AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 24 de janeiro de 2026

 A Resiliência
Esta palavra tem-se aplicado muito, ultimamente.Vem do latim resilire, que significa "saltar para trás", "voltar", "recuar", "ricochetear", e formada pelo prefixo re- (de novo, para trás) e o verbo salire (saltar,

 


pular). Originalmente usada na Física para descrever a capacidade de um material retornar à sua forma original após uma deformação. O termo o termo foi adaptado para as Ciências Humanas, significando a capacidade de se adaptar e superar adversidades, "voltando" ao seu estado de equilíbrio ou até mais forte, como uma mola que volta ao normal após ser esticada.
'Um povo que vê o seu país invadido não tem outra solução a não ser ripostar e resistir.
Este verbo resistir traz consigo uma longa história, que tem, desde o início, ligação, ao campo lexical da guerra. Resistir encontra a sua origem etimológica no verbo latino resistere, que significa «ficar firme», «aguentar». No interior deste verbo, encontra-se o elemento -sta-, que significa «ficar imune», «permanecer firme», «resistir de pé». Na origem da palavra estava já a ideia de ficar, de se defender contra uma investida inimiga.
Encontrávamos este valor de resistência já entre os espartanos, que concebiam a coragem como a capacidade de permanecer na formação militar, sem arredar pé.
Este é hoje o valor que identificamos nas imagens vindas da Ucrânia, que nos mostram homens que se despedem das suas famílias para permanecerem firmes, sem arredar pé em defesa da sua pátria. Homens que esquecem o seu percurso individual para se integrarem num esforço coletivo em prol da defesa do solo pátrio.
O que já não compreendemos tão claramente é a razão pela qual, em pleno século XXI, ainda recuperamos imagens do século I antes de Cristo.
Em perspetiva, a Humanidade parece, de facto, ter evoluído muito pouco' in Ciberdúvidas https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/resistencia/4825#[consultado em 23-01-2026]
A resistência encontrámo-la, por exemplo, na arquitetura: as traves resistem ou não ao peso que suportam; na eletricidade o fio condutor de energia tem capacidade para aguentar mais energia, resiste ou vai abaixo, isto é, deixa de passar a energia, porque não tem capacidade, queima e corta, o material melhor condutor de energia, entre outros, o mais comum é o cobre, mas, por exemplo a borracha, vidro, cerâmica não são condutores.
A resiliência veio ocupar a palavra mais antiga: a Resistência. No entanto, a resiliência não tem tanto a ver com o material, mas com o espírito, o estado de alma.
A resiliência é uma palavra mais restrita quanto ao objeto, mais como perseverança, paciência, fortaleza, isto é, uma capacidade de saber superar as dificuldades, as adversidades, os desejos que acompanham a nossa vida, mantendo nós a fé e a esperança em Deus.
Se tomarmos a Bíblia, no livro do profeta Jo vemos como o profeta sofredor declara a perseverança, como exemplo máximo, no capítulo 1, versículo 21: “saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei” O Senhor o deu, o Senhor leva; louvado seja o nome do Senhor”. Afinal a sua resiliência foi recompensada porque o Senhor da vida restaura tudo na nossa história vivida.
No meio da tribulação da vida também, como perseguições, prisões e naufrágios S. Paulo tirou a conclusão: tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus e que, de verdade, o procuram.
Hoje, pus, mais uma vez, a confiança nos planos de Deus e sei que isso é essencial para a minha resiliência.
E então Jesus não foi o maior resiliente? Ele enfrentou a incompreensão, traição, sofrimento mas permaneceu firme ao cumprimento da sua missão que era a salvação da Humanidade.

Deste modo Jesus ensina-nos a confiar em Deus, mesmo quando enfrentamos dores muito profundas. “Pai, se é possível, afasta de mim este cálice”, apenas um desabafo na profunda dor. “Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito...”…E “tudo estava consumado”
A oração fortalece-nos espiritualmente. Ela é a fonte poderosa da resiliência como vemos em S. Paulo aos Filipenses 4,6-7. Sem oração não é possível chegar longe porque a oração é o respirar do nosso coração, onde habita Deus. A. Coutinho

Sem comentários: