AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 8 de dezembro de 2019

MENS SANA IN CORPORE SANO

MENS SANA IN CORPORE SANO

“Alma sã em Corpo são”. É um dito antigo.
É um dever nosso tratar da saúde. No tratar da saúde do corpo, em consequência, tratar da alma. Queremos saúde para o corpo e para a alma. Queremos um corpo belo, mas ao mesmo tempo devemos querer a beleza da nossa alma.
Um corpo belo e sem alma é como um cadáver ambulante que repele e faz parte dos mortos e não dos vivos. Há quem pense o contrário. Eles vivos ainda não chegam à vida, aquela que para nós está
 preparada pelo nosso Deus, ser absoluto e transcendente que será eternamente feliz.
Para ser assim, é necessário tratar do corpo e do espírito que anima o corpo e lhe dá mais beleza, como parte de um todo. “Sou eu”.
Sou nobre se tratar da nobreza das duas coisas como se fosse uma só. Em todas as religiões é assim. Para mim, Cristo veio dar-nos essa alegria e, por isso S Paulo aconselha a Timóteo: não bebas vinho que te faz mal ao estômago; pois Timóteo era sofredor do estômago”.
Aí está uma máxima que valeu na altura e vale agora.
Quando eramos pequenos eram os nossos pais responsáveis pela saúde e beleza do nosso corpo, como também cedo nos ensinavam falando-nos de Jesus, de Deus. Agora que somos crescidos somos nós que temos que tratar da nossa vida e da sua integridade.
Hoje aparecem casais inférteis e somos nós os responsáveis por essa infertilidade. Porquê?
Não irei dar lições da razão pelo que acontece assim, mas não há nada como saber para se acautelar.
Nestas coisas a culpa não é só dos mais novos, a culpa é, sobretudo, do sistema, que os mais velhos lhes oferecem. Mais… também da imoralidade da sociedade materialista em que vive, do ambiente poluído, não só do clima, mas também da tecnologia mal aproveitada, de uma vida sem ética e sem moral, levianísmos, sem princípios, sem regras, indisciplina que cada um de nós, vive. Tudo é permitido porque estamos em liberdade, quando há um princípio que devemos ter sempre em mente. A nossa liberdade acaba onde começa a do outro. O respeito ético, moral pelo outro, seja quem for, são princípios inabaláveis.
Só nisto está implicitamente dito muita coisa.
Normalmente os princípios que os pais ditam em casa aos filhos, são sempre bons. Quando são! Já vi pais a deseducar, a educar a seu modo; porque há pais que têm princípios, mas outros para quem não há nada…
Portanto há muita gente nova que em casa não recebe nada e os pais julgam que a escola é que tem o dever de fazer o trabalho dos pais. Se alguma coisa vai mal no aspeto disciplinar a culpa é do professor, é dos profissionais ou… da falta deles. Antes de fazer afirmações dessas deviam perguntar a si mesmos… o que é que eu fiz do meu filho? O que fiz da minha filha? O que faço de mim mesmo?
Alguma vez lhes falei do corpo e da alma e de tudo que daí pode advir?
Então, ponto final.
                                                                                    Artur Coutinho

Sem comentários: