AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 16 de outubro de 2010

O Gato Preto ou de outra cor

O Gato Preto

O gato preto, ou de qualquer outra cor, ou cores, é um animal mítico. Não se pode matar um gato porque lhe vai correr mal a vida.Anda sete anos para trás.


NET


No Egipto eram adorados todos os gatos como deuses, por isso à volta dos gatos conheceram-se muitas histórias míticas. Talvez por isso os gatos de estimação, os gatos domésticos, todos eles gostam da casa, são limpos, obedecem, não dão muito trabalho e, sobretudo fazem muita companhia.


O mesmo não se diga do gato vadio que é muito desconfiado e do gato bravo que, como outros felínios do monte, fogem e normalmente não atacam.


Qualquer gato é capaz de ter momentos de querer carinhos, afectos e roçar-se pelas nossas pernas, corre para a nossa beira, olha para nós com confiança à espera de que lhe liguemos importância ou demos por isso, mas se for necessário arranham e mordem. Conhecem-nos na voz, nos nossos gestos.


Numas árvores grandes que existiam junto ao Bingo, em frente ao Hotel Viana Sol, um gato foi subindo. Chamaram os bombeiros porque em vez de descer subia quando chamavam por ele…


Os bombeiros começaram as operações e ele sempre a subir onde não havia bombeiro que lá pudesse ir ter com ele. Foi resolvido usar uma agulheta de água com a esperança que o gato sabe cair de pé. Ao cair põe-se direito e as patas fazem de mola ao ponto de "dito e feito"o gato saltou, faz uma aterragem na rua e pôs-se a fugir de modo que os circunstantes não o viram mais…



Costuma haver em relação aos gatos muito respeito, embora não façam mal nenhum a não ser que se encontrem atacados e não tinham meios para se defender fugindo. Aí o gato é perigoso, mas age em defesa própria.


Dizem que o gato tem sete fôlegos, isto quer dizer que o gato resiste com muita facilidade a muito e em muito tempo.


Que ninguém mate um gato porque a vida "lhe anda para trás 7 anos". Um gato vive "sete vidas", dizem ainda os idosos.


Aquele indivíduo tem fôlego de sete gatos, o que significa que resiste bem e muito bem… vai longe e não é fácil "levá-lo"ou vencê-lo.


Há quem tenha horror aos ratos, mas também há quem tenha horror aos gatos e, sobretudo, ao gato preto que o associam ainda a muitas superstições e crenças tanto para o bem como para o mal.


Na Idade Média havia quem acreditasse que um gato preto era uma bruxa transformada em animal. Portanto ver um gato preto mudava-se de caminho para não cruzar com ele porque seria um azar…


No entanto há culturas como no nosso meio, que têm um gato preto doméstico até porque é sinal de boa sorte.


É vulgar ainda hoje associar para uns a sorte, para outros o azar em relação aos gatos e de modo particular ao gato preto.


Enfim, o Gato Preto é "adorado" por uns e odiado por outros; honrados como divinos pelos antigos egípcios e caídos em desgraça mais tarde, personificando o gato preto macho na magia negra, o Diabo.


Normalmente com os seus olhos penetrantes para verem de noite.


Tenho visto uma vez ou outra senhoras com um gatinho preso à tela e, às vezes, até vestidinho com os seus “berlingues e berloques”.


NET


Ai se muitas crianças pudessem ter 10% do afago deste gatinho!’’’


Falta alguma coisa que lhes dou a essas senhoras por sugestão: arranjar uns sapatinhos à medida das garras do gatinho para o calçar e gostava de apreciar se era fácil o gato ser o felino feliz e normal sempre muito fiel e confiante.






Já para não lembrar coisas de rapazes que eram feitas aos gatos e que não interessam...


Gato preto ou de outra cor é sempre um gato, um felino para o bem, como para o mal como qualquer animal doméstico.


Descupem-me as senhoras ou os senhores, só vós sabeis, em concreto, o porquê de tanto carinho a um gatinho...

Quando era eu jovem tinha um gato que quando eu assobiasse corria de onde estivesse e subia por acima colocando-se sobre a cabeça à procura do meu assobio que com as mãos escondia.

Sem comentários: