AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 14 de maio de 2011

Rua Pe. Américo, no Bairro Jardim,Paróquia de Nª Sª de Fátima, antiga Abelheira

Rua Pe. Américo


Estou a lembrar-me de famílias que em 1978 viviam à Rua Pe. Américo. Ora vamos ver se consigo sem falhar ninguém, a começar pelo lado poente o António Inácio Maciel, João Leão, Henrique Leão, Carlos Machado, Manuel Bastos, família Nogueira, a de Júlio Vinagre Freire, Jorge Roriz, Cardoso Dias, Licínio Barreto, Alfredo Rocha, Eugénio Alves, António Durães, José Guedes, Ricardo Silva, Manuel Veiga Oliveira, o Guerra Ribeiro Domingues, Armando Felgueiras, Delfina Santos, Armando Nogueira, Belmira Sobreira, o Ferraz, o “Mandarinha”, Luís Valença, Torres Lima, Manuel Passos Bastos e o Dr. José Coruchinho. Do lado nascente : O Alheira, o Rodrigues, o Mário, o Ferros, Armindo Lima, o Castro,o Sebastião, João Freitas, Filipe Silva, Isabel, Agostinho, Bento Martins.


Gostaria que alguma sugestão me pudesse melhorar a memória ou esta informação. A Rua Padre Américo tinha e tem duas faces, do lado do poente e a do nascente. Assim era em 1978, não é verdade?

A do lado nascente era constituída com casas à moda do Bairro Jardim em tipo escadinha porque a rua sobe de sul para norte e, normalmente, essas casas eram de gente humilde, de gente boa e honrada, alguns viviam com certas dificuldades. Quanto ao lado poente os prédios cresceram até ao 2º piso no princípio e fim da rua e 3º piso ao meio da rua. É também de gente humilde, mas com melhores rendimentos talvez, melhores posses na maioria. Uma rua pacata que hoje se vai transformando e, na maioria, com as migalhas dos herdeiros… e todos os que habitam esta rua à Sombra do Espírito do Pe. Américo, um Espírito aberto, social no amor ao próximo ao mesmo tempo santificador.

Sem comentários: