O projecto da igreja é do arquitecto Miguel Ventura Terra, com óbvia inspiração na Basílica de Sacré Cœur em Montmartre, Paris.
O início dos trabalhos foi em 1903 por iniciativa do padre António Martins Carneiro.
ESTA INICIATIVA TEVE A VER COM A FEBRE PNEUMÓNICA E PARTIU DE UM VOTO DOS VIANENSES EM CONSTRUIR NA MONTANHA DE SANTA LUZIA UM TEMPLO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E SUBIR EM PEREGRINAÇÂO TODOS ANOS NO DIA A SEGUIR À FESTA LITÚRGICA DO SAGRADO CORAÇÂO DE JESUS
Viana do Castelo vista da basílica.Na entrada está colocada uma de estátua bronze do Coração de Jesus do escultor Aleixo Queirós Ribeiro, inaugurada em 1898.
No interior, o altar-mor, tem dois anjos da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, ao centro encontra-se o coração de Jesus (réplica do trabalho em bronze do escultor Aleixo Queirós Ribeiro) trabalho acompanhado pelo Jovem escultor Martinho de Brito, as obras foram esculpida em mármore de Vila Viçosa.
Os vitrais das rosáceas foram executados na oficina de Ricardo Leone, em Lisboa, o fresco que representa a via-sacra e a Ascensão de Cristo, na cúpula, tem como autor, M. Pereira da Silva. A Basílica, possui ainda um Carrilhão composto por 26 sinos.
Todo o trabalho no granito e no mármore são fruto da dedicação e profissionalismo de Emídio Pereira Lima, mestre canteiro.
O santuário só ficaria concluída em 1943, embora tenha sido aberto ao culto em 1926.
Bem perto situa-se uma citânia também conhecida por Cidade Velha."
Wikipédia
O Sublinhado é meu...
Sem comentários:
Enviar um comentário