AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Portugal: 8 séculos de Monarquia e 100 anos de República-Nacão desde 1143

A República e o seu centenário


A prósito desta celebração centenária tem-me feito reflectir muito, não só pelo que leio da história sobre a monarquia e o republicanismo,como o que vejo e sinto. É uma celebração como cebramos outras...mas há coisas na história do nosso país que passam ao lado. Não basta a memória, mas também é preciso a inteligência para celebrarmos aniversários com cabeça tronco e membros. Há passado mau que ninguém deseja e há coisas boas que convinha melhorar e até recriar...Conhecer o passado é bom para fazermos um futuro mais risonho. Daí a transcrição do texto de António Rego a abrir a revista Ecclésia dedicada neste número  ao 5 de Outubro.


Último Rei de Portugal-D. Manuel II


“Só nos resta a inteligência

De fragmentos se faz a história. Quem a realiza, quem a lê e quem a conta. Nada envolve tudo ou tudo explica. Multlplicam-se as máquinas da memória, a declinação de dados, o cruzamento de factos. A intercepção com as ideologias, a proximidade com os elementos antagónicos, a manipulação segundo os envolvimentos favoráveis ou de desconforto, fez da história um instrumento de busca, na purificação constante das águas da memória. Nem vale a pena misturá-la com histórias. Ou carregá-la de adjectivos, hipérboles, dramas, ou simples colorações de circunstância. Ninguém é quimicamente puro nas análises que ensaia porque ninguém sabe a história toda nem todas as histórias. Como o futuro, o passado límpido apenas a Deus pertence.
E há o tempo. "O passado não cessa de nos surpreender, mais que o presente, mais que o futuro talvez", diz Jean-Claude Carrière em diálogo com Umberto Eco. Cem anos de implantação da República em Portugal têm muito a ver com este todo. Nas diferentes narrativas dum facto que não é acontecimento dum dia ou explosão duma hora. Remexe muitas páginas da história e traz permanentes surpresas, enquanto insinua que tem tudo dito e feito. Daí, a procura honesta e rigorosa dos enquadramentos, causas próximas e remotas, intervenientes de primeiro plano ou programadamente escondidos. Com a humildade de quem sabe que a história é uma recolha meticulosa de fragmentos que parecem ser um todo, não podemos cansar-nos de procurar as linhas mestras que a sequência vertiginosa dos séculos foi criando como um vulcão paciente que atingiu altíssimas temperaturas e no arrefecimento progressivo e lento foi criando montanhas, planícies, desertos, oásis, terras áridas e rios abundantes. Sem nunca de-sistir da sua revolução criadora ao espalhar por pátrias infindas as suas lavas mornas. Os cem anos da República portuguesa cruzaram-se com os dois mil anos da Igreja Católica. E, em Portugal, ambas protagonizaram um século, tiveram encontros e desencontros com leituras contrárias, desdobrando os mesmos factos em dividendos que geraram algumas guerras religiosas no meio de muitas guerras civis. A República não é uma data única. É um rasto de tempo num pequeno espaço chamado Portugal.
Que se retome a memória. Mas que nunca se perca a inteligência. Foi no contexto das novas memórias que Michel Serves o afirmou. Mas que cabe neste tempo de boas e más memórias que estamos a celebrar.

António Rego - Director do Secretariado Nacional das' .. Comunicações Sociais”




Presidente da República actual Cavaco Silva



Bandeira Portuguesa republicana


Última Bandeira monárquica




Sem comentários: