AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Catequese

RITUAL

1. ENTRADA DOS ADOLESCENTES NA IGREJA

1.1 Cântico de entrada - FESTA NA CIDADE

Há muita gente pelas estradas
A cidade por encanto amanheceu
Todos se falam com alegria
Toda a tristeza e rancor desapareceu

REFRÃO

É FESTA EM TODA A CIDADE
É GRANDE A VONTADE DE CANTAR
É O DIA MAIS BELO PR’A DESCOBRIR
A AMIZADE QUE EXISTE ENTRE NÓS
AS LUZES BRILHANDO COM FULGOR
AINDA É MAIOR NOSSA ALEGRIA
É FESTA E O SOL HÁ-DE BRILHAR
SEMPRE MAIS DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO


Quando amanhã for trabalhar
Voltará a mesma vida da cidade
Mas se em todos vir um amigo
Esta alegria novamente encontrarei

2. SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

2.1 Feito pelo Sr. Padre Coutinho

3. APRESENTAÇÃO PELOS PAIS

Pai - Pai Santo, fonte de toda a vida, trazemos à Vossa presença estes filhos que nos destes. São eles a nossa alegria, a nossa consolação, o nosso tesouro, a nossa vida.
Mãe - Criancinhas ainda, já os entregávamos à Vossa Igreja pelo Baptismo. Agora, tendo experimentado a vida de fé, eles querem comprometer-se também com a mesma fé, para que possam professá-la e receber a plenitude do Espírito Santo, no Crisma.
Alegremo-nos ao vê-los entusiasmados com a fé que lhes destes.

4. APRESENTAÇÃO POR UM CATEQUISTA

Catequista - Nós caminhamos juntos na fé durante este ano de catequese. Estais dispostos a continuar esta caminhada e a preparar-vos para receber o Crisma ?
Nós, catequistas, alegramo-nos por esta vossa decisão e prometemos dar o apoio que precisarem.

5. ACTO PENITENCIAL

Senhor, sabemos que queres para nós uma vida feliz, em paz e amizade; queres que os pobres tenham as suas oportunidades, e que ninguém seja excluído da vida. Perdoa os nossos desencontros, o egoísmo que leva à guerra e à violência.

Senhor tem piedade de nós
Somos o teu povo pecador
Toma a nossa vida de pecado e dor
Enche o nosso espírito de amor
Cristo tem piedade de nós
Somos ....

Senhor tem piedade de nós
Somos ...

PAIS - Cristo, sabemos que os nossos filhos esperam descobrir nos nossos olhos, nas nossas palavras e gestos, e no nosso amor, o amor com que Tu os amas. Nós somos, muito amiúde, impacientes, desalentadores, pouco disponíveis. Perdoa—nos a falta de verdadeira caridade e a nossa dificuldade em partilhar.

Cristo tem piedade de nós....

SACERDOTE - Senhor, sabemos que a Tua Igreja está aberta a todos os homens. Pela nossa pequenez de coração, pela nossa vaidade, pela nossa dificuldade para falar com simplicidade... Perdoa as nossas infidelidades.

Senhor tem piedade de nós.....

6. LEITURAS

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra,a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque - diziam eles - temos de sofrer muitas tribulações para entramos no reino de Deus». Estabeleceram anciões em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.
Palavra do Senhor.

Cântico: Aleluia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. João

Naquele tempo,
estavam junto à cruz de Jesus
sua Mãe, a irmã de sua Mãe,
Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
Ao ver sua Mãe e o discípulo predilecto,
Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho».
Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe».
E, a partir daquela hora,
o discípulo recebeu-a em sua casa.
Palavra da salvação.

7. HOMILIA

8. PROPÓSITOS E PROFISSÃO (Às perguntas que vão ser feitas pelo celebrante, só respondem os meninos e as meninas que quiserem. É melhor não responder, que responder falsamente).

Adolescente - Vivemos juntos estes anos de catequese. Procurámos entender-nos e ajudar-nos uns aos outros a compreender a nossa vida e a escolher a Nosso Senhor Jesus para mudar de conduta. Connosco estiveram os nossos catequistas, os nossos pais, familiares e amigos, e o nosso pároco. Reconciliámo-nos uns com os outros.

SACERDOTE - Ao viver esta experiência, vivestes algo do que se chama a Igreja. Obtivestes ajuda do Espírito de Deus. Descobristes que somos solidários com os santos e santas que vivem para sempre. Por isso, eu vos pergunto agora: Acreditais no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, no perdão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Cada um responde: SIM CREIO

SACERDOTE - Quereis continuar com os vossos encontros de catequese para que o Espírito de Deus vos ajude a viver, segundo os ensinamentos de Jesus?
Cada um responde: SIM, QUERO

Adolescente - Nós observamos e escutamos Jesus. A Jesus que arrastava os homens a segui-l’O, que se fez servo de Seus amigos, que perdoava a Pedro e punha nele Sua confiança, que depois de morto, fez que O reconhecessem vivo, pelo modo de partir o pão.

SACERDOTE - Com tudo isto, vos familiarizastes mais com Jesus Nosso Senhor e nosso irmão. Por isso, eu vos pergunto agora: Acreditais em Jesus Cristo, Filho único de Deus, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, sofreu a paixão, foi sepultado e ressuscitou de entre os mortos e está vivo na glória do Pai?
Cada um responde: SIM CREIO

SACERDOTE - Quereis procurar viver de acordo com as palavras de Jesus, e encontrar-vos, de novo, com Ele na Eucaristia?
Cada um responde: SIM, QUERO

Adolescente - Admiramos a variedade que tem a natureza e as muitas formas que há de vida. Nós compreendemos, ainda, que para viver em amizade, fraternalmente, há que reconhecer que Deus é nosso Pai, como o fez Jesus.

SACERDOTE - Deus é para nós um Mistério. Mas todas estas chamadas de vida e das palavras de Jesus vos aproximaram deste Mistério. Por isso, vos pergunto: Acreditais em Deus, Pai Todo Poderoso que, por amor , criou o céu e a terra, que nos mostrou o Seu amor em Jesus Cristo, e que conta connosco, Seus Filhos?
Cada um responde: SIM CREIO

SACERDOTE - Quereis ser fiéis em rezar a Deus, nosso Pai, e em dar perante os outros, na vida de cada dia, testemunho do amor que nos tem?
Cada um responde: SIM, QUERO

9. ORAÇÃO UNIVERSAL

Adolescente -Pelo Santo Padre, que na deslocação a Fátima nos apontou o caminho da santidade no exemplo dos Pastorinhos, para que toda a Igreja os acolha em seu coração e ganha a força e a humildade das crianças, que em toda a parte são escolhidas para se revelarem os mais admiráveis desígnios de Deus,
OREMOS, IRMÃOS.

Adolescente -Pelos pais de todo o mundo, por todas as famílias para que juntamente com os catequistas e demais educadores, contribuam para a transmissão aos mais novos dosautênticos valores do Evangelho, a paz, o amor, a concórdia; sejam como Cristo o Bom Pastor, que sempre acompanha e vela pelo seu rebanho,
OREMOS, IRMÃOS.

Pai - Senhor, como no dia de Pentecostes, começaram os Apóstolos a aceitar as suas responsabilidades, nossos filhos encontram-se a ensaiar responsabilidades que gradualmente as vão assumindo para uma vida de cristãos adultos. Que Ele nos ensine a dar testemunho da nossa fé, nas nossas famílias, e a suster assim a fidelidade dos nossos filhos.
OREMOS, IRMÃOS.

Adolescente -Por toda esta comunidade de Nossa Senhora de Fátima que solenemente celebra e renova a sua Profissão de Fé com estas crianças; para que Cristo, o Bom Pastor, não deixe que nenhuma das suas ovelhas se perca nos silvados dos mundo e confie as suas vidas à Senhora de Fátima, para sempre nossa Mãe e Padroeira,
OREMOS, IRMÃOS.

Catequista - Senhor, nós, os catequistas, Te pedimos por estes adolescentes que se preparam para uma profissão de fé adulta, no Crisma. Têm que chegar a ser livres; cremos que o serão de verdade, se se mantiverem dóceis ao Teu Espírito. Que o seu compromisso de hoje seja um ponto de partida no viver com Cristo, como adolescentes.
OREMOS, IRMÃOS.

10. OFERTÓRIO SOLENE
10.1 Cântico Ofertório - SÃO DIAS QUE PASSAM

São dias que passam, são horas que vão
São lábios que cantam, são mãos que se dão
E deixam saudade de não ser assim
Toda a vida, a vida de agora

É tempo, é tempo de aprender a ser
Subindo por dentro e sempre a crescer
Pisando caminho, esqucendo talvez
O deserto de ontem sozinho

Tudo quanto penso, tudo quanto sou
É grande é imenso, é tudo o que dou
E ao dá-lo recebo e fico maior
Do que sou quando me nego

Criança era ontem, cresci, aprendi
A aposta da vida ganhei e perdi
O risco me trouxe até o que sou
Nunca basta a vida que foi (bis)

LUZ – O Círio como sinal de Luz
A luz é uma fonte de vida, é uma bússola que nos indica bom caminho e nos faz reflectir nas coisas erradas.
Sem a luz nós não existíamos e tudo ficaria escuro e triste.
A luz também nos revitaliza, dá-nos força para enfrentarmos o dia a dia e muita alegria.
VIDA – As flores como sinal de vida
É como uma flor que nasce, vive e morre, como um rio que tem um destino, como uma peça de uma máquina que tem a sua função... Um labirinto de sentimentos, maus e bons onde só queremos uma coisa, o caminho certo.
É como um puzzle, por cada peça que montamos descobrimos sempre uma nova coisa. É um mar de surpresas...
ALEGRIA - O CD como sinal de alegria.
A alegria existe na nossa vida e é partilha com os outros.
Nos momentos mais felizes da nossa vida apetece-nos cantar e sorrir para toda a gente. A música é uma alegria para a alma.
ABERTURA - As chaves como abertura do Coração
A abertura do nosso coração aos outros começa, quando o abrimos a nós próprios. Temos o desejo sincero de abrir de par em par o nosso coração para dar lugar a Cristo e à sua mensagem.
TEMPO - O relógio como sinal do tempo.
O tempo voa. Quantas vezes não o conseguimos controlar.
Queremos fazer tudo e não temos tempo para nada. Temos o desejo de amar os irmãos a tempo inteiro; porque é este o mandamento novo que de Vós recebemos.
LIBERDADE –O desatar da corda como sinal de liberdade
A liberdade é uma coisa que se deve usufruir com medidas...
Toda a gente tem direitos mas também tem deveres, o que deve lembrar e cumprir.
Muita gente não a sabe usar, pensando que só tem direitos e não tem deveres. Essas são aquelas pessoas gananciosas que só pensam nelas!
A liberdade é como um copo que quando se excede na quantidade, transborda!...
PAZ – A pomba símbolo da Paz
A paz é uma coisa que o mundo actual precisa e que infelizmente pouca gente a espalha e compreende. A paz quando invade o nosso coração faz-nos sentir bem, e põe-nos felizes para o resto do dia!...
Quem dá paz às outras pessoas também é retribuído com paz, e está a proporcionar um modo de vida melhor, o que é gratificante e faz com que nos empenhemos nela.
PÃO – Pão como alimento
Neste pão, oferecemos-Te, Senhor, o trabalho de cada dia, o alimento que a muitos falta na mádistribuição da humanidade. Que este pão transformado no Teu Corpo nos leve a saber partilhar com os outros a abundância dos teus dons e sejam eles o alimento que nos dá a força e a coragem do gesto que salva.
Que estas crianças que hoje te querem receber na sua Comunhão Solene, partam para o mundo sem esquecer que só Tu podes saciar a fome de paz, justiça e unidade.
VINHO – Vinho como sinal de trabalho
O vinho que apresentámos será transformado no Sangue com que remiste a humanidade. Com ele estabeleceste a definitiva aliança, apontando a todos a salvação que está derramamento de sangue pelo irmão.
Apaga a sede de quantos te procuram e ainda não te encontraram e ajuda-os a compreender que nem sempre sofrer é morrer.
PARTILHA – As ofertas como partilha
Nestes dons queremos manifestar a alegria que nos deixaste em saber partilhar. Ajuda-nos a saber partilhar tudo quanto nos dás para que a ninguém falte a alegria do dar e receber.

11. EUCARISTIA - (Anáfora II das crianças)
O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
Todos: O nosso coração está em Deus.
Dêmos graças ao Senhor, nosso Deus.
Todos: É nosso dever, é nossa salvação.

Pai, que sois tão bom, sentimos grande alegria em estarmos aqui reunidos, junto de Vós. Queremos agradecer-Vos e, com Jesus, Vosso filho, cantar-Vos a nossa alegria.
Todos: Glória a Vós Senhor, que tanto nos amais.
Vós sois tão nosso amigo, que criastes para nós este mundo grande e belo.
Todos: Glória a Vós Senhor, que tanto nos amais.

Vós sois tão nosso amigo, que nos dais o Vosso Filho, Jesus, para nos guiar até junto de Vós.
Todos: Glória a Vós Senhor, que tanto nos amais.
Vós sois tão nosso amigo, que em Jesus, reunis todos os homens como filhos de uma família.
Todos:Glória a Vós Senhor, que tanto nos amais.
Porque sois tão nosso amigo, ó Pai, queremos dar-Vos graças; e, com os Anjos Santos que vos adoram, no Céu, cantamos com alegria:

Santo, Santo é o Senhor Deus
Deus do Universo, Deus do Universo
Cheios estão os céus e a terra
Da Tua glória, Hossana
Hossana Hossana Hossana Nos céus (repete)
Bendito o que vem
Em nome do Senhor, Hossana nos céus Hossana
Santo, Santo...


Sim, ó Pai, bendito seja Cristo Jesus, que Vós nos mandastes; o amigo dos pequeninos
e dos pobres. Ele veio para nos mostrar como podemos amar-Vos e amarmo-nos uns
aos outros. Ele veio para tirar do coração dos homens toda a maldade que não nos deixa
ser amigos, que não nos deixa ser felizes. Ele prometeu que o Espírito Santo estaria
connosco todos os dias para podermos viver da Vossa vida.
Todos:Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!

Em seguida, tomou o cálice com vinho, fez, de novo, uma oração para Vos dar graças; depois entregou o cálice a cada um, dizendo:
“TOMAI E BEBEI TODOS:
ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,
O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA,
DERRAMADO POR VÓS
E POR TODOS OS HOMENS,
PARA REMISSÃO DOS PECADOS”
Todos: Jesus Cristo entregou-Se por nós.

E disse-lhes, ainda:
“FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.

Por isso, ó Pai, que sois tão bom, lembramos, agora, a morte e a ressurreição de Jesus, o Salvador do mundo: Jesus deu-Se a nós para ser agora a nossa oferta e nos levar até junto de Vós.
Todos: Nós Vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças.

Escutai-nos, Senhor, nosso Deus; dai o Vosso Espírito de amor a todos nós que participamos nesta refeição par ficarmos cada vez mais unidos na Vossa Igreja, em união com o Papa, João Paulo II, o nosso Bispo, José Augusto, e com todos os outros Bispos do mundo inteiro e com todos os que trabalham pelo Vosso Povo.
Todos: Somos a Igreja de Cristo, para Vossa glória.

Lembrai-Vos, ó Pai, de todos os nossos amigos (...) e também daqueles de quem não gostamos tanto.
Lembrai-Vos daqueles que já partiram deste mundo (...) recebei-os, com amor, na Vossa glória.
Todos: Somos a Igreja de Cristo, para Vossa glória.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo Poderoso, toda a honra e toda a glória, agora e sempre na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amén.

Cântico: Pai Nosso

Junto ao mar eu hoje ouvi,
Senhor Tua voz que me chamou
E me pediu que me entregasse
A meu irmão
Essa voz me transformou
A minha vida ela mudou
E só penso agora Senhor
Em repetir-te


12. PAZ

Cântico: PAZ AOS HOMENS
Ouvi uma criança a cantar
Baixinho pr’a ninguém ouvir
Brilhando no seu olhar
A mensagem que queria transmitir.

REFRÃO:
Paz aos homens
Paz aos homens
Paz aos homens
De toda a terra
Olhou-me com ternura e a sorrir
Porém não parava de cantar
Sua voz fez-me sentir
Vontade de também cantar.

13. COMUNHÃO SOBRE AS DUAS ESPÉCIES

Cântico: CANTAREI

Se crês em Deus
Se acreditas que Ele há-devoltar
Segue o caminho que Jesus nos veio ensinar
Então verás que a vida se pode tornar melhor


REFRÃO:
Cantarei, Cantarei
O que Deus no veio ensinar:
Que a maneira de chegar ao Céu,
É amar, é amar, é amar, é amar
O pobre o rico e o pecador
E tudo o que nesta vida é querido do Senhor

Se Deus quiser,
Hei-de deixar de pensar em mim,
E assim roubar tempo ao tempo para O adorar,
Serei feliz, e comigo será tudo o que cantar

Poema

Senhor, eu te ofereço tudo o que sou.
É muito pouco, mas é toda a minha riqueza.
A minha voz para continuares a falar aos homens.
Os meus pés para que te possas aproximar de quem caiu
As minhas mãos para continuares a acariciar, a curar, a levantar.
O meu coração para continuares a amar e a perdoar setenta vezes sete.

Senhor, eu te ofereço tudo o que sou.
para que a tua mensagem de salvação chegue a toda a gente.
Enche a minha ignorância com a tua claridade,
o meu cansaço com a tua fortaleza,
o meu egoísmo com o teu amor,
a minha desilusão com a tua esperança,
as minhas sombras com a tua luz
o meu pecado com a tua misericórdia.

Senhor, eu te ofereço tudo o que sou
e te digo com humildade e alegria:
“Conta comigo! ” Cântico: DE ACÇÃO DE GRAÇAS
Fica entre nós, Senhor neste dia
Fica entre nós, em paz viveremos

REFRÃO:
FICA ENTRE NÓS, DÁ-NOS TUA LUZ
A NOITE JAMAIS HÁ-DE VIR
FICA ENTRE NÓS, DÁ-NOS TUA LUZ
NOS CAMINHOS DO MUNDO, SENHOR

Juntos iremos nós pelos mundo, Juntos iremos ter com os homens

Quero Senhor as minhas mãos dar-te
Quero Senhor meu ser entregar-te
15. Benção Final

Cântico: Sou ainda Muito jovem

REFRÃO:
SOU AINDA MUITO JOVEM MAS EU SEI
QUE O HOMEM QUE AMANHÃ EU QUERO SER
VAI CRESCER, VAI CRESCER DENTRO DE MIM
É COMO A FLOR QUE’U CUIDO COM AMOR NO MEU JARDIM
E QUE O MUNDO TEM DIREITO A COLHER
É COMO A FLOR QUE’U CUIDO COM AMOR NO MEU JARDIM
E QUE O MUNDO TEM DIREITO A COLHER

Tenho vontade de dizer e de cantar
Dá-me um pouco de atenção só pr’a dizer:
Que a vida é dom há que cuidar
Todo o homem tem direito a viver

Tenho vontade de dizer e de cantar
Dá-me um pouco de atenção só pr’a dizer:
“Que a paz é flor, a desabrochar
Mas só no coração pode nascer”.

Tenho vontade de dizer e de cantar
Dá-me um pouco de atenção só pr’a dizer:
“Que a esperança é fogo, é chama, é luz
Que é urgente neste mundo acender”.



16. Procissão Solene da Padroeira

Sem comentários: