AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

DIÁLOGO ECUMÉNICO 2020

DIÁLOGO ECUMÉNICO
2020
ELES DEMONSTRARAM UMA BENEVOLÊNCIA FORA DO COMUM
(Cf. Actus 28,2)

O Reino de Deus, revelado pelo Verbo Encarnado, iniciou uma nova marcha da história e fez maravilhas no coração dos homens abertos à humanidade, à esperança, à fraternidade, à paz, à espiritualidade e à salvação.
O ecumunismo é uma grande preocupação da Igreja Católica, e outras Igrejas, tendo o Concílio Vaticano II proclamado doutrina através da declaração “Nostra Aetate” e o decreto “Unitatis Redintegratio”.
MARCAS DO MOVIMENTO ECUMÉNICO
Os documentos para a Unidade dos Cristãos – 2020 foram preparados em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristão e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas.
As comunidades cristãs de Malta tiveram um grande relevo no roteiro documental.
Malta, uma ilha do Mar Mediterrâneo recebeu a fé cristã pelos esforços do apóstolo Paulo, após o naufrágio onde esteve envolvido quando viajava para Roma.
O apóstolo Paulo e os seus companheiros foram recebidos pelos habitantes de malta com grande benevolência.
A fé crista está profundamente enraizada na cultura dos habitantes de Malta e da Ilha do Gozo.
O ecumenismo não é uma nova experiência para a população local. O fato de estar situada no cruzamento de civilizações, religiões, comercio e migração, tornou o povo de Malta sempre aberto a outros e marcadamente hospitaleiro.
A ampla variedade de igrejas cristas criou ai, de fato, um vibrante cenário ecuménico.
Na constituição Gaudium et Spes , do Vaticano II lemos: “E o que fica dito vale não só para os cristãos, mas para todos os homens de boa vontade em cujos corações a graça opera ocultamente”.
Por movimento ecuménico entendem-se as atividades e iniciativas que são suscitadas e ordenadas, no sentido de fomentar a unidade dos cristãos.
Sublinha-se a necessidade de diálogo fecundo e sincero, reconhecendo a diversidade com estima, respeito e concórdia.
De acordo com o documento do “Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos”, em 2017 comemorou-se o 500 aniversário do evento em que foram tornas públicas as 95 teses de Martinho Lutero, no longínquo ano de 1517.
Refere o texto do “Pontifício Conselho” que a “Comissão Luterana- Católica Romana sobre a Unidade que depois de extensas, e às vezes difíceis discussões, as Igrejas na Alemanha concordaram que o caminho para comemorar ecumenicamente essa Reforma devia ser uma Christusfest – uma Celebração de Cristo. Se a ênfase fosse colocada em Jesus Cristo e seu trabalho de reconciliação como sempre da fé Cristã, então todos os parceiros ecuménicos da EKD (Igreja Evangélica Alemanha Católicos Romanos, Ortodoxos, Batistas, Metodistas, Menonitas e outros) poderiam participar das festividades desse aniversário.
A Comissão Luterana- Católica, sobre a Unidade tem trabalhado com afinco para produzir uma compreensão partilhada dessa comemoração.
HÁ UM SÓ DEUS
“ Há um só Deus e Pai de Todos”… (Ef.4,6)”
O Reino de Deus é muito grande e diversos são os caminhos…
“ Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança;
um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, que age por todos e permanece em todos”. (Ef. 4,4-6)
“Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mat.-18,20)
Somos caminheiros da verdade da beleza e da bondade, e encontramos referências e luzes e escutamos vozes e sons da eternidade que levam à harmonia existencial, à verdadeira estrutura antropológica.
SOMOS A FAMÍLIA DE DEUS…
Ecoa no nosso íntimo a oração de Jesus:
“ Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim”. (Jo.17,20-23)
Temos um só Pastor - DEUS FEITO HOMEM… JESUS CRISTO…
“Nele se alegra o nosso coração e em seu santo nome confiamos”. (Sl.33,21)
No evangelista S. João lemos: “Todos os que o pai me dá virão a mim; e quem vier a mim eu não os rejeitarei.”.(Jo.6,37)
“Não há diferença entre judeu ou grego… pois todos temos o mesmo Senhor, rico para todos que invocam. Todo aquele que invocar o Senhor será Salvo. (Rm. 10,12)
“De facto, num só Espirito, fomos todos batizados para formar um só corpo, judeus, gregos escravos ou libres e todos bebemos de um só espírito” (1ªCor.12,13)
“Todos vós sóis um em Cristo Jesus. (Gal. 2,7)
“A vontade divina é unir os filhos de Deus dispersos para que todos tenham a vida plena e vigorosa e nenhum se perca”. (Jo.10,10)
Precisamos de aprofundar o património bíblico, teológico, litúrgico e espiritual com o conhecimento recíproco, com a conversão do coração e com a oração, no respeito da alteridade e da identidade das diversas Igrejas.
“Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me” (Jo 10,14-16); … haverá um só rebanho e um só pastor.
“Não haverá paz entre as nações sem a paz entre as religiões.
“Não haverá paz entre as religiões sem o diálogo entre as religiões. Não haverá diálogo entre as religiões se não se investigam os fundamentos das religiões.”
Assim sublinha o teólogo Hans Kung, perito no Concílio Vaticano II e criador da Fundação para a Ética Mundial (1995).
O acolhimento é hoje um grande sinal de misericórdia, onde a proximidade e a compaixão desenvolvem o espírito de unidade.
Acolhemos a todos…
DIÁLOGO E ANÚNCIO
De acordo com o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, através do documento “Diálogo e Anúncio”, de 1991, aponta-se as diversas formas de diálogo. Antes de mais temos o diálogo de vida, o diálogo de obras, o diálogo de intercâmbios teológicos e de experiências religiosas.
No que se refere ao dialogo de obras, entende-se o que se estabelece quando pessoas de diferentes tradições religiosas se unem para realizar iniciativas sociais e humanitárias.
Há necessidade de fomentar a cultura do dialogo e da comunhão.
O dialogo é sempre uma viagem fraterna e um caminhar em conjunto em direção à verdade.
Temos necessidade de desenvolver a cultura da misericórdia e da ternura.
A ideia principal da Igreja católica com o dialogo ecuménico e inter-religoso é o de encontrar na pessoa humana um amigo, um irmão, que transporta consigo os seus valores e suas propostas para o mundo.
Embora haja discordâncias, sem duvida, existem valores em comum. “A. M.”
O importante documento, Do Conflito à Comunhão, reconheceu que ambas as tradições abordassem esse aniversário numa era ecuménica, após conquistas de 50 anos de diálogo e com novas compreensões da sua própria história e teologia.
O DOM E O CHAMAMENTO DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS…
Deixemos as diferenças com Deus…Ele une...
A espiritualidade une a todos os que tem fé em Deus Pai.
O dom e o chamamento de Deus são irrevogáveis…
“A consciência é o núcleo mais secreto do homem, o santuário onde ele está a sós com Deus, cuja voz ressoa no seu íntimo“.
“É necessária a escuta da palavra profética, estando atentos ás alegrias, ás esperanças, ás tristezas e ás angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem”.(G.S.)
“As diretrizes para as soluções da humanidade requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza”. (Laudato Si) “Reconheço, na verdade que Deus não faz aceção de pessoas”.(At.10,34).
“O diálogo autêntico entre as diferentes confeções religiosas tornam-se fundamentais para resolver conflitos que abalam a paz entre os povos”. (Papa Francisco, 10.1.2017)
“Muitos cristãos de diversas igrejas trabalham juntos ao serviço da uma humanidade necessitada, na defesa da vida e da sua dignidade, da criação e contra as injustiças”
MUDANÇA SOCIAL
Recebemos informações referentes à situação da humanidade, da casa comum em que habitamos. Há indicadores que perturbam a convivência criando situações difíceis em varias partes do nosso planeta.
Assim: a escravatura, a violência, a fome, o trafico de seres humanos, o racismo, a exploração de mulheres, os refugiados, os emigrantes, os migrantes, o casamento forçado, a mutilação genital, a falta de educação, a ignorância, o desprezo pelos valores humanos, aqueles que vivem sem trabalho, sem teto, sem terra, a falta elementar da água, para além de outras sombras negras em varias partes do mundo.
As Igrejas desempenham ações fundamentais para o bem estar da humanidade.
A PALAVRA DO PROFETA ISAIAS
“Eu sou o Senhor, e não há outro, fora de mim não há Deus; para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro, eu sou o Senhor, e não há outro. Pois não há outro Deus se não Eu; Deus justo e salvador não há outro além de mim. Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra, porque eu sou Deus e não há outro”. (Is 45.5a,6; 21b, 22)
Somos caminheiros da bondade, beleza e da misericórdia, e por vezes encontramos luzes e referências , bem como ouvimos vozes e sons de eternidade que contribuem para a verdadeira estrutura antropológica.
José Rodrigues Lima

Sem comentários: