AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MALACA- MALÁSIA E OS PORTUGUESES


M A L Á S I A


Em Malaca um grupo de 100 pessoas prurou ir ao bairro dos portugueses comer bacalhão.

Ninguém falava português, mas respirava-se um ambiente de certo saudosismo quer de um lado quer do outro. Mas tarde uma freira indiana apareceu para a sua missão e essa, então falava mais ou menos o português porque tinha estado um tempo em Angola...
Não tivemos muita sorte com a punheta de bacalhau que serviram, alguns poucos não comeram porque parecia  intragável...Seco demais...salmoura...molho...e diziam que era o bacalhau à portuguesa que sempre servem.
Na foto vemos  a entrada no bairro.
Mais tarde vim a descobrir que não faltavam livros em inglês sobre os portugueses naquelas terras, mas o melhor que encontrei foi um apanhada, num opúsculo de palavras da Malásia, de origem portuguesa.
A minha melhor descoberta foi essa... 
Passei a ter outra alegria ... são muitas palavras que os portugueses deixaram ficar lá como semente de uma língua muito diferente.
Recolhi um bom número de fotos na Malásia de testemunhos portugueses.

Só não gostei muito de chamarem ao Bairro dos descendentes de  Portugueses, o Bairro dos ciganos.


Sem comentários: