Zaqueu é uma personagem bíblica importante para nos ajudar a compreender o Amor de Deus. Assim, "apesar da falta de méritos, Zaqueu é justificado por Nosso Senhor".
""Jesus disse-lhe: 'Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é filho de Abraão.10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido'".
Nosso Senhor usa aqui a palavra casa num sentido mais profundo, referindo-se, como vimos, à alma do anfitrião. Pois "foi nesse momento que a fé de Zaqueu, a sua obediência, o seu desinteresse e a sua caridade fizeram dele um verdadeiro filho de Abraão". Assim, ao afirmar "hoje a salvação entrou nesta casa", Jesus declara solenemente que esse homem está perdoado.
Antes de encontrar o Divino Mestre, Zaqueu era um pecador que corria atrás do lucro, por vezes ilícito. Entretanto a graça introduziu na sua alma o desejo de ver aquele que "veio procurar e salvar o que estava perdido", e o publicano correspondeu.
Buscar Nosso Senhor, subir à árvore, descer depressa ao ser chamado, receber com alegria e atender com generosidade: eram sintomas de abertura e de acolhimento também.
"Quem considerava grande e inefável felicidade o facto de vê-lo passar, mereceu imediatamente tê-lo em casa"."
Quem já tem ido a Jericó, sabe que os seus habitantes mostram hoje ao peregrino, o sicómoro onde Zaqueu teria subido para esperar por ver Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário