AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 8 de março de 2016

Padre António Carneiro


Faleceu no dia 2 de Maio na nossa Paróquia, em que viveu a maior parte da sua vida — vida dum Santo — Apóstolo do Coração de Jesus em Viana do Castelo. O seu coração ardente pegava o fogo do amor de Deus em todos os que dele se acercavam.
Manteve-se lúcido até aos últimos momentos e recebeu todos os Sacramentos da Santa Igreja com plena consciência do seu uso e fim. A sua alma subiu ao Céu e o seu corpo foi sepultado piedosamente no cemitério da Meadela.
Registamos os dizeres eloquentes da pagela-memória da sua morte:
*Passou pela ditosa cidade de Viana espalhando o bem. A sua vida foi exemplo de humildade e zelo apostólico. Eia alegre como todos os santos e, com a sua natural simpli¬cidade e candura, prendia todos quantos dele se acercavam. Nunca cuidou de honras e riquezas. Pela sua actividade apostólica, pela sua humildade sem disfarce, pela sua fé inquebrantável e pela sua ardente caridade para com todos, especialmente para com os doentes, e era verdadeiramente uma alma irmã do «santinho» Doutor Cruz, que tanto admirava. Duma maneira muito própria e original, linha o con¬dão que só os santos possuem de quebrar os corações dos pecadores mais empedernidos.
O seu grito de alma era sempre: — «Tudo por Vós, Sagrado Coração de Jesus I»
 
 
 
 
Duas afirmações feitas por ocasião do seu jubileu sacerdotal e de Capelão do Templo- monumento de Santa Luzia dão-nos o seu perfil: — «O Padre Carneiro não pensa somente em arrecadar esmolas para o templo material. Ele pensa sobretudo na formação de templos espirituais, isto é, em conquistar almas que amem apaixonadamente o amantíssimo Cora¬ção de Jesus» — Cónego Borlido —e — «Tal é a grande lição que, com o seu exemplo silencioso, o querido Pe. Carneiro nos dá. De facto, o bem não costuma fazer ba¬rulho e o barulho não costuma fazer bem» — Dr. A. Veloso, S. J.» onde mãos amigas, delicadas e generosas pousaram. Não me permite a sua hu¬mildade que as apresente bem alto, como merecem. Deus as recompense, e a San¬tíssima Virgem! E que o seu exemplo seja imitado!
 
 



 
 
N. B. -A Basílica no alto do monte de Santa Luzia foi principiada em 1903, por iniciativa do padre António Martins Carneiro, com projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra.
A última etapa da sua construção, sob a direção do arquiteto Miguel Nogueira Júnior a partir de 1925, é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur, em Paris. Os trabalhos de cantaria em granito são de responsabilidade do mestre canteiro, Emídio Pereira Lima.
Aberto ao culto em 1926, os trabalhos estenderam-se até 1943.
O padre Martins Capela relatou que o monumento ao Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado em 1895, no Monte de Santa Luzia.
 
 

Sem comentários: