AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 16 de julho de 2024

SOU FELIZ NO MEU TRABALHO


 Sou feliz no meu trabalho
“Ora et labora” era o lema de S. Bento, hoje, padroeiro da Europa porque chegou depressa a todos os lados a prolongar a mensagem de Jesus Cristo.
É preciso orar e trabalhar e quem assim faz consegue motivar-se e decidir-se porque acredita que vale a pena sonhar e fazer projetos, arregaçar as mangas e dispor-se a trabalhar não para ser rico, mas para ser feliz porque a vida tem um sentido.
Há trabalhos que dão frutos rápidos e trabalhos que podem não se ver frutos, mas quando se trabalha com amor, é sempre uma conquista de felicidade, de realização pessoal, do dever cumprido que também nos dá tranquilidade porque só fiz o que devia.
Isto também me ajuda para o equilíbrio da saúde mental. Eu sei que sou singular no trabalho que faço porque esta singularidade é transversal a todos os seres humanos como se é singular nas impressões digitais.
Sinto-me realizado como homem e padre e isto motiva-me a trabalhar, se não for numa coisa, é noutra.
Reconheço os meus defeitos. Peço perdão a Deus e quem servi no meu ministério com o coração. Tais não me abatem porque tento vencer. A perfeição não é imediata, mas algo que se vai construindo, por isso sempre com o ombro encostado ao lado que tem mais peso, ou ao lado mais fraco.
Nunca estou parado e sempre positivo. Passo pelo café, falo com toda a gente e para toda a gente, atendo pessoas, visito doentes e os sós e não esqueço as crianças, os jovens, os idosos, os solitários e os pobres.
A cama só me serve para dormir e até esqueço a cama dos hospitais: Braga, Viana e Porto porque foi sempre um saldo positivo seja o que acontecer daqui por diante.
A felicidade do trabalho também a encontro nos diversificados desafios que me levam a ser criativo, evolutivo e a viver melhor, com amor, tolerância, harmonia e compreensão.
O meu trabalho é fundamental para a minha vida até que Deus queira.
Sei que uns me aceitam, outros não. Alguns pensam estar a mais e outros aceitam - me como ponto de referência. Há quem me levanta e há quem me machuque mas é no chão que somos fortes e não no ar que o vento leva e não me congrega…Cristo três vezes foi ao chão, mas foi vitorioso na morte
Não desisto, a não ser que seja essa a vontade de Deus, porque cada conquista, cada desafio superado, cada relacionamento que construa, maior é a paixão pelo que vou fazendo em benefício do outro.
Reconhecer o bem dos que me rodeiam e recompensar conforme posso. Realizei sempre um equilíbrio entre o trabalho particular, o trabalho pastoral e o trabalho profissional.
Assim sempre trabalhei a dobrar. Nunca faltei ao meu serviço pastoral nas paróquias, como nunca faltei ao meu trabalho profissional de professor e criava a empatia e admiração dos alunos.
Enquanto no ativo, rezei, estudei e trabalhei sempre com o rosto levantado porque não esperava a recompensa, a não ser a de Deus em quem acredito com toda a minha alma, o meu coração e a minha mente.
P. Coutinho

Sem comentários: