AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 11 de dezembro de 2010

Maria Manuela Gaspar Lourenço, (Aviz de Brito)--Dr. Miranda de Melo

Maria Manuela Gaspar Lourenço, (Aviz de Brito) fez 94 anos este mês no aconchego da sua filha, genro, a sua irmã Claudina e o neto, o jovem Dr. Miguel Melo, investigador numa das áreas da Medicina. É irmã de mais 9, dos 10 deles o Dr. Augusto Lourenço médico e do Engº Damião Lourenço da EDP do Porto. A Maria Manuela nasceu há 94 anos na vila de Caminha e era filha do Dr. Damião José Lourenço Júnior, médico. Foi durante muitos anos Presidente da Câmara de Caminha no tempo da monarquia.


Foi, na República pelo conterrâneo Sidónio Pais, posto 4 ou 5 meses fora da Câmara, mas continuava o Sidónio Pais a procurá-lo como médico de família. Voltou à Câmara e depois a Governador Civil de 04/09/1915 a 12/5/1917.



O Dr. Damião casou com Teresa Capitolina Gaspar, da Serra da Estrela que lhe deu os 10 filhos.

Morreu aos 70 anos de idade e foi médico particular, Subdelegado de Saúde, médico do Hospital da Misericórdia onde continuou mais tarde o seu filho Augusto, também um médico muito querido pelos caminhenses que naturalmente, não só pelo seu pai como por ele próprio que recebeu homenagens em vida, já terão os de Caminha dado a alguma Praça ou rua o seu nome, ou alguma escultura a lembrar os homens bons da terra.

A filha única da Maria Manuela casou com o Dr. José Miranda de Melo, médico de renome nesta cidade de Viana e deu-lhe um único neto também com currículo na carreira de medicina de muito elevado grau, na área da investigação.

2 comentários:

Unknown disse...

Sobre "Maria Manuela Gaspar Lourenço, (Aviz de Brito)- Dr. Miranda de Melo" Por favor, se possivel, informar-me qual a ligacao desta senhora com a familia "Aviz de Brito", da freguesia da Silva, do concelho
de Barcelos, em Portugal?

Artur Coutinho disse...

Tem um sacerdote na família e esteve, ou está, em Santa Maria de Areias - Barcelos- já muito idoso.