De acordo com Inquérito sobre os Missionários, Missionárias e Leigos Portugueses em Missão Ad Gentes em 2012, divulgado pela agência Ecclesia, a Igreja Católica em Portugal tinha, no ano passado, 699 missionários, enquanto em 2009 tinha 785, o que representa uma a quebra de 84 elementos.
Jovens do sexo feminino, licenciadas, financeiramente autônomas e ligadas a áreas orientadas para a ajuda ao próximo, como a educação e a saúde, é o perfil mais habitual dos leigos missionários, de acordo com o estudo Voluntariado: missão e dádiva, da Fundação Fé e Cooperação. Quem resolve dedicar-se a uma missão “sofre uma espécie de chamada interior” e está disposto a “colocar o seu saber e disponibilidade ao serviço do outro”, aponta o retrato dos missionários, traçado a partir de dados recolhidos junto de 57 organizações de cooperação para o desenvolvimento.
Atualmente, os missionários e missionárias leigos são em maior número (287), seguindo-se as religiosas (208) e os missionários padres e religiosos (203).Analisando os destinos das missões portuguesas, verifi- ca-se que o Brasil é o país onde há mais missionários e missionárias consagrados (81). Já Moçambique é o destino que mais acolhe missionários leigos (121). África é o continente onde a presença de missionários portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário