Serra de Arga Vigário de Viana diz que a Senhora do Minho é o santuário de todos os minhotos
2008-07-06
ana peixoto fernandes
É um sonho com quase 70 anos, 24 dos quais com obra a fazer. O Templo da Senhora do Minho é inaugurado este Domingo. Custou meio milhão de euros e é visto pela Diocese de Viana do Castelo como a igreja de "todos os minhotos"
A ideia de dois párocos do concelho de Ponte de Lima, que nos anos quarenta do século passado queriam ver sinalizada no alto da Serra de Arga a devoção à Senhora do Minho, vai, finalmente, concretizar-se com a inauguração, hoje, de um majestoso templo.
A aspiração que começou a ser alimentada ainda o distrito de Viana se encontrava sob a alçada da Arquidiocese de Braga, atravessou os três bispados da jovem Diocese de Viana do Castelo, entretanto criada há 25 anos, até se transformar em realidade. Hoje, edificada a mais de 700 metros de altitude, num concorrido planalto onde mora a imagem da Senhora do Minho, trajada com vestes regionais, a obra passou pelas mãos dos bispos D. Júlio Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho, e vai ser inaugurada por D. José Augusto Pedreira.
O novo templo tem a traça de um arquitecto de Viana do Castelo, Ovídeo Carneiro, mas antes dele outros dois arquitectos chegaram a fazer esboços para um espaço, que para ser colocado em pé necessitou de um investimento superior a meio milhão de euros.
"É um templo de todos porque toda a gente concorreu para a sua construção e pretende ser um santuário para todos. Cada concelho do Alto Minho tem o seu santuário, mas a Senhora do Minho aparece como o santuário de todos eles", disse, ao JN, o Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo e Comissário do Bispo para a Confraria de Nossa Senhora do Minho (criada em 1946), Sebastião Pires Ferreira.
Até à sua concretização, o sonho dos dois antigos párocos da vila de Ponte de Lima e de Estorãos, naquele mesmo concelho, somou, em vários momentos, anos de espera. net
Sem comentários:
Enviar um comentário