AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 16 de março de 2016

Rua Mateus Barbosa - Quando era criança


 
Quando era criança

 Era mesmo muito criança quase de andar pela mão já conhecia a Rua da Piedade, conhecida hoje por Rua Mateus Barbosa. Era a rua das mercearias e das fazendas.

Hoje passei pela rua com olhos de ver. Gostei de observar que agora só há uma mercearia onde eu passava muito tempo ao cuidado da D. Chiquinha, esposa do merceeiro Sousa Pinto, pais de filhos mais velhos do que eu, amigos dos meus avós e da festa das Boas Novas e ainda com familiares em Mazarefes.

Ainda hoje se mantém essa mercearia explorada pelo Alfredo Barreto. Esta é uma mercearia integrada no edifício de Américo Pinheiro e talvez um comércio com quase  100 anos.

Antes dela há o edifício do Severino Costa onde ainda existe uma das sapatarias do Meira, explorada por uma filha, Maria José Varajão Meira e logo de seguida a casa de roupas no edifício do Mateus Barbosa (e depois Almeidas) que é explorada pelo Araújo desta Paróquia. Encontrei lá a sua esposa, a Júlia.

Foi a única no comércio tradicional que reconheci e quer a sapataria quer a das roupas também com idade muito superior a 70 anos.

Ali observei ainda a fachada da Casa do Filipe Fernandes, onde funcionava uma cordoaria explorada por aparentados meus os Gandras e outras fachadas ricas que embelezam esta rua, assim como o edifício restaurado hoje da Santa Casa da Misericórdia.

O que não havia na ocasião eram os cafés que hoje abundam e um “supermercado”.

As minhas saudades ficaram pela casa Meira e Sousa Pinto que se mantêm abertas e onde convivi mais, enquanto criança.

Sem comentários: