AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um Vigário Geral com Honra e Mérito - 25 anos de vigararia - Histórias de Vida

Um Vigário Geral com Honra e Mérito - mais de 25 anos de vigararia

O Rio Âncora nasce em S. Lourenço, quase na primeira veiga, com várias nascentes,l á no alto da serra d’Arga, ao lado do atalho da Montaria para S. João d’Arga. Do lado sul, na Foz, isto é, do lado da margem esquerda existe a Freguesia de Âncora (Stª Maria) e do lado direito do Rio Vila Praia de Âncora e Riba d’Âncora, acima do Âncora, mais para nascente.

Foi esta terra que acolheu em 7 de Janeiro de 1944, um menino a quem lhe deram o nome cristão de Sebastião quando o levaram à pia baptismal, indo buscar o “Pires” pelo lado da mãe, Palmira de Jesus Pires, “uma santa mulher” e o “Ferreira” pelo lado do pai, Carlos Ferreira; bom homem. Do avô materno, carpinteiro, tenho, no meu blog, uma fotografia de uma fechadura completa de madeira com chave e linguetes, que se presume ser do avô Sebastião José Parente Pires, pertencente agora à minha cunhada.

Nas fotos que se mostram, vê-se esse Sebastião adolescente na C. Solene, e, em outra, vê-se o Almirante Ramos Pereira e sua esposa, o avô materno a que referi e o Pe. Arlindo Domingues com o Pe. Sebastião, em dia de Missa Nova.


 Sebastião frequentou a Escola Primária e ingressou no Seminário de Nª Srª da Conceição para fazer Humanidades, Filosofia em Santiago e Teologia em Stª Margarida, sempre em Braga, onde se ordenou sacerdote também em 9 de Julho de 1967. O Bispo ordenante D.Francisco Maria da Silva, uma vez ordenado, foi nomeado Vigário Cooperador de S. João da Ponte e, bem evidenciado na vida pastoral, foi em 1968 nomeado Pároco de Ferreira e Linhares, em Paredes de Coura e, depois, Pároco de Mazarefes, minha terra natal, em 1970, quase no fim da Teologia. Em 1973, Membro do Conselho Presbiteral de Braga. Foi ainda pároco interino em 1975 de Vila Franca e Vila Fria. Os seus dotes de trabalho, dedicação e de orador sagrado levou-o a ser muito procurado, não só na área de Viana, como na de Braga. Assim se manteve, em Mazarefes, onde fez obras da Igreja e na Residência.

Veio a Diocese. O Pe. Sebastião Pires Ferreira não foi, apesar de ser deste distrito, um afeiçoado membro da Colónia Vianense que lutava pela coesão dos seminaristas de Viana a favor da Criação da Diocese que, em 1971, celebrou os 40 anos da sua fundação, sendo eu e o Pe. José Maria do Vale os responsáveis pelos festejos, à sombra de Monsenhor Daniel Machado e sob ameaças do Arcerbispo D. Francisco Maria da Silva.


Criada a Diocese em 1977, o Pe. Sebastião tinha um currículum de trabalho exemplar e foi eleito Arcipreste de Viana do Castelo em 1979. Quase simultâneamente, foi nomeado pároco de uma freguesia da cidade, a Paróquia de Monserrate. Fez parte dos Conselhos de Consultores Diocesanos, membro do Secretariado de Liturgia, Assistente do Secretariado dos Cursos de Cristandade, voltando a ser por mais 3 anos o Arcipreste de Viana, Juiz Pro-Sinodal do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo, Tesoureiro da Casa Diocesana à Rua da Bandeira, Assistente Eclesiástico da Liga Eucarística, Membro do 2º Conselho Presbiteral de Viana do Castelo e, em 1984, Vigário Judicial Adjunto por 3 anos. Não fica por aqui continua sob o olhar atento da solicitude pastoral do Bispo da Diocese e é nomeado Assistente da ACISJF, Vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico de Viana; e mais 3 anos Arcipreste de Viana. Em 1985 foi nomeado Vigário Geral, Comissário da Confraria da Senhora do Minho, Membro do Conselho de Administração da Diocese; em 1986 matricula-se na Universidade Pontifícia de Salamanca onde se licenciou em Direito Canónico. Em 1988 foi nomeado Agregado a Capelão de Sua Santidade o Papa João Paulo II – Monsenhor. Foi Director do Gabinete Diocesano de Arte e Cultura do Instituto Católico de Viana do Castelo. Entretanto, havendo necessidade de prover pastoralmente na freguesia de Lanheses, foi nomeado o responsável por esse serviço. Membro nato, em razão de ofícios, do Conselho Presbiteral, Membro do Conselho Episcopal. Foi administrador ainda de Lanheses e Meixedo, Delegado da Administração da Diocese na saída de D. Armindo Lopes Coelho. Foi reconduzido por D. José Augusto Vigário Geral, Membro do Conselho Canónico, Membro da Comissão para o Jubileu do ano 2000, Delegado Diocesano para as relações Ecuménicas.






Ainda lança mãos para se disponibilizar para ser administrador da sua terra de natal, Riba d’Ancora e Vile, Membro do Conselho Diocesano de Pastoral, nomeado Delegado Diocesano de Administrador Apostólico de Viana do Castelo com poderes de Vigário Geral na saída de D. José Augusto e confirmado como Vigário Geral por D. Anacleto Oliveira, precisamente no ano em que fazia 25 anos de Vigário Geral que me pareceu ter passado despercebido à maioria dos colegas e dos leigos.



Na inauguração da Capela Jesus Maria e José

Monsenhor Sebastião Pires Pereira, licenciado em Direito Canónico e Vigário Geral de Viana do Castelo é pessoa sóbria, alegre, bem humorado. Trabalhador incansável, um dócil amigo de fazer bem sem olhar a quem, e de não se demitir das suas responsabilidades. Assume e defende aquilo que acredita, com uma personalidade forte e bem vincada, exigente, com rigor ao ponto de criar algumas incompreesões.



Gosta também, como todos, de que lhe reconheçam os seus valores, por isso não  despreza ,    com  facilidade as atenções dos outros...


Muitos dos compromissos que assumiu e aqui anunciados, ainda os mantém. Portanto não é um Vigário Geral de Gabinete, mas um executivo estudioso que se lança no terreno com a solicitude pastoral que lhe é peculiar e a fidelidade à Igreja que vem servindo e que é, por vezes, parece, em horas próprias, esquecido como aconteceu nos 25 anos do seu múnus confiado por D. Armindo Lopes Coelho e D. José Augusto Fernandes Pedreira.

aceiterm-me este alvitre que deixo porque não é só, por ter sido meu pároco, que contribuiu para minha ordenação, festa da Missa Nova e que me levou com seu pai a visitar as 4 primeiras paróquias para as quais fui nomeado em 1972, mas porque lhe reconheço o trabalho e o mérito. Parabéns!!!...

Sem comentários: