AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Casa do Zé Brasileiro

                  

                   Casa do Zé Brasileiro




Manuel Francisco dos Reis, casado com Rosa Ribeiro da Silva, moradores no lugar da Namorada, conhecido também por lugar do Souto, tiveram um filho chamado José Francisco dos Reis, nascido em 1861 que casou, em 1892, com Maria Rodrigues Leite, da família “dos Piscos”, filha de José Rodrigues Vaz e Teresa Joaquina Leite
Foram residir em casa do irmão já falecido, o Manuel Júnior, no lugar de Gavindos, onde hoje é a Casa do Necas Reis. Depois comprou aos “Vieiras”, que eram cesteiros, a casa onde hoje residem. Custou 400.000 réis.
Deste casamento nasceram 7 filhos, a saber:
Maria, a Rosa, o Manuel, a Emília, o Avelino, a Ana e o José.
MARIA - casou com o José Rodrigues de Araújo (dos Catrinos) e foi mãe de 3 filhos: a Conceição, a Maria e o Manuel.
O Manuel ficou em casa e casou com Rosa Coutinho (da Tia Deolinda do Cruzeiro) e é pai de 5 filhos para além de uma menina Olívia que morreu, a saber:
- Artur, casado com Maria Helena Rocha e pai de Filipa.
- Abel, casado com Maria de Fátima Pinto e pai de Abel Filipe.
- Maria da Conceição, casada com Manuel Costa e mãe de Paulo Jorge e Diogo José.
- José, casado com Rosalina Maltez e pai de Ricardo e Patrícia.
- Manuel, casado com Rosa e pai de Bruno Miguel e Catarina.
A Maria casou para Anha com José Lopes Novo e não tem filhos.
A Conceição e casou com um primo Manuel Rodrigues Coutinho.

ROSA - faleceu muito jovem, vítima de pneumónica,
MANUEL - casou com a Ana Barbosa (do Xico Ferreiro) e foi pai de 3 filhos: o José, a Maria e o Manuel. O José casou com a Conceição Valada e tem uma filha. A Maria casou com Manuel Pereira e tem 3 filhos, uma filha deficiente faleceu aos 19 anos. O Manuel é solteiro.
EMILIA - ficou solteira.
AVELINO - emigrou para o Brasil e por lá morreu sem voltar e deixou o filho Agostinho que é casado com Teresinha e com netos. Já nos visitou.
ANA - casou com o João Gonçalves Barreto e é mãe de 5 filhos: o Manuel, a Maria, o José, a Conceição e o Narciso.
O Manuel casou com Maria Coutinho, de Vila Franca, sobrinha do Joaquim Coutinho (o fidalgo, marido da Marta do Alexandre) e é pai de 3 filhos; Ana, Lucinda e o Pedro Avelino, que morreu afogado no rio Lima com cerca de 14 anos, a Maria que casou com Manuel Alves Pereira e não tem filhos, o José que casou com Maria do Céu Rodrigues Coutinho e é pai de 2 filhos, a Conceição que casou com António Alberto Borlido e é mãe de 3 filhos e o Narciso que casou com Albina Vaz (dos Piscos) e é pai de duas filhas.
JOSÉ - ficou em casa e casou com a Beatriz do Cunha. O José ficou conhecido pelo José brasileiro sem ter ido ao Brasil, tendo herdado a alcunha de “brasileiro” do pai, que saiu da casa dos brasileiros e esse sim devia ter estado em Minas Gerais.

O Zé brasileiro, que tinha casou com a referida Beatriz. Mais tarde levou para casa a sobrinha, filha da Maria e de José Rodrigues de Araújo, chamada Maria da Conceição Vaz de Araújo que casou com o Manuel Rodrigues Coutinho, filho do José Cordoeiro e da Deolinda do Alexandre, da casa junto ao Cruzeiro, que também não deixaram descendentes.  

Sem comentários: