AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A Falar de Viana


A Falar de Viana

Viana é a minha terra. Se em Mazarefes nasci, Mazarefes é de Viana e eu sou vianense dos quatro costados.
Gostaria de ser a voz daqueles que não tiveram voz, de ser o nome daqueles que nunca foram nomeados como gente pela qual esta terra, este concelho, esta cidade é o que é hoje. Temos, como por exemplo os Arezes, os Brancos, os Cabanelas, os do Paulo e os do Pedro, os do Maduro e os do Cambão, os do Galo e os do Felgas, os dos Gaivotos e os do Camilo, os Valinhas e os do Balinha, os dos Fornelos e os do Outeiro, os do Vieira e os Tanásios, os Delgados e os Parentes, os do Cunha e os do Correia de Sousa, que provavelmente nunca tiveram nenhuma intervenção pública na vida da cidade, mas fizeram parte da vida da mesma.
Isto já é demais. São muitas famílias, mas temos os do Viana e os do Sousa, os do Puga e os do Pintor, os dos Pereiras e os do Socorro, os Alves e os Castros, os dos Silvas e os do Azevedo, os Valenças e os dos Limas, os Coelhos e os Casanovas.



                                                             Apenas uma parte dos muitos vianenses que estão no coração.


Nem todos estes já apontados fizeram ou deixaram rastos públicos porque ninguém lhes deu importância ou atenção.



Nos Claustros de S. Domingos: Aqui ainda se reconhecem alguns sacerdotes como: Mons. Corucho, Cón. Borlido; Padre Lopes Lima e abade do Castelo do Neiva; Padre Cepa, Dr. Luciano Afonso dos Santos Reis; Padre Domingos Sobreira, Padre José Coutinho (nat.de Mazarefes) e prior de Anha; Padre José Pinto, (nat. de Mazarefes) e reitor de Vila Fria; Padre Quintas Neves; Padre António Matos, (nat. de Vila Franca); Padre António Quesado, prior de Vila Franca, o padre que me batizou; Padre Maciel de Matos, Nat. de Mazarefes e abade da Meadela, Padre Daniel Machado, Padre Constantino Macedo, Padre José Sores Ribeiro, Padre Manuel Quintas(?) e outros que poderão ser reconhecidos…


                                                                
                                                              Mons. Corucho com a Comissão de festas de Santa Filomena.


Nos claustros do Asilo das Meninas Órfãos e Desamparadas, hoje, Lar de Santa Teresa

                    Os da Abelheira e Bandeira na festa de S Simão de Mazarefes


Entre eles ainda há os Passos e os do Rodrigues, os dos Zamiths e os dos Santinhos, os de Castel-Branco e os Dias, os Cavaleiros e os dos Rosas, os Urbanos e os Malheiros, os Loureiros, os do Pinto, os do Coco, os do Gonçalves e os dos Meiras, os do Oliveira e os do Galvão, os do Gomes e os do Carvalho, os do Melo e os do Machado, os Afonsos e os Esteves, os Costas e os Moreiras, os dos Trailas e os dos Araújos, os do Borges e os do Brito, os do Ferreira e os dos Cardonas, os do Botelho, os dos Fernandes e os dos Barbosas, os do Arieira e os dos Carvalhidos, os do Novo e os dos Santos, os da Torre e os do Faria, os Salgados e os Francos, os do Sousa e os do Peixoto, os do Miranda e os do Vila, os do Cerqueira e os do Fraga, os do Felgueiras e os do Lopes, os dos Campainha e os do Noronha, os do Matias e os do Morais, os do Sá e os dos Patos, os de Ferraz e os do Teixeira, os do São João e os do Simões, os do Menezes e os do Pimenta, os do Freitas e os do Rio, os do Barreto e os do Ribeiro, os do Veiga, os do Arantes e os dos Palmas, os do Serafim e os do Marinho, os do Alheira e os do Caldeira, os do Matos e os do Rijo, os do Sales e os do Monteiro, os do Bezerra e os do Sordo, os Mendes e os do Esperança, os do Freire e os do Abreu, os do Barros e os dos Filgueiras e os do Mota, os do Bazenga e os do Braga, os do Lomba, os do Cardoso e os do Cruz, os dos Bravos, os do Gigante e os do Rego, os do Arriscado e os do Soares, os do Dantas e os da Ponte, os do Salgueiro e os do Baptista, os do Amorim e os do Rodrigues, os do Sérvio e os do Pedra, o os Marques e os dos Ramos, os do Tiago e os dos Moreiras, os dos Borjas Serafim e os do Brandão, os Flores e os do Cachadinha os do Coimbra e os do Castelejo, os do Couto e os do Fidalgo os do Caridade e os dos Almeidas, os do Pires e os do Leite, os do Maia e os dos Magalhães, os do Costa e os do Rolo, os do Martins, os do Ribeiro e os do Reis, os do Mesquita e os do Soares, os do Conceição e os do Carneiro…
Estes são os que ainda eu conheço, e conheci, estão à minha volta, ou conviveram comigo e já nos deixaram. É possível que haja algum lapso por falta de alguém, mas todos estão na mente de Quem tudo pode e é omnisciente.
No entanto, desde a minha primeira infância conheci e convivi com a família Teixeira da Rua Major Xavier da Costa, cortada pela Praça Primeiro de Maio; pela família Camelo do Largo de São Domingos; pela família Dantas da Rua de São Sebastião (Manuel Espregueira); pela família Carvalho, ferragista; pela família da Ritinha do Forno; pela família Sousa Pinto da Rua da Piedade (Mateus Barbosa); pela família Meira, também da Rua da Piedade; pelas famílias dos advogados Ribeiro da Silva, Oliveira e Silva e Henrique da Silva; pela família da Padaria da Ponte; pela família do Gandra, pelo Dr. Araújo Cunha e pelo Monsenhor Daniel Machado. De alguns conservo fotografias de mais de 80 anos, feitas no quintal dos meus avós.
Na minha memória ainda está a obra da residência paroquial da Matriz de Santa Maria Maior ou pelos seus arranjos, pois me aproximei algumas vezes dela para ver à beira o que acontecia, próprio da curiosidade de infância. Hoje, a Matriz é a Sé Catedral!...
E segundo me constou era esta construção a residência, pois o Monsenhor Corucho vivia numa casa própria à Rua de Santo António e o Pe. Araújo Cunha, que lhe sucedeu na Paróquia, e vivia também a seguir à Escolar Gráfica, na Rua da Bandeira, bastante distante, mas do mesmo lado, onde depois passou a parte baixa às alcatifas e cortinados do Cruz.


                                                                     Os da Bandeira e Abelheira na festa de S João D`Arga

A maioria dos nomes que nomeei e outros que ficaram esquecidos aqui, de agora e de outros tempos da minha infância ficam esquecidos na história do desenvolvimento da minha cidade. Para mim é uma honra para aquelas famílias que não têm registos, imagens ou reconhecimentos que procuro trazer hoje ao de cima.
Qualquer um deles com mais ou menos disponibilidade, trabalho, habilidade na arte de servir os senhores da fidalguia foram esquecidos ou ficarão enterrados para sempre, ou nas prateleiras de papéis e registos por coisa boa ou má, como por exemplo um nascimento, um prémio ou um crime. No entanto, para mim, nem tudo é tão bom, nem tão mau, e tudo fez e faz parte da nossa história.
Aqui fica este registo a falar de Viana porque a falar de Viana gosto de falar dos que não têm voz, nem rosto para a geração futura, quer a nível fotográfico ou imagiológico para registo na memória do Coração dos Homens. Esta memória do Coração é sempre a maior gratidão que nos levará a todos a um futuro de sucesso da nossa Terra que é Viana!
A falar de Viana e por Viana a lembrar todos os nossos antepassados como as lavadeiras da Abelheira, os agricultores e os lavradores, os carreteiros e os funileiros, os ferradores e os lenhadores, os vendeiros e os ferreiros, os fogueteiros e os sapateiros, os caseiros e os ferreiros, os escravos e os criados, os jornaleiros e os padeiros, os pescadores e os trabalhadores na estiva, os matadores e tosquiadores, os barbeiros, jardineiros e os canteiros, os engraxadores e amoladores, os grandes e os pequenos, os que criaram postos de trabalho, os que exploraram mão-de-obra e os injustiçados, os que aos olhos dos vianenses se salvaram ou condenaram nesta Terra que deve reconhecer, perdoar e saber que o sucesso de hoje foi um esforço do passado conjugado com o presente.
                                                                                                                                 Artur Coutinho


Sem comentários: