AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 8 de agosto de 2010

~ Exposição de Pintura ~



“Castelos de PortugalExposiçao Castelos de portugal

Américo Carneiro

*

2 a 8 de Agosto de 2010

Pátio do Hospital Velho – Turismo

Praça da Erva

Viana do Castelo







1. Lindoso







2. Penedono







3. Guimarães







4. Algoso









5. Montalegre







6. Marvão









7. Castelo Novo







8. Portel





9. Tomar







10. Leiria

~~~~“Castelos de Portugal”~~~~

~*~

1. Lindoso – Entre-Doiro-e-Minho

2. Penedono – Beira-Alta

3. Guimarães - Entre-Doiro-e-Minho

4. Algoso – Trás-os-Montes

5. Montalegre - Trás-os-Montes

6. Marvão - Alentejo

7. Castelo Novo – Beira-Baixa

8. Portel - Alentejo

9. Tomar - Ribatejo

10. Leiria - Estremadura



~*~

Com o generoso Apoio do Departamento de Dinamização Cultural da C.M. de Viana do Castelo



~*~

*



Américo Carneiro



Natural de Ponte de Lima (1955), residente em Viana do Castelo. Expõe as suas obras regularmente - nas áreas da aguarela, desenhos e óleos - desde 1984, data em que se apresentou na IV Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira. Representado em diversas colecções públicas e privadas em Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, França, Estados Unidos da América, Finlândia, Nova Zelândia, no Museu Diogo Gonçalves de Portimão e no Museu do Traje, em Viana do Castelo.

Múltiplas Exposições Individuais e Colectivas por todo o Alto-Minho - Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima - em Barcelos, na Nazaré, em Portimão, Braga e Guimarães ; Em França, em Paris ( “11.éme Salon d`Automne de Pontault-Combault” ) e na Cidade de Vandoeuvre.

Tem realizado alguma obra gráfica e ilustrado livros de Poesia, bem assim como assinado obras de reconstituição patrimonial e etnográfica, estudos de Arte Antiga e Arte Românica, de Heráldica e de Artesanato. Nessa linha, as Exposições “A Linha do Extremo”(- Mês de Março de 2010, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima; - Mês de Setembro de 2010, na Casa-Museu do Pintor Túllio Victorino, na Vila de Cernache do Bonjardim), os Documentários em Vídeo “Castelos de Portugal” ( I e II )-Homenagem ao Poeta Miguel Torga; “ROSA ou A Criação do Mundo” -

-Homenagem à Artista Rosa Ramalho ; Exposição “Terras de Caminia” ; A Conferência “ARTE E SAGRADO : UMA LEITURA POR UM ARTISTA DO SÉC. XXI” (Revisitação da sua Exposição “BRAVÃES”, e das Obras dos Iluminadores das “Cantigas de Santa Maria”, de Alfonso X, El Sabio, da Abadessa Hildegarde von Bingen, e dos Pintores Contemporâneos Por-



tugueses Jorge Pinheiro e Lima de Freitas), em 8 de Junho de 2010; A Dissertação “TRADIÇÃO” (Revisitação dos Barristas e das Feiras dos Barros em Ponte de Lima, e das Obras de Teixeira de Pascoaes, António Quadros e do Conde d`Aurora ); A Dissertação e Exposição “Rastos de Um Leão na Côrte de D. Manuel” (Pinturas e Desenhos de Heráldica Sobre Pergaminho, Aguarelas, Sépias e Sanguíneas ), da primeira Exposição de Pintura consagrada aos “Castelos de Portugal”, a Exposição “Vianna na Ribeira- -Lima”….

Autor dos livros “Terra-Mãe”(2008),“Tradição”(2009), “Ponte de Lima - -In Perpetuam Rei Memoria”(2010) e “Terra da Nóbrega – No Coração da Ribeira-Lima”(2010) ; Em preparação: “Linha do Extremo”, “Rastos de Um Leão na Côrte de D. Manuel” e “Os de Refóios – Nascimento de Uma Nação”.

Membro do CER-Centro de Estudos Regionais ( Alto-Minho), Viana do Castelo.

Durante o ano de 2009 levou a cabo duas Dissertações: - “Nuno de Santa Maria”, com apresentação pública do seu filme homónimo, em Cernache do Bonjardim (5.9.2009); “Fernando Pessoa-A Poesia e a Arte do V Império”, com apresentação pública do seu filme “Índia De Tomar a Goa”, na Sessão de Apresentação do seu Livro “Tradição” em Ponte de Lima, no Auditório Municipal (12.12.2009).



*

AM

VC



“ Seguindo uma linha figurativa, habituou-nos a verdadeiros documentos que são, afinal, a melodia que este Alto Minho encerra nas velhinhas “Vilas” medievais, nos seus cascos históricos, solares, nas igrejas, na monumentalidade simples das alminhas e cruzeiros, neste imaginário de colorido e formas que a Ribeira Lima e a Ribeira Minho revivem nos seus muros, nos contrastes de luz e sombra; realidade viva dos seus temas, pintados a largas pinceladas, imprimindo à sua paleta todo o colorido que só as Terras de Ponte concedem (que privilégio), aos seus enamorados!”

Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Região de Turismo do Alto-Minho.





“A obra pictórica de Américo Carneiro transporta, na sua essência, uma narrativa antropológica, psicológica e sociológica. A delicadeza dos seus traços aflora e vivifica as raízes arquetípicas da cultura que a globalização, a ilusão neoliberal (Passet, René, 2001) reduziu à lógica do mercado. Através da sua obra acedemos ao Povo de Breoghan, ao self, ao si-mesmo, à fertilidade telúrica da mulher, ao compromisso grupal, à assunção colectiva das escolhas, à vinculação colectiva com os espaços, à liberdade.”

Professora Doutora Fátima Lobo (Psicologia Social).





“…..Como das velhas lendas a falar de rios habitados ….o salmão da sabedoria e a comparação poética entre o árduo esforço que representa a conquista do saber e a chegada ao local de desova. A ligação simbólica entre a água e os peixes … a água como metáfora da sabedoria visto que enfrenta os obstáculos com subtileza num claro desprezo da força. Ou então… Finn mac Cumhail que obtém poderes mentais ao queimar um polegar num salmão mágico posto ao fogo por demasiado tempo… ao meter depois o polegar à boca para aliviar a dor foi-lhe concedido o dom da profecia…..”

Escritor Jaime Ferreri, Cenógrafo e Poeta.

Sem comentários: