AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Procissão da Senhora da s Dores na Trofa com 9 andores de 16 metros de altura


O meu álbum da Senhora das Dores, na Trofa, em 2012

 
 



 

Ouvia falar de andores com 16 metros de altura e é verdade que assim era, entre 13 e 16 metros, na minha opinião, eram os nove andores. Eu fui de propósito à referida procissão para ver como era possível “tamanhos” andores.

É verdade que nunca vi uma procissão tão bem organizada, muito respeito e reverência, quer pelo figurado quer pelos organizadores que permaneciam a dar orientações muito discretas. As cores muito variadas, dos andores, das bandeiras, das opas, numa harmonia muito perfeita, bela, bela, bela… Não havia sequer aquilo que às vezes alguns mostram, os organizadores com uma certa vaidade, orgulho em demasia. De opa lá andavam eles que discretamente, quase passavam despercebidos,mas as coisas apareciam e as pessoas visitantes nem se davam conta de existirem alguém a dar ordens.

Depois do Páleo seguiam as autoridades, as Bandas de Música e o Povo de Deus - era uma multidão incontável e silenciosa.

Fiquei impressionado com a devoção e a participação tão religiosa que é raro. Não havia sequer pessoas a acompanhar os figurados e os quadros bíblicos, quer fossem crianças, jovens ou adultos.

Está toda a gente ensaiada ou está toda a gente enraizada nesta religiosidade que continua a fazê-lo como noutros tempos.

Vale a pena quando puder, para o ano uma visita e verificar a realidade que eu observei: recato, devoção, silêncio, andores enormes na altura e na largura que quatro cordoeiros, os quatro homens das cordas, dois à frente e outros dois por trás, conduziam e faziam a ginástica para, num local ou noutro, poder andar em frente com 16 homens ou mais, e menos.

Uma boa catequese. Observei as críticas, as observações, a admiração das crianças que estavam à minha volta e, também o faziam, em surdina para os pais ou para as outras crianças.


























 

Foi uma maravilha!...

 

Sem comentários: