AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Armindo Henriques Peixoto

Armindo Henriques Peixoto




Armindo Henriques Peixoto tem 88 anos feitos e completará os 89 em Dezembro. É irmão de mais 5, um deles, foi um sacerdote muito conhecido na região porque foi 50 anos pároco da Senhora da Boa Morte, na Correlhã, Concelho de Ponte de Lima, o padre Dalmo Peixoto.
O Armindo seguiu, mas por ordem da mãe, as pegadas do irmão que já era padre, o Pe. Dalmo Manuel Henrique Peixoto nascido em Fafe. No entanto, não era a sua vocação e o padre influenciou a mãe para dar liberdade ao Armindo para deixar o seminário, ingressando depois num colégio de Ponte.



Casou aos 26 anos, e foi presidido pelo próprio irmão Pe. Dalmo, com Maria da Conceição Bata, irmã de um missionário Francisco Bata e de mais 5, professora durante 41 anos, era natural de Freixo de Espada à Cinta. Este missionário exerceu as funções de Vice-Cônsul de Singapura e ainda administrador de todos os bens das missões portuguesas no Oriente. Foi um grande animador da dependência de Macau o que lhe custou muito a vida pela parte política chinesa. O padre Bata nasceu a 16/12/1923 e faleceu a 22/6/1988.




O Pe. Dalmo nasceu a 15/3/1914 e faleceu 26/6/1988.
O Armindo foi professor e delegado escolar em Ponte Lima, amigo pessoal de Vila Afonso, diretor escolar. É pai de duas filhas: a Isaura Maria Bata Peixoto, ex-professora na Escola Superior de Enfermagem, do IPVC, em Viana, casada e mãe do Eduardo Miguel Henriques Branco, engenheiro mecânico. É o único neto que tem; a filha Maria Amélia Bata Peixoto, professora e solteira. O Armindo e a Maria da Conceição foram professores exemplares não só como pessoas, mas como profissionais competentes. O Armindo encontra-se bastante limitado, mas vive cheio de carinho e afabilidade da mulher, das suas filhas e neto. Toda a família vive nesta Paróquia.


Sem comentários: