incompreendido?...
A falta de frequência na c a t e q u e s e t e m m u i t a s e diversificadas razões:
1. Os pais têm dificuldades de falar de Deus aos filhos porque já entenderam que não são só as palavras que educam as crianças, mas exemplo, o testemunho pesa mais que uma palavra.Os próprios pais estão envolvidos nesta sociedade stressante, relativista, de descrença, da perda de valores que se deixam de defender e falar deles aos colegas ou aos filhos porque estes os desmascaram.
2.O compromisso cristão sai fragilizado no meio da sociedade por prazer do imediato, o materialismo, o
3. O conceito de compromisso passa a ser utilizado como algo banal, relativo, sem valor, não há um absoluto, mas tudo é contingente. Assim como a ideia de misturar catequese com escola quando a catequese educa para a vivência e escola para o conhecimento que tem de se provar com testes.
4. A ferta que o mundo oferece é extremamente perigosa, é sempre o fruto do prazer imediato que, a toda a hora, nos deparamos, faltando depois, o discernimento e a coragem a muitos de dizer não, não.
5. A excessiva carga horária de trabalho e/ou viagens longas para regressar a casa, precisando de entregar os seus filhos de noite ou de dia, ou, diariamente, a alguma ama.
6. A perda dos grandes valores que até os próprios pais defrontam, mas não podem faltar ao trabalho para irem a reuniões escolares e acompanharem melhor os filhos na escola.
7. A má interpretação da lei sobre os castigos tanto da parte dos pais como dos filhos com particular relevância para os filhos que já, na escola primária, são capazes de chamar a polícia só porque o pai lhe ralhou por algo mal feito. Não há deveres. Só direitos!
8. A falta de respeito dos filhos para com os pais que se reflecte, depois, nos professores, nos mais velhos porque os filhos só têm direitos.
9. Apesar da orientação dos catequistas, até estes não conseguem, muitas vezes, harmonizar os factos que se cruzam com as crianças na escola com os professores e os colegas, e pior, com os pais que trazem
os filhos à catequese mais como uma carga de trabalho.
10. O conceito de liberdade que passou a libertinagem, cada um faz o que quer e as dificuldades dos professores e catequistas que têm em passar, no meio de tanta poeira, a mensagem e o testemunho que tinham como objectivos fundamentais.
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