AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Linguagem de ontem e de hoje em sentido figurado ou não

Linguagem de ontem e de hoje em sentido figurado ou não

(desde 2010 e vai mais este arrazoado recolhido. E o ponto final aqui ainda pode ser um parágrafo)

Afonsos- "Já é do tempo dos afonsinhos", isto é, de tempos passados e recuados.
Água- "Água vai, água leva.". Água vai e leva ao mesmo tempo até madeira ou toros grandes de madeira de 60 ou 70 cm de diâmetro, como na cidade de Gyor, na Hungria, no rio Danúbio, onde tive ocasião de observar."Dar água de cú lavado". Era costume as mães darem às crianças, a beber "água de cú lavado", para que fosse uma pessoa com sorte. É supersticioso. "Fazer vir água à boca", quer dizer fazer vir desejo de algo ou desfrutar apetite para comer o que vê ou recorda.
Algarve- "Passar as passas do Algarve", isto é, foi algo custoso, duro.




Alheta- "Pôr-se na alheta" é fugir.
Alhos- Quem não come alhos não cheira a eles; o alho traz mau hálito.
Amizade- "É na necessidade que se prova a amizade.";"É nas ocasiões que se conhecem os amigos.".
Andar- "Quem muito anda, depressa se cansa".Aquele "anda ao Deus dará", isto é, "sem rei nem roque", ao calha, sem objectivos.
Anónima- "Como diz o outro", reafirmar com uma personagem anónima...Sem nome.
Ás- "És um ás", significa que é um barra, um indivíduo excelente, sabedor, competente, "leva a melhor", não quer dizer que seja em tudo. Pode ser só no futebol, num determinado sector da arte, das ciências, da investigação, etc...
Asa- Diz-se de um jovem que anda a querer namorar, "anda a arrastar a asa" como faz o galo às galinhas quando levanta a asa.
Atalho- "Quem se mete em atalhos nunca se livra de trabalhos". Isto é, pensa que chega depressa e vai perder mais tempo ou arranjar problemas.



Avestruz- "És como a avestruz", isto é, enterras a cabeça na areia e ficas com o corpo à vista, portanto não ficas escondida. É tapar os olhos com a peneira e entrar em perigo.
Barato- O barato às vezes sai caro.
Barbas- A barba era um símbolo de honra e "empenhar as barbas" a alguém era a palavra de honra no negócio.
Barra- "É uma barra" porque é inteligente, competente, etc, ...
Batatas- "Vai plantar batatas" é mandar alguém embora sem cerimónia.
Bedelho- Aquele "anda a meter bedelho", isto significa que está a meter-se onde não é chamado. É espreitar ao ferrolho.
Bicho- "Bicho de sete cabeças" é dificuldade ou problema com soluções muito problemáticas, difícil. "Matar o Bicho" é quando alguém, pela manhã, antes de comer, ingere uma bebida alcoólica.
Bico- "Levar água no bico", "trazer água no bico" ou "ter água no bico" deve significar que virá algo de perigo, de traição, de golpe...
Bispo- "Entrou o bispo na cozinha" quer dizer que a comida esturrou no tacho. "Cheira a esturro" diz-se quando o bom cozinheiro sabe esconder o defeito e servir uma boa refeição mesmo assim. Quer dizer que a comida com o bispo também pode ser boa, depende do cozinheiro. Não por que se usa esta expressão, mas o facto é que é usada quando a comida se agarra ao tacho. Há segredos para o cozinheiro modificar o paladar e o aroma e todos gostarem da comida.
Braço- "Não dar o braço a torcer" quer dizer que é teimoso até ao fim."Não dar o braço a torcer", porque tem um carácter muito forte, uma personalidade bem vincada.
Braços- Baixar os braços é não fazer nada. Não estar para trabalhar. Desistir.
Braga- "És de Braga" diz-se a todo aquele que deixa uma porta aberta...; "Vai abaixo de Braga" quer dizer ir a Frossos, para onde iam os esgotos da cidade de Braga antigamente.
Burro- "Burro como uma porta", isto é, o burro precisa de ser conduzido e a porta também só abre ou fecha quando queremos.
Cabeça- "Ter a cabeça a prémio" é estar ameaçado de morte.
Cabelo- "Andar pelos cabelos", não estar contente com aquilo que pensa ou não corresponde à realidade.
Cair "À terceira é de vez" À primeira cai quem não quer; à segunda quem quer cair e à terceira só cai quem quer.
Calcanhar- "Não chega aos teus calcanhares", isto é, é tão pequeno, tão pequeno que pouco vale. Pode ficar sob os teus pés.
Calendas- "Vai para as calendas gregas" porque já passaram e não chegarão jamais. Os gregos não tinham calendas, essas eram dos romanos.
Camisa- "Meteu-se numa camisa de 7 varas", porque se meteu em assuntos que não interessam, sem resultados, ou difíceis de se desembaraçar.
Cântaro- "Tantas vezes que vai o cântaro à fonte que alguma vez parte". Ou lá fica a asa.
Cão- "Cão que ladra não ferra", pois não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se ferra, então não é daqueles que mordem pela calada. É como as pessoas que: bla, bla, bla... Mas nada de sumo. Pregar o cão é deixar algo por pagar, é fazer um calote.
Carga- "Deitar a carga ao mar" é o mesmo que vomitar. Quem vomitar sente alívio de uma carga que tem no estômago, por causa de uma digestão mal feita com uma fermentação que causa enjôos.
Casa- "Casa arrombada, trancas à porta", isto é, servir de lição. Há que fechar bem as portas e as janelas."Meter-se em casa", muitas vezes significa fugir à realidade ou à responsabilidade.
Casaca- "É um vira casacas", aquele que agora diz e faz e, logo a seguir, diz completamente o contrário. Sem carácter.
Casaco Roer no casaco é falar de outro, mas na sua ausência.
Casinha- Retrete, casa de banho, o mesmo que sanitário.
Castanhas- Águas de castanhas ou também o mesmo que águas de bacalhau, isto é, não presta, deita-se fora. Sem gosto!
Castelos- Há quem faça “castelos na areia” ou “castelos no ar”, o que significa pura e simplesmente fantasiam.
Celeuma- Levantar celeuma , é o mesmo que levantar alvoroço, confusão.
Chispa- Esta pessoa tão nervosa que até "dá chispa", circuito, flechada...
Chover- "Chove de céus abertos", pois chove muitíssimo.
Claro- "Passar as noites em claro", quer dizer, passar a noite sem dormir. Também se diz: "Passar a noite em branco". "De noite não cerrei olhos".
Comadre- "Quando se zangam as comadres, descobrem-se as verdades"; o que andavam ambas a esconder dos outros o que sabiam, é posto ao léu.
Comer- Comer muito ou pouco, tudo vai de começar; que "o comer e coçar tudo vai do começar " e “o coçar e o comer, tudo vai do muito querer”.
Companhia- "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és". Cada um escolhe os amigos que quer, naturalmente, são sempre do mesmo jeito.
Contas- "Está a contas com...", isto é, está activo ou passivo, à espera de...
Coração- "Fazer das tripas coração" é saber sobrepôr-se a algo desagradável, dissimular o medo, "dar o peito às valas".
Corda- "Estar com a corda ao pescoço" é estar atrapalhado, tem a vida a prémio. As coisas vão mal. Dá-lhe corda e verás aonde ele chega. Deixa-o falar, ouve-o, interpela-o e ele não se cansará e poderá ir longe demais.
Cordelinhos- Puxar os cordelinhos a alguém é chamá-lo à razão para o negócio em causa.
Costas- "Olha se tens as costas guardadas (largas)", isto é, olha se te acautelas para te defenderes, podem acusar-te de tudo. Tens inimigos.



Cotovelos- "Há quem fale pelos cotovelos", isto é, fala muito e gesticula muito com os braços e não diz nada.
Cova- Vai do caixão para a cova. É até matar. O normal é ir para o caixão que o transporta para a cova.
Credo- "Andar com o credo na boca" quer dizer andar com medo, tem dúvidas e vai como que acreditando não haver perigo.
Crocodilo- "As tuas lágrimas são de crocodilo", isto é, são falsas, fingidas. "Lágrimas de crocodilo, choro com lágrimas fingidas", isto é, por sentimento que não existe.
Cuco- "Está como um cuco", quer dizer que está satisfeitíssimo, ainda que se sirva dos ninhos dos outros para lá pôr os ovos para chocar.
Defuntos- "Está à espera de sapatos de defuntos", quer dizer que pode esperar sempre que fica descalço.
Deus- Se Deus quiser. Para o Bem sempre Deus quer, para o Mal só o homem o pode querer, é livre. Até amanhã se Deus quiser! Queira Deus que tudo corra bem. Deus te dê tudo o que queiras.
Dia- Todo o santo dia, pois se trabalhou a fazer algo que rendeu mais tempo que aquele que se esperava.
Dormir- "Dormir como uma pedra" é ter um sono profundo.
Engrácia- Obras de Stª Engrácia são aquelas que não têm mais fim.
Estopa- "Não meter prego nem estopa" é não interferir, não tomar partido... Lavar as mãos como Pilatos.
Estribeira "Perdeu as estribeiras", porque saiu do lugar que lhe ficava bem, ou não pôs os pés exactamente no estribo e caiu. Teve um comportamento não desejado.
Falar- "Falar de cima da burra", isto é, aquela que fala com presunção e como quem manda, sem motivo para isso.
Favas- "Olha, foi com as favas contadas", isto é, vai com o número certo de dinheiro por exemplo ou muito escasso. "Vais pagar as favas ao dono", isto é, ficaste a dever.
Fôlego- O gato tem sete fôlegos,isto é, tem sete vidas, é difícil morrer. Diz-se: "Aquele tem fôlego de sete gatos.".
Fome- "A fome é inimiga da virtude."; "Não se prega a estômagos vazios."; "Primeiro dá-lhes de comer e depois fála-lhes."; "Não há fome que não traga fartura.".
Fona- "Andar numa fona", isto é, andar tão atarefado como a fona. Frenético. Não está parado. Também é um jogo brasileiro.
Francesa- "Despediu-se à francesa!", isto é, fugiu, saiu sem se despedir... com pressa ou para não dar nas vistas. Saiu discretamente.
Galo- "Outro galo cantaria", isto é, melhor sorte teria.
Gato- "De noite todos os gatos são pardos" porque na escuridão não se distinguem cores. Só uma, é preta ou parda."Levar gato por lebre", cliente que foi enganado na qualidade de alguma coisa.
Gostos- "Os gostos não se discutem", são relativos, o que é bom gosto para um, pode ser mau gosto para outro.
Grão- "Grão a grão enche a galinha o papo", o pouco agora e pouco depois começa a fazer muito, e "migalhas dão pão!". "Vai com um grão na asa", o mesmo que cambaleando, um embriagado.
Grego- "Até me vi grego", isto quer dizer que encontrou dificuldades e foi difícil sair delas.
Hábito- "O hábito não faz o monge, mas protege-o", quer dizer que é secundário. O monge não está no hábito, mas na pessoa que mesmo com o hábito pode não ser verdadeira.


Homem- "O Homem que não fala ou fala muito pouco ou é perigoso ou é "mula" pode "morder pela calada". É como os cães que não ladram, são os que mais ferram.
Ladrão- Aquele que nunca é apanhado a roubar, passa sempre por ser pessoa honrada.
Lagartos- "Disse lagartos e cobras",o que significa que foi muito injurioso ou indecente, mentiu ou falou demais.
Lavrador- "Casa de lavrador sem eira, nem espigueiro, é casa de cabaneiro."
Letra- "Sem faltar uma letra", quer dizer, tudo escrito ou dito com correcção que nem uma letra faltava.
Língua- "Pagar com língua de palmo" significa que pagou bem, pagou tudo e muito bem pago, sem dó nem piedade.
Lobo- "Meter-se na boca do lobo", é quando a pessoa se mete com o inimigo, está em perigo, está a falar mal de alguém que se aproxima.
Lonas- "Está nas lonas", o que quer dizer que está sem dinheiro.
Lua- Lua de mel, a primeira lua depois do matrimónio é de mel (?) ou é presumível que depois do casamento os primeiros tempos são sempre de júbilo e de muita felicidade... Pôr uma pessoa nos cornos da lua é enaltecê-la demasiado,isto é, colocá-la em alto posto, louvá-la em excesso. Andar na Lua quer dizer que não sabe o que anda a fazer.
Macaco- "Para macaco, macaco e meio", quer dizer que não vale a pena "a mim ninguém me leva", não me leva a melhor. Vingança.
Maneta- "Mandar para o maneta" é o mesmo que dar cabo de algo, destruir alguém.
Mãos- "Estar em boas mãos" quer dizer que está na pessoa certa, competente, capaz de resolver o problema."Pôr as mãos no fogo" é provar a razão do que afirmamos.
Marta- "Bem canta Marta depois de farta", de barriga cheia não falta cara alegre.
Meca- "Anda de Seca em Meca", talvez de origem árabe/mourisca que significa andar por aqui e por acolá, sem saber a quê...
Melão- "Por cima de melão, vinho de tostão". Vinho fraco. "Por cima da melância não beberei água fria".
Misericórdia-  Foi-lhe dado o "golpe de misericórdia"; foi posto o ponto final à vida terrena, ou o remate da obra, ou fim de uma dependência do álcool ou da droga, do vício.
Missa- "Não sabe da missa a meio", isto é, não sabe nada do assunto ou muito pouco. Tem muito que aprender.
Montanha- Esperava-se um grande problema ou uma grande sorte e por fim só foi: "Uma montanha que pariu um rato".
Morte- "Já está a fazer tijolo", quer dizer que já morreu e está sepultado.





Mouro- "Andar mouro na costa" significa que anda entregue à sua sorte, ao acaso. "Parece que anda mouro na costa", isto é, há qualquer coisa que se deve descobrir porque parece algo que está escondido; ou "há gato com o rabo de fora", também se diz.
Navios- Até "ficou a ver navios". Ficou tonto a ver chegar os nossos descobridores regressando das suas descobertas ou ir à Barra ver partir as Caravelas a caminho do certo ou do incerto.
Negócios Depois de negócio fechado não faltam compradores.
Neura- Andar triste, aborrecido, depressivo e, ao mesmo tempo, criando situações de conflito desnecessários, é "andar neura".
Noiva- Depois da noiva casada,  não lhe faltavam noivos.
Olhos- "Deitar areia nos olhos" é querer esconder algo com uma peneira.
Omolete- Não se faz omoletes sem ovos, sem quebrar ovos.
Ouro- "Nem tudo o que reluz é ouro", o que significa que se não deve fiar nas aparências.
Ouvidos- "Fazer ouvidos de mercador" porque não queres ouvir o que não te agrada.
Padrinho- Ter padrinhos, é ter sombras, pedidos, amigos ou subornos que resolvem os problemas.
Pagar "Hás-de pagá-las!". Isto é , vai chegar a ocasião em que vai ser feita justiça, ainda que seja a de Fafe.
Palha- Por cá dá cá aquela palha", isto é, por qualquer pretexto se levanta uma discussão, uma confusão, uma colisão relacional. Também "todo o burro come palha, a questão é sabê-la dar".
Papéis- É como "andar aos papéis", aquele que remeche os caixotes do lixo de noite, ou ver-se em dificuldades de qualquer origem.
Parasita- "És um parasita", isto é, vives à custa dos outros.
Pássaro "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar", agarra o pouco que logo podes não ter nada. Daí também o ditado: "quem tudo quer, tudo perde".
Pata- "Meteu a pata na poça", porque se enganou, meteu-se onde não devia.
Patavina- Não sabe nada porque se lhe diz: "tu não sabes patavina disso".
Pé- "Dar um tiro no pé". Ao querer fazer algo para atingir alguém, deu nele mesmo. Vira-se o feitiço contra o feiticeiro. Entrar sempre com o pé direito. É supersticioso: para muitos entrar a primeira vez em algo com o pé esquerdo dá mau agouro.
Pêlo- "Ter pêlo nas bentas", isto é, de barba rija, mulher com força, frontal...
Peniche- Os "amigos de Peniche serão traiçoeiros", isto é, prometem e faltam com traição. Tu "és amigo de Peniche" quando és falso e perigoso.
Pêras- A pêra quer vinho, assim o quer o pêssego, sobretudo, se comeres muitos.
Perder- "Quem tudo quer tudo perde". É bem verdade que no perder muitas vezes está o ganho e no ganho muitas vezes está uma perca. "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar", também se diz.
Pés- "A pés juntos", isto é, com firmeza."Fugiu que até com os pés dava no rabo", isto é, correr muito . "Dar ao pé" é fugir.
Pestanas- "Já tem as pestanas queimadas" significa ter muitos anos de experiência.
Pisco- "É um pisco a comer", quer dizer que nem tudo lhe serve para se abastecer. Come muito pouco.
Pontos- "Pôr os pontos nos ii(s) é pôr tudo esclarecido. Se faltar qualquer ponto não é i porque i não se escreve sem levar um ponto em cima.
Porcos- "Deitar pérolas a porcos" é fazer bem a quem não merece.
Porta- "Porta sim, porta não". Alternando, porta a porta, ou porta sim e porta não. Vai-se a uma e passa-se à frente outra.
Portas "Portas adentro", isto é, o que fica em todo o espaço ou recinto fechado.
Prato- "Comemos do mesmo prato", isto é, há familiaridade.
Prego- "Dar ao prego", quer dizer, abrir falência... Arrumar com as coisas dependurando-as num prego.
Presunto- "O presunto tem que ver o novo", isto é, tinha de dar para um ano. Agora não faz falta.
Preto- Preto no branco é assinar ou escrever e assinar algum documento de compromisso.
Procissão- "A procissão vai na rua", então tem de chegar ao fim, não se desiste. Também se diz de algo que não está tudo sabido e mais se descobrirá no futuro.
Promessas- "Prometer mundos e fundos" é oferecer ou prometer tudo... sem cumprir nada.
Rato- "É esperto como um rato", é que estes são difíceis de apanhar.
Retrete- Antigo espaço pequeno onde se defecava.
Riso- "Esse riso amarelo" leva-me a desconfiar que não estás a ser verdadeiro. É apenas um riso fingido. "Riu-se de tal forma que até se mijou." Morreu de riso. Morreu de um ataque de riso fingido.
Roupa- "Quem o alheio veste, na praça o despe". Só se compra com dinheiro. Nunca deve andar a dar nas vistas com roupa por pagar.
Sabichão- "Doutor da Mula Russa", isto é, um sabichão qualquer, pessoa sem importância.
Saco- "Despejar o saco", pôr cá fora o que esconde ou guarda.
Saloio- "É um tipo de esperteza saloia", isto é, vive de artimanhas.
Sangria- "É uma sangria desatada", isto é, toda a gente correu para evitar algo trágico.
Sarilho- Alguém que se mete num sarilho quando entra num labirinto e não sabe como sair dele.
Seguro- "O seguro morre de velho" porque não adianta ter seguro, o que é preciso é segurar-se. Ter cuidado.
Sino- "Cinco tostões para a corda do sino", isto é, não se sabe para o quê...
Sopa- "Por cima das sopas molham-se as bocas", bebe-se a primeira pinga.
Teimosia- Quem não teme, não vence. Dos fracos não reza a história.
Tempestade- "Quem semeia ventos, colhe tempestades", o que significa que nós só colhemos o que semeamos. Semeamos coisas boas iremos colher algo bom. Semeamos coisas más iremos colher algo mau. Muitos não vivem em paz porque sempre semeiam a guerra.
Tonel- "Tonel mal lavado, vinho estragado.".
Traste- "Fulano é um traste!", isto é, é maroto, mafioso, é preciso ter cuidado com ele.
Triz- "Foi num triz!", isto é, foi rápido, passageiro, fugaz. "Por um tris" escapou à sorte ou à morte. Um ápice.
Trouxa e lá mocha- Disparate, sem consideração.
Vacas- "Estamos em tempos de vacas gordas", é só por ironia porque significa fartura, enquanto o "tempo de vacas magras" quer dizer tempo de fome, de dificuldades.
Velho- "Quem de si se cura cem anos dura", "Quem de novo não morre, morre de velho", "Sopa com vinho faz o velho menino".
Vida- "Ter sete vidas como um gato", pois aconteça o que acontecer ele sempre aparece em casa. Ainda "está para dar e durar", quer dizer que ainda tem muita vida. Aquele que leva uma vida airada, é “licencioso”, livre, faz o que lhe apetece. Não faz vida normal. Não tem leme.
Vindima- "Então não sabe que enquanto não se lavarem os cestos as vindimas continuam?". Só se lavam os cestos no final da vindima.
Voz- "São mais as vozes que as nozes." Há pouca substância. Diz-se mais do que aquilo que é. Palavras, leva-as o vento.


Sem comentários: