AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dar Alma à Vida XCIX

Dar Alma à Vida XCIX


Dar Alma à Vida não é propor o diálogo, mas dialogar com a natureza; sem ser a partir de certezas científicas absolutas que poderão não conduzir a adopção de medidas eficazes que impeçam a degradação da natureza ou do seu meio ambiente. 
Dar Alma à Vida é gerar medidas que não transfiram meios mais danosos para o meio ambiente ou para as pessoas que nele habitam, sobretudo, os mais frágeis, os mais pobres. Dar Alma à Vida é elaborar projectos alternativos em caso de dúvida, pois nem sempre será possível chegar a consensos. 



Dar Alma à Vida é ser honesto e transparente para que as ideologias ou os interesses particulares não se sobreponham nem lesem o bem comum. Dar Alma à Vida é colocar o poder político e económico a dialogar entre si, tendo em vista o bem comum, sem esquecer a integridade da pessoa humana: matéria e espírito e a sua religião seja ela qual for. Não seria ético o contrário porque para dar Alma à Vida é necessário uma lógica própria que deixa espaço para uma sincera preocupação pelo ambiente sem pôr de lado o espaço para os lentos, os fracos ou menos dotados e que possam também “singrar na vida” independentemente do êxito alguns com interesses individualistas, consumistas, materialistas. 


Dar Alma à Vida é ver com amplitude de uma reformulação integral que abrange um diálogo interdisciplinar os vários aspectos da crise. 
Dar Alma à Vida não é desculparem-se mutuamente, pela economia e a política, pela pobreza ou degradação do meio ambiente. “A unidade é superior ao conflito” cita este princípio o Papa Francisco. Dar Alma à Vida é dar espaço à religião no debate político, pois os princípios éticos para a razão é capaz de perceber, sempre podem reaparecer sob distintas roupagens e expressos com linguagens diferentes incluindo a religiosa. 
Dar Alma à Vida é descobrir a razão da obra criada. A economia e a política não podem tomar decisões que contrariem esta causa.

Sem comentários: