"“Orar e Trajar” é a obra que se segue, vinte anos depois, de os mesmos autores, Amadeu Costa (falecido em 1999) e Manuel Freitas, terem apresentado o livro “Ouro Popular Português” (Lello & Irmão-Editores), rapidamente esgotado.
Uniarte Gáfica, S.A. edita este livro de 270 páginas em português e inglês, com centenas imagens de peças da nossa ourivesaria tradicional, a sua história e os belíssimos trajes de Viana.
Muitas jovens bonitas e pessoas públicas, como Amália Rodrigues, Betariz Costa, a artista Joana Vasconcelos ou as fadistas Kátia Guerreiro e Joana Amendoeira ofereceram a sua imagem “ostentando” peças da ourivesaria tradicional com toque de modernidade.
Pretendemos, com esta obra, homenagear os grandes artistas de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, gente de quem nos podemos orgulhar e de cujas mãos saem as mais belas peças de ourivesaria de todo o mundo."
O local emblemático da cidade foi pequeno para tanta e tanta gente. Muitos ficaram à porta, no páteo, nas escadas, na praça e rua da Bandeira.
O livro lançado reverte a favor do berço e o espóleo do ouro foi entregue aos vianenses na Fundação "Eduardo Freitas" e a assinatura do protocolo com a Câmara e a Associação Empresarial.
Sem comentários:
Enviar um comentário