AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO - Conselho Permanente de Pastoral

MOVIMENTOS PAROQUIAIS:

 UM NOVO IMPULSO À RENOVAÇÃO DA VIDA PAROQUIAL


O elevado número de movimentos e obras numa paróquia não constitui por si só um indicador fiel da dinâmica paroquial. Certamente que a sua origem obedeceu a exigências de um maior compromisso cristão na comunidade paroquial. Mas tal atitude, quando não alimentada e renovada interior e colectivamente, com o passar do tempo e da sucessão das lideranças ou dos seus elementos, pode ter vindo a diluir-se até perder muita da sua vitalidade.

Chegados a este ponto, o efeito e a visibilidade que numa paróquia os movimentos e obras deveriam assumir revelam-se pouco eficazes ou quase nulos. Torna-se então necessária uma revitalização das dinâmicas internas para que, na vivência da espiritualidade e acção específicas dêem um contributo significativo à renovação da vida espiritual de toda a Paróquia.

Uma reflexão no seio de cada movimento que conduza a um melhor conhecimento e assunção dos princípios e acção tendo em conta a especificidade própria ( seja de carácter litúrgico, de oração, de educação da fé ou sociocaritativo) afigura-se como um passo indispensável para uma desejada renovação.

A simples inscrição ou o registo num determinado movimento não assume por si qualquer valor nem garantia de salvação. Aderir a um movimento paroquial deve traduzir, essencialmente, um compromisso interior e grupal com uma especial forma de viver a fé e de a tornar visível e comunicativa aos outros. Tal exigência impõe a cada elemento uma participação activa, na medida das suas possibilidades, na vida e dinâmica do grupo a que pertence. Para tal, a assiduidade e participação nas reuniões, o enriquecimento da reflexão e na busca de soluções para os problemas em análise, a colaboração com os responsáveis, a disponibilização para assumir funções de liderança, apresentam-se como outras tantas exigências a uma adequada renovação.

Movimentos paroquiais vivos e activos, conscientes do seu papel no todo comunitário, repercutir-se-ão, naturalmente, nos níveis de participação, intensidade e dinâmicas da vida paroquial. Celebrações litúrgicas, festividades, palestras, acções diversas, Conselho Pastoral, não se concebem sem uma presença forte e participativa dos seus elementos.

Independentemente da sua natureza específica, todo o movimento eclesial assume-se como um organismo vivo e actuante dentro de uma paróquia. Vivendo o carisma que lhe é peculiar, e manifestando assim uma forma específica e intensa de vivência da fé, estará a transmitir vida e dinamismo a todo o corpo da comunidade paroquial. Cada um a seu modo, pressupõe uma forma de adesão livre e voluntária a um serviço na igreja, uma forma especial de viver a fé, como um chamamento de Deus a uma maior exigência.

No início de mais um Novo Ano, a Comissão Permanente do Conselho Pastoral Paroquial convida todos os movimentos e obras a um esforço de renovação que contribua para reanimação ida vida paroquial como comunidade viva e testemunho de Cristo no mundo em que vivemos. Ao mesmo tempo manifesta a sua disponibilidade, nos meios ao seu alcance, para os ajudar na superação das suas dificuldades.

Para todos um Feliz Ano Novo


A Comissão Permanente do Conselho Pastoral Paroquial

Sem comentários: