AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pousada da Juventude

Benção da Pousada de Juventude de Viana do Castelo
20 de Agosto de 1999


Ritos Iniciais

Presidente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amen.
Presidente: Reine nesta Pousada e em todos os que, de futuro, a procurem, a paz do Senhor.
Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo

Introdução

Elevemos, irmãos, a nossa fervorosa oração a Jesus Cristo, que quis nascer da Virgem Maria e habitou entre nós, para que se digne entrar nesta Pousada e abençoá-la com a sua presença.
Nosso Senhor Jesus Cristo esteja aqui no meio de vós, alimente fraternalmente a vossa juventude, tome parte nas vossas alegrias e vos conforte nas tristezas.
E vós, seguindo os mandamentos e exemplos de Cristo, procurai, acima de tudo, viver de tal modo que esta Pousada seja lugar onde reine a hospitalidade sadia, e donde se difunda ao longo e ao largo a suave fragância de Cristo.

Evangelho
Leitura do Evangelho segundo são Lucas (Lc. 10, 5-9)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: «Paz a esta casa» . E se lá houver homens de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.
Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: «Está perto o reino de Deus»”. Palavra do Senhor.

Salmo
Salmo 126 (127)
Refrão: O Senhor edifique a nossa casa

Se o Senhor não edificar a casa,
Em vão trabalham os que as constroem.
Se o Senhor não guarda a cidade,
Em vão vigiam as sentinelas.

Refrão

É inútil levantar-vos antes da aurora
E trabalhar pela noite dentro,
Para comer o pão dum trabalho duro,
Porque Ele o dá aos seus amigos, até durante o sono

Refrão

Os filhos são uma benção do Senhor
O fruto das entranhas, uma recompensa:
Como flechas nas mãos de um guerreiro,
Assim os filhos nascidos na juventude.

Refrão

Feliz o homem que encheu a aljava:
Não será confundido,
Quando enfrentar os inimigos às portas da cidade.

Refrão


Preces

Nosso Senhor Jesus Cristo, tomando sobre si as nossas fraquezas e sofrimentos, passou fazendo o bem, deixando-nos o exemplo para que sigamos os seus passos. Confiando no Seu amor infinito, invoquemo-l’O, dizendo:

Ficai connosco, Senhor...

1. Senhor Jesus Cristo, que com Maria e José santificastes a vida doméstica, dignai-vos habitar nesta Pousada, de modo que Vos sintamos sempre como nosso hóspede e vos honremos como nosso Mestre e Senhor.

Todos: Ficai connosco, Senhor.

2. Senhor Jesus Cristo, em quem todo o edifício bem construído cresce para formar templo santo, fazei com que todos os que usufruam desta Pousada, sejam morada de Deus pelo Espírito Santo.

Todos: Ficai connosco, Senhor.

3. Senhor Jesus Cristo, que ensinastes os vossos fiéis a construir a sua casa sobre rocha firme, fazei que a vida nesta Pousada se apoie firmemente na Vossa palavra e, evitando a divisão e a discórdia, Vós sejais servido de coração sincero e espírito generoso.

Todos: Ficai connosco, Senhor.

4. Senhor Jesus Cristo, que, não tendo morada própria, aceitastes com a alegria da pobreza a hospitalidade dos amigos, fazei com que todos os viajantes e peregrinos encontrem nesta pousada.

6. Senhor Jesus Cristo, que na família de Nazaré encontrastes a plenitude do amor fazei que também nesta pousada todos possam viver a experiência da dignidade humana.
Oremos

Todos: Ficai connosco, Senhor.

Benção do Edifício

Assisti Senhor, os vossos servos, que, ao ignorar hoje esta pousada, imploram humildemente a vossa benção, para que, nela estando, encontrem em Vós um refúgio, ao saírem, Vos tenham por companheiro, ao regressarem, Vos sintam como hóspede, até que um dia cheguem felizmente à morada para eles preparada na casa do vosso Pai.
Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amen.

Cântico: “Avé Maria”, de Schubert


Conclusão

A paz de Cristo reine nos nossos corações, a palavra de Cristo habite em nós com abundância, de modo que tudo o que fizermos, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor.

Todos: Amen

Sem comentários: