O prior de Barcelos Abílio Cardoso entende que a procissão da Invenção da Santa Cruz deste ano se reveste de uma importância particular devido à discussão em torno da reforma administrativa. Para c padre, o desfile religioso é uma forma de manter a identidade das 89 freguesias de Barcelos.
O monsenhor afirma que a procissão do dia 3 de Maio. feriado municipal, é "um espectáculo único” que percorrc o centro da cidade, conjugando as vertentes "religiosa t social".
No entanto, este ano o desfile de fé terá um significadc ainda maior na opinião do prior de Barcelos. "As cruze; representam 89 núcleos habitacionais, núcleos de fé c sociológicos. Num tempo em que tanto se discute a extinção e fusão de freguesias, nós falamos mais em junção doí povos para que permaneça a sua identidade e esta possí ser partilhada para enriquecimento mútuo", disse.
O padre Abílio Cardoso recordou que a origem da Festa das Cruzes remonta ao século XVI, mais concretamen- te ao ano de 1504 quando um sapateiro observou um: cruz de cor preta a formar-se no campo da feira nc momento em que regressava da missa.
Aí nasceu a devoção ao Senhor da Cruz que prevaleci até aos dias de hoje. "Este acontecimento deu origem ; grupos que preservam e gerem esta devoção. Nós todo: nos revemos um pouco neste Cristo sofredor que se apresenta glorificado. O destino do homem é a glória e é iss< que se procura traduzir na procissão", explicou.
Além da procissão, há outros momentos religiosos n( programa da Festa das Cruzes como a Bênção dos Peregrinos (29 de Abril) e as missas na manhã de 3 de Maio.
Márcio Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário