AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 7 de junho de 2018

António Fernandes Ribeiro



António Fernandes Ribeiro


António Fernandes Ribeiro desde o dia 11 de Dezembro de 

1931 frequentou a Escola de Barroselas, onde nasceu. Veio

 para Viana depois da 4ª classe para as Oficinas de Luciano 

Gaião, à Rua dos Manjovos e assim aprendeu a arte de 

serralheiro. Aos 14 anos matriculou-se na Escola Industrial,

 no Jardim D. Fernando, até ao 3º ano. Não acabou por 

causa de uma brincadeira de rapazes que não foi 

compreendida. Aos 17 anos foi para os Estaleiros. Começou 

a ganhar. No Luciano Gaião recebia 1$00 ao dia que hoje 

seria menos que um cêntimo.


Quando saiu do Gaião foi para o Começanha, à Rua do

 Poço, a ganhar 7$00 por dia, pouco mais de 3 cêntimos

 actuais.

Nos estaleiros ganhavam 14$00 por dia era menos que os

 actuais 7 cêntimos.

Morou sempre à Rua dos Manjovos até ao casamento com

 Júlia Jesus de Araújo, de Monserrate. Já se conheciam

 desde os 14 anos de brincarem na rua, rapazes e raparigas,

 à Maria escura, por exemplo.

Tinha 22 anos quando casou em Monserrate com a Júlia que

 tinha 20 anos.

Quando fizeram 50 anos de casados organizaram uma

 grande festa na Igreja de S. Domingos. Convidou a família

 toda e amigos.

A esposa só fez a terceira classe e frequentou a 4ª classe,

 mas não fez exame porque desistiu. O António Ribeiro foi 

para a França durante oito anos. Veio de França através de 

uma empresa “Ponticel”. E já não voltou, ficou em Portugal 

na empresa como sócio Mectube, mas falhou a sociedade.

 Na altura deixou e com um sócio e os filhos montaram a 

empresa Norimonte – mecânica, estruturas metálicas e

 tubagens industriais para fábricas, até à reforma aos 67 

anos.

A sua esposa era doméstica e deu-lhe 9 filhos: Isabel,

 Gorete, Rita, António (Tony) falecido com 48 anos, Walter, 

Ana Teresa falecida com 7 meses, Jorge e as gémeas Maria

 José e Diánia. Sendo a Júlia doméstica bem precisou do

 tempo para cuidar dos filhos, do marido e da casa.
..
 Ele e a esposa têm agora 11 netos e 4 bisnetos. “Graças a

 Deus que tenho a minha Júlia comigo”, disse ele estando a

 sua esposa ao lado.

“Encontro-me um pouco fragilizado por causa de uma gripe.”

 Assim reconheci na casualidade de uma visita de

 passagem. Uma grande família, uma grande nau, mas com

 a doçura de uma vida cumprida como pais e com a 

esperança de que nada faltará.


Sem comentários: