AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

PELOS CAMINHOS DO ACOLHIMENTO,DA MEMÓRIA, DO QUERIGMA E DA BELEZA


PELOS CAMINHOS DO ACOLHIMENTO,DA MEMÓRIA, DO QUERIGMA E DA BELEZA
 
José Rodrigues Lima

Em 2018-2019, ocupar-nos-emos do tema da evangelização, tomando S. Teotónio como modelo e protector. Já é padroeiro secundário da Diocese, por ter nascido em território correspondente à sua actual circunscrição eclesiástica – mais propriamente, em Valença -, ainda que cedo se tenha daí deslocado para outras paragens, principalmente do nosso País, para dar testemunho de Cristo. (Carta Pastoral D. Anacleto Oliveira, 2017)
Evangelizar (dar a boa notícia) é a grande tarefa da Igreja; é para isso que ela foi fundada, enviada e sustentada pela força do Espírito Santo.
“Depois de ter falado muitas vezes e de muitos modos pelos profetas, falou-nos Deus nestes nossos dias, através do Seu Filho”. (Heb. 1,1-2)
Assim como o Filho foi enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos (Jo. 20, 21) dizendo: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinai-as a observar tudo aquilo que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”. (Mt. 28, 19-20)
A igreja recebeu dos Apóstolos este mandato solene de Cristo, de anunciar a verdade da salvação e de a levar até aos confins da terra. (Act 1, 8)
Assim, a palavra do Apóstolo Paulo: “Ai de mim, se não prego o evangelho! (1 Cor. 9,16)
Com efeito, é pela palavra de salvação que a fé é suscitada no coração dos fiéis, e é mercê da fé, que tem início e se desenvolve na assembleia dos crentes, seguindo aquele dito do Apóstolo: “A Fé vem pelo ouvido, porém, pela palavra de Cristo” (Rom. 10, 17)
O Evangelho de Cristo renova continuamente a vida e cultura do homem, e na história humana, o Evangelho foi fermento de liberdade e fraternidade.
Assim fala o Senhor: “A chuva e a neve, que descem do céu não voltam para cá sem terem regado a terra, sem haver fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer. Assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão. (Is. 55, 10-11)
Jesus anuncia o Reino de Deus, com palavra e obras.
Todo o baptizado é um anunciador da BOA NOVA, pois é pelo baptismo sacerdote e profeta.
O anúncio da BOA NOVA pode concretizar-se pela palavra, pelas obras e pelo testemunho de FÉ.
Relembremos a parábola do semeador (Mat. 13, 3-9).
 Toda a evangelização está fundada sobre a Palavra de Deus escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada.
Formamos o Povo de Deus, guiados pelo Espírito Santo que actua como quer, onde quer e quando quer.
MARANATHÁ – AMEN! VEM, SENHOR JESUS!







 
DO ACOLHIMENTO À DIACONIA – DA PROXIMIDADE À KOINONIA

Com simplicidade, sublinhamos algumas características na evangelização, para uma pastoral fresca e renovada.


ACOLHIMENTO- “Quem vos recebe, a mim recebe: e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.(Mat, 10.40);

PROXIMIDADE-”Ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes”. (Jo.10,3)

TERNURA-Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno”.(Rom.12.10)

COMPAIXÃO-Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor”.(Mat.9,36)

CORAÇÃO/ALMA-”O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram,o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que o amam”. 1ª Carta aos Coríntios, 2,9)
“Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos ,que eu hei-de aliviar-vos.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde e coração e encontrareis descanso para o vosso espírito, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mat.11, 28-30)

COMUNITÁRIA (KOINONIA)-”O cálice de benção, que abençoamos, não é comunhão com  o  sangue de Cristo?O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão”.1ª ,,Carta Coríntios, 10,16-17);”Eram assíduos ao ensino dos apóstolos, à união fraterna,à fracção do pão e ás orações..Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos apóstolos,
o temos dominava todos os espíritos,todos os crentes viviam unidos e possuiam tudo em comum.Vendiam terras e outros bens e distribuiam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades”. (Act.2,42.45)

ANUNCIAR A ESSÊNCIADO EVANGELHO-” Jesus respondeu: O primeiro é escuta Israel:O  Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor , teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma, com todo o teu ensinamento e com todas as tuas forças. O segundo é este: amarás o teu próximo como a ti mesmo.Não há outro mandamento maior”.. (Lc.12,29-31)

PREGAR A PESSOA DE JESUS CRISTO (KERIGMA)-”Ensinando a cumprir tudo quanto vos tenho mandado, e sabei que estarei convosco até ao fim dos tempos” (Mat. 28,19-20)
“Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nos consideramos vossos servos, por amor de Jesus”. (2ª Carta aos Coríntios, 4,5)

TESTEMUNHAR (DIAKONIA)- “Então os justos responder-lhe-ão:Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de  beber? Quando te de vimos peregrino e te recolhemos, ou nú e te vestimos?E  quando te vimos doente  ou na prisão, e fomos visitar-te? E o Rei vai dizer-lhes  em resposta: em verdade vos digo:Sempre que fizeste isto a um destes  meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes”. (Mat.25,37-40)

A CELEBRAÇÃO DA EUCATISTIA (LITURGIA)- “Tomou , então o pão, e depois de dar  graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo:Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória. Depois da ceia , fez o mesmo com o cálice, dizendo: Este cálice é a NOVA ALIANÇA no meu sangue que vai ser derramado por vós”(Lc.22,19-20).
A EUCARISTIA é “fonte e cume de toda a vida cristã”.
Na EUCARISTIA está contido todo o tesouro espiritual  do POVO DE DEUS,isto é, o próprio CRISTO, nossa Páscoa.

NOVOS SINAIS-NOVOS SÍMBOLOS

Se Agosto é o mês do descanso, o   tempo de Setembro é o do regresso ás canseiras dos trabalhos,ás instituições escolares e da volta à vida, por vezes de rotina quotidiana.
Após o ciclo festivo, surge o período das colheitas dos fructos maduros e apetitosos,, com aromas por vezes fortes, como é o do vinho novo que alegra a gente.
 Continuamos como caminheiros da verdade, da bondade e da beleza, parecendo escutar sons e vozes de eternidade, luzes e referências que contribuem para a peregrinação existencial, para a verdadeira estructura antropológica.
Os dias do calendário vão subindo, e as páginas da vida escrevem-se com memórias sentidas.
Há sempre um tempo renovado,fresco, com matizes diversificadas e apelos de vivências  alargadas.
Pelo sonho é que vamos...
A nossa identidade dá alento a novos projectos, onde se  olha “o futuro do passado”, de acordo com Fernando Pessoa.
9Somos memória  e projecto...

AS ARTES NA OBRA EVANGELIZADORA

“É bom que toda a catequese preste uma especial atenção  à via da beleza ( via pulc hritudinis ).
Anunciar Cristo significa mostrar  que crer n,Ele é segui-lO, não é algo algo apenas verdadeiro e justo,mas  também belo, capaz de prender a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações.
É desejável que cada Igreja particular incentive o uso das artes na obra evangelizadora, em continuidade com a riqueza do passado, mas também na vastidão das suas múltiplas expressões actuais, a fim de transmitir a fé numa nova “linguagem parabólica”.
É preciso ter coragem de encontrar os novos sinais, os novos símbolos, uma nova carne para transmissão da PALAVRA,as diversas formas de beleza que se manifestam em diferentes ambientes culturais.”
(Cf..Alegria do Evangelho,n.167,2013)

Assim, se o Reino contemplado é a BELEZA, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade revala-se como  Espírito de Beleza . Dostoievsky compreendeu-o bem:” O Espírito Santo, diz ele, é a captação directa da Beleza “...
“A sua própria obra, enquanto Espírito da Beleza, é uma “ poesia sem palavras”...,Por relação com o Verbo, o Evangelho do Espírito Santo é visual, contemplativo”.
(Evdokimov-Teologia da Beleza-1901-1970)

José Rodrigues Lima
938583275

Sem comentários: