AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 31 de julho de 2011

CECAN-RD - Honra e Mérito :Maria Madalena Pereira magalhães Fernandes da Ponte-Viana do Castelo

CECAN-RD - Honra e Mérito


Maria Madalena da Ponte























Maria Madalena Pereira Magalhães Fernandes da Ponte nasceu em 1935, a 18 de Outubro, filha de António Gonçalves de Magalhães Júnior e de Beatriz Pereira de Sousa, ele agricultor, caçador… e a mãe era costureira e doméstica. A Madalena era a mais velha dos irmãos, a saber por ordem decrescente: Maria José, Maria Assunção, António, Albertino e José Alberto, todos muito bem casados, quase todos com geração e todos já com netos: bem preparados para a vida. Todos licenciados…

Natural de Geraz do Lima, onde andou na Escola de Sta Maria e fez a 4ª classe, estudou e foi regente escolar durante 6 anos. Depois foi fazer um curso de enfermagem, em Coimbra. É enfermeira.

Casou com 24 anos, em Lisboa, na Basílica da Estrela, com Carlos Manuel Lemos Fernandes da Ponte de quem teve um casal de filhos: Madalena Maria, funcionária pública, solteira; e Carlos António, funcionário público no Porto, casado e sem geração.

Gosta muito de ler. O seu marido era muito caseiro e está viúva há catorze anos. Nos tempos livres continua a dedicar-se à leitura, sudóculo, palavras cruzadas e a passear com as colegas professoras com quem muito convive.

Um dia, após a viuvez, pedi-lhe para ajudar a Paróquia ou o Cecan/rd, onde esteve seis anos, e com o Xico da Serra, o António Puga, Comissário Rego mantiveram o Centro Comunitário de Apoio ao Necessitado – Recolha e Distribuição de roupas, calçado, electrodomésticos e mobília aos pobres... com devoção, ela supervisionava todo o trabalho.

Aquele trabalho que agora é gerido pela Rosa Amélia.

A Madalena viu-se forçada a abandonar esta actividade que fazia com alma e coração por motivos alheios à sua vontade…

Agora tem ajudado indirectamente o Cecan/rd, mas tem colaborado com a Caritas de Viana.

Teve há uns meses um problema de saúde na coluna lombar, pelo que, há três meses, se encontra em recuperação e esperamos que seja rápida e boa para contarmos com ela a servir os outros.

Sem comentários: