AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Bento XVI procura respostas aos problemas de hoje nas indicações e intuições do concílio.Convoca Sínodo dos Bispos. Será a Graça do Século















Graça do século

Que o Concilio Vaticano II seja uma referência constante para o actual papa, é coisa clara. Nos seus textos transpa­recem as preocupações que orientaram os bispos durante o concilio. Bento XVI procura respostas aos problemas de hoje nas indicações e intuições do concilio. Esta ligação ao Vaticano II está, sem lugar a dúvidas, reafirmada também no texto da Porta Fidei: «Sin-

to hoje mais intensamente», confessa o papa, «o dever de indicar o concilio como a grande graça de que beneficiou a Igreja no século xx.» Por isso, pareceu natural ao papa «fazer coincidir o iní­cio do ano da fé com o cinqüentenário da abertura do Concilio Vaticano II», o que «poderia ser uma ocasião propícia para compreender que os textos deixa­dos em herança pelos padres concilia­res não perderam o seu valor nem a sua beleza». E, naturalmente, conclui que «se os lermos e recebermos, guiados por uma justa hermenêutica, o concílio pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação da Igreja».

A ligação de Bento XVI ao Vaticano II, porém, não é só teológica, pastoral ou estética, é também crítica. O papa não deixa de remarcar que «sucede, não poucas vezes, que os cristãos sintam maior preocupação com as conseqüên­cias sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, consideran­do esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora um tal pressuposto não só deixou de existir, mas frequen­temente acaba até negado».

É este contexto de secularização e ma- terialismo prático, que a Igreja enfren­ta no Ocidente, que levou Bento XVI a convocar o Sínodo dos Bispos dedicado à «nova evangelização para a transmis­são da fé cristã» e a propor um «ano da fé» para relançar a nova evangelização; para, como ele diz, «descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entu­siasmo de comunicar a fé».

                                                                                                                    Ext. Da revista Além-Mar

Sem comentários: