AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 7 de novembro de 2010

Pastoral com Jovens- Secretariado da Pastoral Juvenil

Todos os educadores católicos

ou cristãos deviam aproveitar

estas oportunidades para

fazermos uma catequese

preparatória e procurar deixar

os filhos a participarem neste

encontros e nestas idas ao

estrangeiro.

É coisa que eles muito gostam...

Como  há outras forças a lutar

 por valores materiais, para

 valores  sem Deus, há da nossa

 parte que aproveitar aquilo

que nos oferecem para ver se

conseguimos que os jovens

sejam despertados para não se

sujeitarem a uma ditadura do

 relativismo, para um mundo


sem Deus. Pedir ao Senhor


discernimento porque compete

a eles também entrarem em


caminhos  de valores que são

mais eficazes e duradouros  e


eternos de felicidade e não o


 imediatismo do prazer


material que é efémero.


Pastoral Juvenil


Pastoral Juvenil apresenta Catequeses para Madrid , segundo o Padre Pablo, Director Nacional da Pastoral Juvenil e do Secretariado Diocesano da nossa Diocese.

“ O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil acaba de disponibilizar no seu site, na Secção Downloads, a primeira catequese para a Jornada Mundial de Madrid, preparada pelo mesmo Departamento. O documento vem ainda acompanhado pela Mensagem de Bento XVI Jornada Mundial da Juventude, um Índice de todas as catequeses a disponibilizar e uma Introdução e Orientações Metodológicas, assinada pelo Director do DNPJ, Pe. Pablo Lima.

A publicação online desta primeira Catequese responde à necessidade de não atrasar a caminhada dos grupos juvenis, pois as catequeses estão previstas para ser realizadas entre Outubro deste ano e Julho do próximo e não se dirigem apenas aos jovens que irão fisicamente a Madrid. A publicação das próximas catequeses está prevista para meados de Novembro em formato papel.

As outras nove catequeses foram redigidas pelas Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil e Movimentos e estão todas introduzidas por um texto assinado por um bispo português, o que constitui "um dos grandes valores deste Itinerário - razão pela qual o consideramos preferível a outras propostas menos contextualizadas como sejam as redigidas e construídas por cada grupo particular ou mesmo as que oferece o Comité Organizador da JMJ Madrid 2011" - como pode ler-se na Introdução.

O tema desta primeira catequese está centrado na pessoa e mensagem de Jesus Cristo e faz um jogo de palavras com as iniciais da JMJ: "Jesus no Meio dos Jovens" é o seu título. As seguintes catequeses a apresentar tocarão em temas sempre relacionados com as Jornadas: a Palavra de Deus (2.º), o Baptismo (3.º), a Igreja (4.º), a Missão (5.º), a Amizade (6.º), o Matrimónio (7.º), o Sacerdócio (8.º), a Igreja e os Jovens (9.º - história, programa e sentido da JMJ) e a Santidade (10.º).

Com esta publicação, o Departamento Nacional pretende "contribuir para a criação de uma "Cultura do Itinerário formativo" na pastoral juvenil, nos grupos e nos mesmos jovens que ainda falta em Portugal" pois "ninguém ignora que é a seguir ao 10.º ano da Catequese que todas as comunidades sofrem uma "sangria", e isto em grande parte por não haver uma proposta concreta após a conclusão da caminhada catequética preparada pelo SNEC".

Fale na Paróquia ou no Secretariado Diocesano. Participa.
Vamos todos a Madrid?

Sem comentários: