AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A CAPELA DA SENHORA DAS BOAS - - NOVAS EM MAZAREFES



A CAPELA DA SENHORA DAS BOAS -

- NOVAS EM MAZAREFES


            Está situada esta capela no centro da freguesia passando-lhe junto a estrada municipal do mesmo nome e que liga as estradas nacionais n.º 213 e n.º 308.
            Trata-se de uma capela bastante ampla, cujas proporções se confundem com uma igreja paroquial levando até ao engano. Muitos dos que transitam pela primeira vez pela referida estrada pensem que estão a passar pela igreja da Freguesia. É uma grande capela com uma linda torre de relógio e campanário.
            Não se sabe de quando data a sua fundação. Uma vaga tradição atesta-nos que, a princípio, seria uma pequenina capela escondida entre oliveirais como acontecia naquele tempo com muitas outras. Também é vulgar ouvir-se dizer a pessoas idosas que a princípio era uma capela sob a invocação da Senhora dos Prazeres, a quem o povo designava somente pelo nome de «Senhora», como se encontra em documentos antigos, sítio da Senhora.
O nome «Senhora das Boas-Novas», dizem, foi inspirado pela devoção do povo quando viu abandonar os lares os seus entes queridos à procura de uma vida melhor em terras do Brasil. É evidente que a gente de Mazarefes mergulhada na saudade e na incerteza ia ajoelhar-se aos pés da «Senhora» a pedir as «boas novas» e, como testemunho de gratidão ou inconscientemente através do tempo lhe teriam mudado o nome, vindo o novo título de glória - «A Senhora das Boas-Novas» que ainda hoje vigora e vigorará.
            A sua fundação deve remontar a alguns séculos atrás, talvez ao século XV ou XVI.
            No século XVIII foi instituído o morgadio da Senhora das Boas Novas que teve vida efémera.



            Na sua forma actual, diz o P.e Matos na monografia manuscrita, foi construída em 1805 com muita pedra aproveitada da antiga igreja paroquial em ruínas «S. Simão da Junqueira», trazida para ali em carros de bois.
            Foi, portanto, em 1805 ampliada e reconstruída a expensas do P.e Manuel Martins de Carvalho, filho desta terra que, por essa ocasião, havia regressado do Brasil.
            Depois, a expensas de um devoto, lavrador Manuel Augusto Fernandes Barbosa, desta freguesia e de quem já falei no artigo sobre a «Casa das Marinheiras», foi erecta a torre, em 1901 (1).
            Em 1911 foi colocado o relógio que ainda hoje admiramos, adquirido com uma subscrição feita entre a gente da terra a trabalhar no Brasil.
É nesta capela que se realiza, no Domingo de Pascoela, a maior das festas desta freguesia, chamada a Romaria da Nossa Senhora das Boas-Novas, à qual acorrem inúmeros forasteiros das freguesias circunvizinhas e até de Viana, em especial, da Ribeira. As famílias dos pescadores não só no dia da festa, mas durante todo o ano vão ali agradecer à Virgem as boas novas dos seus ausentes, daqueles que sobre as águas do mar, em horas difíceis, imploram a sua protecção.
            Em 1960 surgiu a cruz luminosa que se encontra sobre o vértice superior da torre, devendo-se essa iniciativa à Comissão de Festas desse ano.
            Fizeram obras no tecto em 1960.
            Em 1964 substituíram o pavimento de pedra por taco de madeira e foram colocados os azulejos.
            Também é recente a construção dos coretos que se vêem no adro.
            Mais obras se fizeram em 1971, sendo reduzida a sacristia nas suas dimensões e aproveitando-se o resto para ficar aberto à capela-mor com altar voltado para o povo.

13 de Maio de 1974
(1)  –Serão, nº139.

 Observação: A estrada de ligação de que se fala foi cortada agora pelo Caminho de Ferro com o fecho a passagem de nível no sítio da Broeira. Também o visual actual é diferente e de grande beleza, nobreza e dignidade. É pena  a estrada ter sido cortada porque agora menos gente passa por alí.

Sem comentários: