AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 29 de maio de 2012

IGREJA CATÓLICA---E os Missionários segundo outra imprensa JN

O NÚMERO de missionários católicos portugueses espa­lhados pelo Mundo está a di­minuir. Mulheres jovens e li­cenciadas são a maioria dos missionários leigos.

De acordo com Inquérito sobre os Missionários, Mis­sionárias e Leigos Portugue­ses em Missão Ad Gentes em 2012, divulgado pela agência Ecclesia, a Igreja Católica em Portugal tinha, no ano passa­do, 699 missionários, en­quanto em 2009 tinha 785, o que representa uma a quebra de 84 elementos.

Jovens do sexo feminino, li­cenciadas, financeiramente autônomas e ligadas a áreas orientadas para a ajuda ao  próximo, como a educação e a saúde, é o perfil mais habi­tual dos leigos missionários, de acordo com o estudo Vo­luntariado: missão e dádiva, da Fundação Fé e Coopera­ção. Quem resolve dedicar-se a uma missão “sofre uma es­pécie de chamada interior” e está disposto a “colocar o seu saber e disponibilidade ao serviço do outro”, aponta o retrato dos missionários, tra­çado a partir de dados reco­lhidos junto de 57 organiza­ções de cooperação para o desenvolvimento.
Atualmente, os missioná­rios e missionárias leigos são em maior número (287), se­guindo-se as religiosas (208) e os missionários padres e re­ligiosos (203).Analisando os destinos das  missões portuguesas, verifi- ca-se que o Brasil é o país onde há mais missionários e mis­sionárias consagrados (81). Já Moçambique é o destino que mais acolhe missionários lei­gos (121). África é o continen­te onde a presença de missio­nários portugueses.

Sem comentários: