AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 26 de junho de 2016

ROTA CISTERCIENSE ALTO MINHO-GALIZA

ROTA CISTERCIENSE ALTO MINHO-GALIZA
José Rodrigues Lima

Concretizou-se recentemente um encontro para levar avante a ROTA CISTERCIENSE, tendo a branda da Aveleira sido o local escolhido pela sua beleza e pelo simbolismo que encerra.
 Com poeta Pedro Homem de Mello lá fomos saboreando a sua poesia; “Subi às frias montanhas,/pelas veredas estranhas/ onde meus olhos estão…”
“Povo que lavas no rio,/que vais às feiras e á tenda…”
Marcaram presença os párocos das localidades do itinerário em construção, ligando o Vale do Lima ao Vale do Minho, e que prosseguirá pela Galiza até ao Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Oseira, na província de Ourense.
Foi significativa a presença do Pe. Belmiro do mosteiro do Ermelo; do Pe. Manuel do mosteiro de Fiães; do Pe. César de Castro Laboreiro; do Pe. Raul de Parada do Monte; e do Pe. João Paulo da vila de Melgaço e arcipreste.










Teceram-se várias considerações para proximamente concretizar iniciativas que levem a atingir alguns dos objectivos estabelecidos no projecto “Rota Cisterciense-Alto Minho Galiza.”
Reconheceu-se o valor dos conjuntos monacais no desenvolvimento do turismo cultural e religioso, bem como a valorização do legado “ORA ET LABORA.
Ainda houve oportunidade para se fazer uma referência á jornada “ VIVER NA MONTANHA-BRANDAS DO ALTO MINHO”, realizada em 1996,tendo-se decidido a realização anual do “DIA DO BRANDEIRO”.
No dia 6 de Agosto os brandeiros serão homenageados “como construtores duma comunidade agro-pastoril”,” onde a arte da sobrevivência conviveu com a arte da solidariedade activa.”

José Rodrigues Lima

93 85 83 275

Sem comentários: