AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 25 de abril de 2018

O padre José Fernando Caldas




O Padre Caldas





O padre José Fernando Caldas, sacerdote desta diocese, esteve ao serviço da Igreja em Roma, foi nomeado Monsenhor – Capelão de Sua Santidade, pelo Papa Francisco há quatro anos.
O padre Caldas além de Reitor do Pontifício Colégio Português, estrutura que acolhe os padres portugueses, e não só, que estão a estudar em Roma, trabalhou na Congregação para a Educação Católica, dicastério que trata das questões relacionadas com o mundo do ensino católico, das escolas às universidades, em todas as latitudes do globo.
Tratou-se de um reconhecimento dos serviços prestado por este sacerdote incardinado em Viana do Castelo e natural de Melgaço, freguesia de Gave.
O padre José Caldas, nascido em Paris, filho de emigrantes, ingressou no seminário diocesano em Monção, em 1984, tendo posteriormente frequentado o Seminário e a Faculdade de Teologia de Braga, antes de ser ordenado em 1988 por D. José Augusto Pedreira.
O seu múnus pastoral iniciou-se no arciprestado de Arcos de Valdevez, nas comunidades paroquiais de Soajo, Gavieira e Ermelo. Posteriormente, foi formador do Seminário Diocesano, desta feita na cidade de Viana do Castelo, além de responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil.
Em 2003 foi enviado pelo Prelado para Roma a fim de estudar ciências da educação. A partir de 2006 estava ao serviço da Conferência Episcopal e da Cúria Romana. Tendo, por sua vontade, regressado à Diocese, D. Anacleto enviou-o agora para colaborar na Paróquia de Nª Sª de Fátima. O Pároco responsabilizou-o pela Pastoral da Família e da Catequese, entre outros.


Entretanto já presidiu a um debate original na cidade, anunciado sobre "vivências do Amor" e ocorrido no Auditório da Escola Secundária de Santa Maria Maior foi muito interessante.
Alguns casais em situação de: divorciados e recasados, um com mulher já com geração, viúvo e com filhos e em situação de comunhão com uma ex-freira, outro com a situação regularizada, mas à custa de muito sofrimento, mas muita fé conseguiram vencer e ainda outro com todas os parâmetros normais em relação ao que é costume, deram testemunhos bastante diversificados e muito edificantes para toda a assembleia.
Um casal que aqui viveu e veio de longe a este encontro, casados há 52 anos, também, no final se congratulou com a iniciativa e achou conveniente repetir este encontro para mais aprofundamento, bem como dar mais oportunidades a casais que se encontram em situações similares, ou diferentes destas.
Uma conclusão que facilmente se tirou é que o Amor é belo e Deus assim o quer belo e alegre.
Parabéns às palavras fundamentadas na encíclica do Papa Francisco que o Monsenhor Caldas as agarrou para esperança de todos. Os participantes estão à espera de continuar…

Sem comentários: