CATEQUESE PAROQUIAL
DE Nª Sª de FÁTIMA
"Alimentar-nos da Palavra para sermos "servos da Palavra" no trabalho da evangelização: tal é. sem dúvida, uma prioridade da Igreja no início do novo milénio. [....] Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-lo para si; tem de O anunciar. É preciso um novo ímpeto apostólico, vivido como compromisso diário das comunidades e dos grupos cristãos. Que isto se faça, porém, no devido respeito pelo caminho próprio de cada pessoa e com atenção pelas diferentes culturas em que deve ser semeada a mensagem cristã, para que os valores específicos de cada povo não sejam renegados, mas purificados e levados à sua plenitude. "(TMI 40).
Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marcha da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários destinatários a formar e a evangelizar.
A Catequese da paróquia é coordenada e dinamizado por um Secretariado, composto por membros escolhidos pelo pároco de entre os Catequistas.
Desta vez o pároco recolheu sugestões e, em colégio de catequistas fez uma proposta que a sujeito a eleição, mas não obteve do mesmo colégio a mesma posição.
Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.
A) Catequese da Infância e da Adolescência
O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, 2007, compreende quatro etapas que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequisandos.
ITINERÁRIO DE CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
(6-16 ANOS)
INFÂNCIA
I ETAPA — Inserção na comunidade
l°Ano JESUS GOSTA DE MIM Festa do Acolhimento
2o Ano ENSINA-NOS A REZAR Festa do Pai-Nosso
3o Ano EM TI, VIVEMOS
Festa da Eucaristia
II ETAPA - A vida da fé
4o Ano AO ENCONTRO... de JESUS Entrega da Bíblia
5o Ano À DESCOBERTA... do PAI Entrega do Credo
6o Ano NA FORÇA... do ESPÍRITO Festa da Fé
ADOLESCÊNCIA
III ETAPA - Sentido cristão da vida
7o Ano PROJECTO MAIS Bem- aventuranças
8o Ano SOMOS MAIS Festa da Vida
IV ETAPA — Compromisso cristão
9o Ano 0 DESAFIO DE VIVER
Celebração de Compromisso
10° Ano A ALEGRIA DE CRER Festa do Envio
DEZ ANOS DE CATEQUESE - QUATRO ETAPAS
O Programa de Catequese da Infância e Adolescência foi aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, onde participou o nosso novo Bispo eleito, D.Anacleto segundo a ter como grande referência o Catecismo da Igreja Católica, em Abril de 2005. Em Junho do mesmo ano, publica o documento com o título: "Para que acreditem e tenham vida. Orientações para a catequese actual\ que apresenta a fundamentação teológica, catequética e pastoral do itinerário de 10 anos, tal como é apresen¬tado nos catecismos publicados no ano de 2005 e seguintes. Assim, pode-se dizer dos 10 Catecismos (e respectivos guias) que apresentam "a fé da Igreja que nos gloriamos de professar". A docilidade a este programa é, pois, um concreto sinal de autêntica comunhão eclesial.
1- Etapa — Inserção na Comunidade
E uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja.
2 - Etapa - A vida da fé
Esta etapa é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária.
3 - Etapa - O sentido cristão da vida
É uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais.
4- Etapa — O Compromisso cristão
Esta última etapa do itinerário de dez anos quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil.
Compromisso: Eu (nome) assumo o compromisso no secretariado, durante 3 anos, dar ao serviço da Catequese Paroquial tudo o melhor que eu tenha e possa.
Peço à comunidade o seu acolhimento e o seu auxílio e, assim Deus me ajude!
03/07/2010
Faltaram com justificação: José Rodrigues Lima e Luis Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário