AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 25 de abril de 2020

O Centro Social paroquial

O Centro Social Paroquial
O Centro Social paroquial é dirigido, por exigência legal, civil e canónica, por um conjunto de pessoas que constituem os órgãos sociais dirigentes da Instituição. Estes são voluntários de entre os paroquianos que estejam dispostos a desenvolver os conhecimentos que têm, na perspectiva do exercício da Acção Social e da Solidariedade Cristã.
Mas não é só de voluntários dirigentes que o Centro Social Paroquial precisa. Muitas outras actividades, eventuais ou mais ou menos regulares, poderiam vir a beneficiar as pessoas que delas precisam se mais Leigos voluntários dessem algumas horas dos seus tempos livres ao serviço destes irmãos. Para isso, estamos agora a implementar mais uma vez o serviço de voluntários. E não esqueçamos que Frederico OZANAN, jovem universitário, começou por juntar lenha para os pobres se aquecerem e não passarem frio. O P.e Américo acolheu e promoveu a pessoa humana. O P.e Adolfo Kolping promoveu o trabalho comunitário. O P.e Cardijn lutou por maior dignidade da classe operária. O P.e Óscar Romero foi assassinado por defender os direitos dos explorados. A Madre Teresa de Calcutá acolheu os moribundos abandonados. Monsenhor Airosa fundou uma obra para "Regeneração" das raparigas da rua. O P.e Abel Varzim criou uma obra de raparigas marginais. Mons. Moreira das Neves e Maria Luísa Ressano Garcia fundaram a obra do “Ardina“. Frei Bartolomeu dos Mártires deu tudo o que pôde para salvar da peste de 1570 e da carestia de 1574. João de Deus (S.) deu a vida pelos doentes.
Muitas pessoas com capacidades excepcionais permanecerão afastadas de certas práticas de Solidariedade Cristã, ao serviço da Paróquia e do Centro Social, por desconhecimento do que é o Centro e qual o seu objectivo.
Dizemos solidariedade cristã porque, para paroquianos confessos, esperamos que esta seja iluminada pela fé, que seja uma questão de opção cristã e não apenas por opção puramente humana.
É de salientar que o Centro Social Paroquial, à medida que cresce o âmbito da sua acção e que assume exigências de qualidade comprovada, tem de integrar na sua equipa profissionais com habilitações próprias e com características humanas e de formação cristã adequadas à missão que desempenham e ao cariz da Instituição que representam. Daí o nosso esforço na melhoria da qualidade das respostas sociais que damos.
A Paróquia atinge a sua dimensão de Igreja na medida em que vive conscientemente a missão de louvor, anúncio e serviço em união com Cristo e com a sua Igreja, na Eucaristia.
Lugar do Centro Social Paroquial na missão eclesial da Paróquia
Se há lugar para Vicentinos, Legião de Maria, Serviço de Doentes e muitos outros, há, por certo, também um lugar próprio para o serviço, de uma forma regular, contínua, estruturada e organizada segundo normas e indicativos técnicos comummente aceites pelos Serviços Oficiais e pela Doutrina Social da Igreja, aos mais pobres, vulneráveis e desprotegidos, pois são os predilectos do Senhor.
S. Paulo afirma: "O Reino de Deus não é uma questão de comida ou bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rom. 14,47).
O Centro Social Paroquial deve ser cada vez mais o SERVIÇO aos Pobres, serviço que a Paróquia, por missão, tem de cumprir.

Sem comentários: