AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Terra das Facas - Palaçoulo - fábrica das Facas Irmãos Pires, Palaçoulo- Miranda do Douro


Visitei a fábrica das Facas Irmãos Pires
A empresa Facas Irmãos Pires, Lda. é uma firma com mais de uma década de existência e que representa a ambição de três irmãos que decidiram ressuscitar e dar continuidade a um projecto iniciado pelo pai na década de sessenta.
A empresa Facas Irmãos Pires, Lda. produz facas duráveis, bonitas e funcionais segundo a tradição portuguesa.
Conservando o método tradicional de fabrico, foi introduzida inovação no desenho e originalidade nas matérias empregues, nomeadamente com uma grande variedade de madeiras e a especificidade do aço que confere aos nossos produtos a resistência e corte do "aço puro", com a vantagem de não enferrujar. Após ser banhado nas chamas da forja, o aço é malhado na safra e cada folha é individualmente "temperada".
Com o decorrer dos anos e através da nossa contínua participação em inúmeras feiras de artesanato, a nossa marca implantou-se no mercado e foi ganhando a confiança dos nossos clientes. Por isso, mais que uma peça de cutelaria, o nosso cliente leva para casa tradição e qualidade, associada a um "design" moderno com todas as propriedades de um produto tratado individualmente.
Desde a simples faca de cozinha, à maior navalha do mundo (registada no Livro Guinness dos Recordes Mundiais), passando pelos mais diversos artigos de colecção e decoração (punhais, catanas, lanças, etc.), a nossa dedicação no seu fabrico continua inalterada para cada vez mais e melhor servir os nossos clientes e continuar a apresentar-lhes um produto perfeitamente genuíno.

Consulte:www.facebook.com/3inWebSites  e   www.facaspires.com

A maior navalha do Mundo

As festas e romarias, promovidas são sempre um espaço sociológico e psicológico que criam  horas de convívio e alegria são muito importantes para o povo, que as vive com intensidade.Momentos de encontro de coesão de relações, conhecimentos novos,avivar as memórias dopassado. “ Sendo a sua maioria religiosas, elas exaltam o fervor da sua fé nos seus santos de eleição, dedicando-lhe as festividades como forma de agradecimento. Assim, na aldeia de Palaçoulo realizam-se a festa de São Sebastião, no domingo mais próximo do dia 20 de Janeiro; a festa de são Miguel, Padroeiro da freguesia, no Domingo mais próximo do dia 8 de Maio; a festa de Nossa Senhora do Rosário, num dos domingos do mês de Maio depois do dia 20; a festa de Nossa Senhora do Carrasco no dia 15 de Agosto; a festa de Nossa Senhora do Rosário nos dias 28, 29, 30,e 31 de Agosto e nos dias 1 e 2 de Setembro; e a festa de Santa Bárbara, no Domingo mais próximo a seguir ao dia 15 de Setembro, que é animada pelos Pauliteiros com os seus trajes Tradicionais.
Na Aldeia de Prado Gatão, são levadas a cabo as seguintes actividades: Festa de Santa Bárbara, no dia 8 de Agosto; Festa de Nossa Senhora do Rosário, no dia 16 de Agosto, animada pelos pauliteiros da aldeia; e Festa de Santa Isabel, padroeira desta aldeia, no dia 7 de Julho”.
A realização de feiras e festas é, muito importante para o convívio dos populares e para troca e venda de produtos que impulsionam o desenvolvimento económico da freguesia. Feiras diferentes e festas mais diferentes que vale a pena viver na terra dos pauliteiros. São as danças e cantares, usados no passado como meio de distracção depois de um longo dia de trabalho, expressam a alegria e a tristeza do povo, a sua forma de vida, a sua forma de estar e são hoje   os Pauliteiros das freguesias ou lugares da região que mantêm as tradições  a perpetuarem-se no tempo como: as roupas regionais o chapéu de penacho, botas de cabedal, a linguagem, o uso do linho, a gastronomia, Jogos tradicionais, o Jogo da Pedra, o Chincalhão, o Burro, bisca dos nove,Jogo do fito, o da barra ou relha, o da malha, sueca , o do ferro, assim como as danças e cantares de épocas tão antigas, através de actuações na festa de Santa Bárbara e em atuações pelo país fora.
É belo ouvir a alegria com que cantam o hino de Palaçoulo , em mirandês:

"Palaçoulo, adonde bás
Cun tanto porgresso, tanto
Que yá sós i mais serás
La tierra de l mui ancanto
Coro
Nossa tierra mirandesa
Nuosso rincon sim eigual,
Sós tan çfrente na beleza
De quando hai na Pertugal!
Cun palicos a bater
Tenemos danças antigas
I mocicas que hai que ber
Báilan i cántan cantigas!
Yé honra i pruoa pr’a nós
Nuossa fala mirandesa,
Lhiéngua de ls nuossos abós,
Harmana d’la pertuguesa".

Entre freguesias sempre há as suas coisas, alcunhando, descobrindo lendas ou ditos um pouco para achincalhar ou brincar com os vizinhos. Assim em Miranda do madeir, sabe:
Havia um santo de madeira toda esbichada, com bicho e carunchento quase a desfazer-se em pó.
Um homem pediu uma graça, insistiu, mas não lhe apareceu a graça. Cheio de raiva pega no santo, na sua imagem,  e deitou-a a um lago, mas como santo estava tão mau de madeira e leve, veio à superfície ( à tona) da água.
Ficou o homem mais irritado e disse: Ó Caramonico de mil diabos que ainda refufunhegas!...

 




Há cutelos de todas as medidas, assim como facas,  lanças e espadas
A bigorna




O coteleiro tem de saber tabalhar o aço como estes trabalho, o aço puro. É preciso bater no aço quente, cortar,endireitar,planar,afiar,picar,limar,furar, fazer cabos, etc...































Fazem também os cabos quer sejam de Madeira, quer  de outras coisas como metais e ossos.

3 comentários:

Reis Quarteu disse...

O web site das Facas Irmãos Pires foi desenvolvido pela 3-in.
Visite-o em www.facaspires.com
Inove o seu negócio. Fale com a 3-in! :-)
www.facebook.com/3inWebSites

Reis Quarteu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Artur Coutinho disse...

Peço desculpa. Já fiz referência e falta-me uma que li num livro que comprei em Miranda do Douro e não tenho presente o nome do autor, mas logo que possa o farei.