que havia algum perigo, um incêndio ou uma chamada para arranjar algum caminho, limpar, etc.
As pessoas, quando se tratava de fogo, todas largavam tudo e com baldes e outros instrumentos corriam até ao local para salvar uma casa, uma fábrica, para cada um passar baldes de água de mão em mão para atirar ao fogo.
Às vezes quando os bombeiros chegavam já o fogo estava apagado.
Quando se tratava de arranjar caminhos lá tocava o sino para lembrar o que tinha sido anunciado e punham a enxada às costas… lá iam todos os que podiam e ainda solidariamente se resolviam problemas de terra em que toda a gente se conhecia.
Numa manhã ou numa tarde ficava um caminho limpo e próprio para passar.
A parte religiosa era o toque dos sinos para lembrar a hora da missa, pois nem todos tinham relógio e antes de começar davam 3 badaladas no sino.
No entanto, foi resolvido acabar com as 3 badaladas porque os ladrões já sabiam que a missa tinha começado e andavam mais à vontade…
Repicavam os sinos de festa para anunciar baptizados e casamentos ou de funerais de anjinhos.
Também tocavam tristemente para anunciar uma morte, um falecimento e tocavam várias vezes durante o dia…
Ao meio-dia voltava a tocar para a oração dos Angelus. Era o toque do meio-dia. As pessoas, quase sempre, estavam a trabalhar e descobriam a cabeça, faziam silêncio e rezavam. Os não rezassem faziam silêncio em respeito aos outros.

V.O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…
V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Quando não sabiam esta oração do Angelus, rezavam-se fórmulas como o Pai Nosso, Avé Maria ou Glória.
À noite voltava a tocar para anunciar que a noite tinha chegado e rezava-se a oração à Santíssima Trindade.

Santíssima Trindade,
Pai, Filho e Espírito Santo,
adoro-vos profundamente
e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue,
Alma e Divindade de Jesus Cristo,
presente em todos os sacrários da terra,
em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças
com que Ele mesmo é ofendido.
E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração
e do Coração Imaculado de Maria,
peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Amém.

Havia a superstição de que a partir dessa hora as crianças só podiam estar dentro de casa ou se saíssem só o faziam ao colo do pai. Era a ideia do ar da noite, do escuro, onde apareciam os lobisomens, as procissões de defuntos, as almas penadas.
Os sinos da minha terra, como das outras, ouviam-se longe pois bem alto estavam, na sineira da alta torre, mas agora não são só eles que estão altos como há outras coisas mais altas, barreiras, meio ambiente poluído de poeiras, de tudo e de muito barulho.
No meu tempo de criança, às vezes, chamava-se alguém quase a um quilómetro com um grito acabado em Chilii… Do Monte para a Regadia ou da Regadia para algumas zonas do Monte. Acontecia em Mazarefes.
Hoje é impossível porque o meio ambiente nos sufoca a todos e nos traz doenças auditivas, respiratórias, visuais, etc…O ambiente contaminado de lixo eliminará a nossa vida na Terra.
Defenda o meio ambiente, obedeça às orientações do uso plástico e de tudo o que é lixo porque lixo sobre lixo não é luxo, embora eu saiba de alguém que é capaz de transformar lixo em luxo, mas é só um caso que conheço, ele é capaz de transformar o lixo em luxo, mas apenas algum lixo. Pcoutinho

Sem comentários: