AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 26 de junho de 2018

Maria Etelvina de Araújo Sampaio


Maria Etelvina de Araújo Sampaio

Maria Etelvina de Araújo Sampaio desde 24-04-1955, filha de António Figueiredo Sampaio e de Maria Luísa Araújo Tinoco, nascida em Monserrate. Frequentou a Escola da Avenida e fez a 4ª classe. Aos 13 anos foi trabalhar na Fábrica dos Tapetes, na “Areosa”, na Somartis. Eram 20 irmãos e a mãe chegou a ir ao Presidente da República, a Lisboa para receber um prémio devido a ser uma família numerosa. Dois irmãos já faleceram e dois gémeos morreram ao nascer. 
Na fábrica o que ganhava dava à mãe, era dos irmãos, a mais velha. 





Conheceu o marido, pescador, quando trabalhou na fábrica, com quem namorou e casou. Ele chamava-se José Luciano Passos Araújo e dele teve três filhos: José Manuel, António Manuel e Marco Paulo; todos casados e com geração. Tem seis netos.
Ao casar deixou a Somartis e o marido quis que tomasse conta dos filhos. No entanto, devido ao falecimento do marido com 51 anos e os filhos ainda eram menores lançou-se a procurar trabalhos no peixe e em limpezas. Passou muito, mas graças a Deus, tudo ultrapassou e os filhos estão bem na vida, têm o suficiente e tem uma neta na universidade.
Apesar de tudo, ainda teve coragem para receber uma menina com 10 meses de uma família desestruturada que a tem como filha. Hoje tem 31 anos, casada e com um casal de filhos. Nunca recebeu ajuda do estado para a educar, alimentar e dar-lhe o aspeto próprio de uma mãe. Ela chamava-lhe mãe e, de facto, a teve como filha. Também os filhos a têm como irmã, como as cunhadas. Ainda hoje é assim.
Viveu sempre na Ribeira até há catorze anos. Veio para a Bandeira, onde o filho mais velho lhe arranjou a casa.
Foi sujeita a uma cirurgia e começou a frequentar o Centro de Dia.
E apesar de tudo é muito feliz com a família que tem em casa e no Centro de Dia.

Sem comentários: