AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 8 de julho de 2011

IRMÃS CARMELITAS DESCALÇAS VIANA DO CASTELO - ANTIGO CONVENTO DO DESTERRO: JESUS, MARIA E JOSÉ

IRMÃS CARMELITAS DESCALÇAS SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DO CARMO


CARMELO DE SANTA TERESINHA 2011.VII. 16-SÁBADO, 16,30 VIANA DO CASTELO


ACLAMEMOS O SENHOR, RECORDANDO OS BENFICIOS DA VIRGEM MARIA, MÃE DO CARMELO! REVERENDISSIMOS SENHORES REITORES DAS PARÓQUIAS NA CIDADE DE VIANA DO CASTELO SÉ CATEDRAL– SANTA MARIA MAIOR


NOSSA SENHORAS DE MONSERRATE- S. DOMINGOS


NOSSA SENHORA DE FÁTIMA




A Solenidade de Nossa Senhora do Carmo é uma das maiores e mais estimadas solenidades na Vida e Tradição deste Carmelo, para a qual costumamos convidar os familiares, benfeitores e amigos. Assim, além da missa conventual da manhã, é tradição nossa ter uma celebração eucarística vespertina, às 16,30, hora mais favorável à presença dos nossos convidados.


Sendo dada a nossa vida consagrada a Deus no escondimento da clausura, em confiante silêncio caminhamos sem termos grandes actividades que, tornando-nos mais conhecidas, talvez pudessem servir um mais eficaz despertar de novas vocações. Apesar do escondimento clausural, de todos os cantos da cidade batem à porta do nosso convento pedindo orações, como ajuda e amparo para os males que os afligem. Há também benfeitores com a Divina Providencia nos sustenta.


As grandes Solenidades da Ordem do Carmo celebradas neste Carmelo são oportunidade para escrevermos aos Reverendos Reitores das Paróquias, pedindo o favor de anunciarem a tradicional celebração vespertina, e, se possível como concelebrantes, virem também. Além disso, ousamos pedir o favor para, da comunidade paroquial de Vossa Reverência, haver um grupo significativo de fiéis que venha participar na celebração da Eucaristia, e a constituírem-se nossos amigos e colaboradores espirituais. Por esses Grupos, dentro do esclarecido zelo pastoral de Vossa Reverencia, rezamos a fim de se tornarem um ajustado instrumento no despertar novas vocações, em particular, para este Carmelo de Santa Teresinha que delas se encontram tão carenciado.O Carmelo tem a finalidade de criar um espaço de



recolhimento, solidão e silêncio,

onde se possa procurar mais livremente a Deus

e viver não só para Ele e com Ele, mas também exclusivamente d’Ele.


As primeiras 5 carmelitas que vieram para Viana foi no ano 1885. Vieram de Coimbra.


«No mosteiro, tudo está orientado para a busca do Rosto de Deus,

e tudo é reconduzível ao essencial

porque só é importante aquilo que nos aproxima de d’Ele»

João Paulo II





Através da oração, particularmente pela celebração da liturgia, e da sua imolação quotidiana, as carmelitas intercedem por todo o povo de Deus e unem-se à acção de graças que Jesus Cristo eleva ao Pai.





Vivida na expectativa vigilante da vinda do Senhor, a clausura torna-se uma resposta ao amor absoluto de Deus pela Sua criatura.

É particularmente apropriada para uma vida integralmente orientada para a contemplação.

Constitui um sinal da defesa sagrada com que Deus preserva a Sua criatura e é uma forma singular de pertença exclusiva a Ele.





A contribuição concreta das Carmelitas para a evangelização, é de ordem eminentemente espiritual, como alma e fermento das iniciativas apostólicas, deixando a participação activa para aqueles a quem compete por vocação.

Quando uma pessoa se entrega a Deus como Sua propriedade absoluta, torna-se uma dádiva de Deus para todos.





As Carmelitas oferecem à Comunidade cristã e ao mundo de hoje

um anúncio silencioso e um testemunho humilde do mistério de Deus.



As Carmelitas revivem e continuam na Igreja a presença e a obra de Maria. Acolhendo o Verbo na fé e no silêncio adorador, colocam-se ao serviço do ministério da Encarnação e, unidas com Jesus Cristo na Sua oblação ao Pai, tornam-se cooperadoras no mistério da Redenção. Como no Cenáculo Maria com a sua presença orante, guardou no seu coração as origens da Igreja, assim está confiado ao coração amante e às mãos erguidas das religiosas claustrais o caminho da Igreja.






O Venerando Prelado Diocesano, de quem este Carmelo depende como seu Hierárquico Superior Maior, informou-nos que, no ano em curso, desejava presidir a esta Solenidade no Convento dos nossos Padres Carmelitas. Para o próximo ano, esperamos a graça dessa veneranda e desejada presença. Desde já agradecemos a resposta de Vossa Reverencia, acompanhado pelos fiéis que representem a Paróquia confiada.


2011-07-08, 0 Carmelo de Santa Teresinha

Sem comentários: