AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Casa dos Claras

Casa dos Claras
Apontamentos que completam ou vão completar outros em relação ao cruzamento de famílias –                                                por actualizar em 2017

Foi conhecida pela Casa da Clara, a única mulher de nome Clara ao seu tempo a única residente na terra e na casa onde nasceu, e deu origem aos Araújos Amorins, motivo pelo qual deu o nome à Casa.
Depois, tendo casado e de ter sido mãe de três filhos varões e de uma filha , surgiu o nome no plural, “A Casa dos Claras”, como hoje é conhecida.



Esta casa situa-se à Rua Manuel Vaz Coutinho, um antigo caminho que unia a Conchada, o Montezelo e a Repeidade  à igreja paroquial, Boas-Novas, à Regadia, ao Redondelo e também a Vila Franca até à cruz de pau. A primitiva casa ficava mais dentro do terreno e deveria ter surgido nos finais do séc. XVIII. Era inicialmente muito pequena e térrea mas, no tempo de infância da Clara (nascida em 1882) foi erguida no actual local, tendo para isso contribuído, ainda, o trabalho infantil da Clara, à frente dos bois, para arrastar do Monte a pedra necessária à sua construção. 
A Clara casou com António Pereira, de Vila Fria, agricultor e construtor de vinhas com arame. Este casal teve 5 filhos, como vem descrito no capítulo “Casa dos Araújos Amorins”.
Este casal teve 5 filhos: o José que foi o primeiro e morreu criança; depois outro José que veio para o lugar do primeiro, solteiro, e morreu já com boa idade, mas de acidente caindo de uma meda; o António que casou com Maria Vaz Coutinho, conhecida pela “Russa” , alcunha que herdou da mãe, e pais de uma filha chamada Rosa que por sua vez casou com Vasco Bandeira e deram ao mundo dois filhos, o António Alberto e o José Rui; a Maria que casou com o José da Cunha Forte e foi mãe da Deolinda casada com José (de Alvarães) e mãe de um casal de filhos; e o Manuel que casou com Maria Barreto e não tem filhos.



Sem comentários: