Já foi em 8 de Janeiro que faleceu o nosso colaborador Dr. José Luís Branco, natural de Outeiro, Viana do Castelo.
Foi seminarista e saiu com o curso de Teologia. Licenciou-se em Filosofica e depois em línguas. Foi professor distinto, escritor, poeta e artista na arte de ensinar e escrever, etc., investigador, historiador sobre as coisas da nossa região e da sua terra.
Sempre houve nele uma consciência serena de personalidade bem vincada até quase à morte. Ânsia da descoberta da origem das coisas, sobretudo, um zeloso investigador das origens e pureza da linguagem e como professor reformado dedicou-se a ensinar através dos seus trabalhos publicados, no jornal Aurora do Lima, "Cadernos Vianenses".
Sempre fiel à fé e à sua terra natal.
Era um católico com convicções bem firmes e lutador pela verdade na caridade. Foi, entre outros compromissos cristãos, secretário da Confraria de Santa Luzia vários anos.
Partiu. Para além de ser um colaborador, era amigo pessoal e amigo das nossas obras sociais e também da igreja nova para a qual contribuiu...
A freguesia de Outeiro já lhe prestou homenagem...é que Luís Branco é pessoa que vai ajudar a fazer história de Viana e da sua terra Natal.
Deixou rasto!...
Sem comentários:
Enviar um comentário