AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santa Luzia de Viana do Castelo-Portugal-Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus

"A Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia está situada no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, em Portugal, donde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima (lethes) com o seu vale, e todo o complexo montanhoso, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.




O projecto da igreja é do arquitecto Miguel Ventura Terra, com óbvia inspiração na Basílica de Sacré Cœur em Montmartre, Paris.



O início dos trabalhos foi em 1903 por iniciativa do padre António Martins Carneiro.



ESTA INICIATIVA TEVE A VER COM A FEBRE PNEUMÓNICA E PARTIU DE UM VOTO DOS VIANENSES EM CONSTRUIR  NA MONTANHA DE SANTA LUZIA UM TEMPLO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E SUBIR EM PEREGRINAÇÂO TODOS ANOS NO DIA A SEGUIR À FESTA LITÚRGICA DO SAGRADO CORAÇÂO DE JESUS


Ventura Terra seria substituído em 1925 pelo arquitecto Miguel Nogueira que orientou a última fase das obras. Edificada sobre uma planta em forma de cruz grega. A sua arquitectura tem elementos neo-românicos, bizantinos e Góticos.





Viana do Castelo vista da basílica.Na entrada está colocada uma de estátua bronze do Coração de Jesus do escultor Aleixo Queirós Ribeiro, inaugurada em 1898.



No interior, o altar-mor, tem dois anjos da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, ao centro encontra-se o coração de Jesus (réplica do trabalho em bronze do escultor Aleixo Queirós Ribeiro) trabalho acompanhado pelo Jovem escultor Martinho de Brito, as obras foram esculpida em mármore de Vila Viçosa.



Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva. A Basílica, possui ainda um Carrilhão composto por 26 sinos.




Todo o trabalho no granito e no mármore são fruto da dedicação e profissionalismo de Emídio Pereira Lima, mestre canteiro.



O santuário só ficaria concluída em 1943, embora tenha sido aberto ao culto em 1926.



Bem perto situa-se uma citânia também conhecida por Cidade Velha."

Wikipédia                                                                                       
O Sublinhado é meu...                                                                     

Sem comentários: